Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já vi em algum tópico que havia limite de DDP aceitável de DDP entre o neutro e o terra em fontes antigas, que a mesma não deveria ser maior que 5v pois isso já seria alarmante, pois poderia provocar a queima da mesma, porém nunca tive problemas para ligar o meu PC em uma tomada bifásica sem neutro e com presença de aterramento quando precisei fazer isso por conta de quedas de energia, meia fase na rede 127v/220v, liguei em tomada bifásica sem sem saber dessa questão, que deveria ter neutro, este tem posição na placa da fonte e este não poderia ter uma DDP alta em relação ao terra, mas fiz o extremo oposto ao ligar em tomada bifásica e nada aconteceu, já vi em tal tópico que eletrônicos modernos suportam DDP entre neutro e terra, mas isso me deixou curioso, como eram construídas essas fontes mais antigas, porque seriam tão sensíveis que poderiam queimar por conta de DDP entre neutro e terra?

Seguindo essa lógica, uma tomada invertida ou bifásica seria então uma queima garantida.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
23 horas atrás, Danrley_Silva disse:

tópico que havia limite de DDP aceitável de DDP entre o neutro e o terra em fontes antigas, que a mesma não deveria ser maior que 5v

eletrônicos modernos suportam DDP entre neutro e terra

Sugiro procurar em normas e não em tópico. Geralmente o post é regido por conhecimentos empíricos que pode conter qualquer dado.

como eram construídas essas fontes mais antigas, porque seriam tão sensíveis que poderiam queimar por conta de DDP entre neutro e terra?

O novo padrão até que tenta posicionar o neutro de um lado só . Tem até um n' zinho minúsculo na tomada que não dá pra ver na foto abaixo - olha a sua aí pra você ver. Mas duvido que o eletricista dê bola pra isso.

tomada-padrao.jpg

bem como o fabricante de fonte considera que aquele fio é neutro. Isso pode evitar o que você disse - V>2V

https://diegocariello1.wixsite.com/eletricapassoapasso/single-post/2017/05/30/aterramento-funcional-tensão-entre-neutro-e-terra-parte-ii

Em tempo.. agradecemos a mp no entanto basta nos mencionar no tópico, ok? 😁

Não sou muito do ramo.. d+ colegas devem se manifestar a qualquer momento 🙃

• Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
26 minutos atrás, .if disse:

Sugiro procurar em normas e não em tópico. Geralmente o post é regido por conhecimentos empíricos que pode conter qualquer dado.

Por isso mesmo que fiquei curioso, pois já fiz exatamente o que segundo essa regra de limite de ddp entre neutro e terra causaria defeito no PC, porém não houve nenhum problema, foi usado assim durante uma época que estava tendo quedas de fase constantes, em que duas fases ficavam em meia fase, mas tinha ou algo próximo a 220v por mais que essas fases oscilassem em relação ao neutro, e com isso o PC continuava funcionando mesmo durante os problema na rede, por essa regra dos 2v, essa ligação bifásica teria queimado o PC, porém minha máquina é uma de nova geração, não peguei a época antiga das fontes AT... 🙂

Mas se existem relatos dessas queimas, eu gostaria de entender o que deixava essas fontes frágeis, pois caso essa condição fosse verdadeira, então três situações poderiam queimar os equipamentos informáticos:

• Tomada invertida 

• Tomada bifásica 

• Aterramento TT com mau aterramento funcional e surtos entre neutro e terra (diferentes malhas)

Sei por experiência própria que atualmente isto não ocorre mais, estou apenas investigando o passado... 🙃

Com exceção de surtos entre neutro e terra que tenham tensões bem maiores que a tensão da rede claro, isso com certeza vai causar problema se não houver varistor entre essas linhas.

26 minutos atrás, .if disse:

Mas duvido que o eletricista dê bola pra isso.

É aí que se engana, sempre instalo certo! 🙃

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!