Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Isso me veio na mente quando montei um pc que tem um Xeon E5 2666 v3 com uma RX 6750XT pra uma amiga.

Quando botei God of War no ultra (1080p) pra testar, o uso de GPU não batia 90%, mas quando eu ligava o AFMF(AMD), o uso travava em 99%/100% e o FPS passava dos 240.

Pelo que entendi, os geradores de quadros usam o próprio processamento da GPU para gerar mais quadros, e isso acaba suprindo o gargalo do processador.

Fica aí meu questionamento: depois dessa tecnologia, para um pc gamer, compensa pegar um processador mais simples e barato de 6+ núcleos (que você sabe que vai dar um certo gargalo) e focar em uma placa parruda?

Obs.: Para quem trabalha com edição de Vídeo e tal não rola, pois precisa de um bom processamento de CPU. Isso vale só para pczeiros dos joguinhos.

Postado

@Mathz1917 Falando totalmente da boca pra fora, mas talvez com um CPU melhor e com mais frames gerados nativamente, o desempenho da tecnologia da geração de frames seria melhor e mais preciso, eu acho.

Acredito que se um sistema gera nativamente 60 frames e o AFMF consiga atingir 180 frames (gerando 2 frames adicionais a cada um nativo), esse cenário seria "pior" que um sistema que gera 90 frames nativos, onde o AFMF precisaria gerar apenas 1 frame adicional mantendo os 180 como alvo... ou então, utilizando a mesma "capacidade" poderia atingir 270 frames? Não sei kkk.

Dei uma navegada na internet e não encontrei um mesmo autor que fez esse teste com processadores diferentes, seria interessante ver o que acontece, meu palpite é que se o processador for melhor então mais frames.

• Curtir 1
Postado

Se a tecnologia amadurecer o suficiente, pode sim ajudar no trabalho da CPU, mas talvez no sentido que facilitar o trabalho da CPU durante os jogos, deixar a geração de quadros como algo menos importante. Todos sabemos que a tendência é que no futuro a "IA" domine tudo, quadros gerados por "IA", upscale feito por "IA", vai ser quase impossível distinguir o que é "real" e o que é gerado por "IA". Nós sabemos que o termo "IA" só é usado para fins de marketing.

Como os chips gráficos são atualmente os hardware com maior capacidade de processamento de IA (num PC doméstico), pode ser que se tornem o hardware principal do PC. Talvez até parem de chamar de GPU, processar gráfico seria algo secundário para esses chips. Lembrando que a primeira "GPU" de uso doméstico foi a GeForce 256, os chips gráficos utilizados anteriormente não se encaixam na definição de GPU, pois não conseguiam processar iluminação e transformação de vértices, algo que antes era feito pela unidade FPU do processador (o que também gerava gargalo).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!