Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Eu criei esse tópico para discutir sobre air cooler e nele recebi dicas de FANS. Como acabou ficando extenso e fugindo do assunto, achei melhor criar outro tópico.

Preciso de recomendação de FANS para o gabinete com o objetivo de melhorar o fluxo de ar. Atualmente uso 3 FANS que vieram com ele quando comprei lá em 2013 👇:

fluxo-ar2.thumb.jpg.d2bd594f1022334020c3e0d02b2593d1.jpg

Na configuração atual, tenho no nº1 jogando ar pra dentro e 2 e 3 tirando o ar. Posso colocar mais uma FAN no nº4 jogando ar pra dentro ou vai atrapalhar a placa de vídeo?

Penso em colocar 4 FANS, sendo as 4 de 120mm ou 2 de 120mm + 2 de 140mm, pelo que vi nesses links: manual, review; o gabinete suporta FANS de 140mm na parte frontal e na parte superior.

Preciso de FANS SEM RGB com boas especificações e que possuam cabos longos ou venham com o extensor (as que estão instaladas tem cabos com mais de 20cm) , pode ser do Aliexpress se compensar a compra (Favor postar os links, porque acho os anúncios de lá bem confusos).

Cheguei a receber essas recomendações no post que citei acima:

Phanteks M25

Thermalright-TL-C12CW

Só não sei se ainda compensa comprar por lá, mas os preços estão bem atrativos.

Desde já agradeço a ajuda.

Postado

Testa a admissão de ar com dois fans no fundo ou com dois fans na frente - nesse caso tem que mover os HDD para o suporte de ODD e remover o suporte de HDD.

Não deixe fans de entrada soprando um contra outro a 90 graus, vai aumentar a turbulência.

Citação

Aliexpress ... Só não sei se ainda compensa comprar por lá, mas os preços estão bem atrativos.

Por enquanto compensa, pelo preço e pela falta dos mesmos modelos no BR - os modelos que encontra aqui com CFM similar são mais ruidosos.  O C12CSW-S com o imposto atual fica em ~R$ 41,00 cada - se pegar frete gratis fazendo a compra acima de R$ 99,00 que pode ser várias coisas diferentes, é melhor gastar mais R$ 17,00 - R$ 20,91 com o imposto; do que pagar frete de R$ 24,00 - que devido ao imposto tem o valor real de R$ 29,52.

O fa similar C12-S que tinha na P'chau era R$ 50,00 + frete.

Já quando a "taxa das blusinhas" vigorar o C12CW-S do ALiEx custará ~ R$ 49

Então comprando lá vai economizar basicamente o frete que pagará comprando aqui, e provavelmente nem tanto, já que o preço de hoje do AliEx é da promoção EURO2024, que encerra as 23:59 de 23 de Junho.

Postado

Segundo declaração do ministro "Papa Léguas" a "taxa das blusinhas" entra em vigor a partir de 02 de Julho.

Com o fim da promoção EURO2024 a C12C fica hoje em R$ 42,48 (com imposto). Porém no  pacote com 3 tem desconto e sai por R$ 34,30 já com o imposto atual.

Se o AliEx mantiver estes preços em 02 de Julho será R$ 50,97 (com impostos) o valor dependerá também da cotação do dólar na data.

Postado
21 horas atrás, 1lokos disse:

Testa a admissão de ar com dois fans no fundo ou com dois fans na frente - nesse caso tem que mover os HDD para o suporte de ODD e remover o suporte de HDD.

O suporte de HDD é fixo.(Preso com rebites). No caso de 2 fans na frente, não é posível, a não ser que eu fizesse um MOD para colocar 1 fan na frente onde vai o suporte de ODD.

21 horas atrás, 1lokos disse:

Não deixe fans de entrada soprando um contra outro a 90 graus, vai aumentar a turbulência.

No outro post você disse que o fan ficaria longe da placa de vídeo e que não haveria problema.

@Nito @1lokos Então a melhor opção é mesmo o C12C? No caso o Phanteks M25 fica inviável pelo valor? (cada fan fica bem mais caro que o C12C).

O C12C vai atender a minha necessidade? (Não quero gastar muito dinheiro em FANS)

Nesse anúncio os FANS já vem com os cabos extensores ou os cabos deles são grandes? (se vcs repararem na foto que anexei, os cabos dos FANS são bem compridos)

Compensa pegar apenas 3 FANS ou é melhor aproveitar e pegar logo 4 de uma vez?(se for o caso pegar 4, podem me passar o link para comprar o FAN individual?)

Se eu fechar a compra nessa semana, levando em conta que a "taxa das blusinhas" entra em vigor a partir de 02 de Julho, serei taxado novamente quando o produto chegar no BRASIL ou não?

Desculpem o monte de perguntas, é que vcs tem mais experiências com essas coisas e quando não sei algo, tento arrumar o máximo de informações possíveis para não ficar na completa ignorância.

Postado
2 minutos atrás, Spartan_br disse:

No outro post você disse que o fan ficaria longe da placa de vídeo e que não haveria problema.

Sim, os fans embaixo estão longe da GPU, não vão atrapalhar os fans da placa, mas com um fan na frente do gabinete e um ou dois em baixo a 90 graus não é o mais eficiente, por isso sugiro testar só com os dois embaixo - posição que tende a entrar mais poeira;  ou só com dois na frente.

Quando ao suporte de HDD, ODD,  a não ser que queira manter a "originalidade" do gabinete é fácil remover arrebites, até sem usar furadeira é possível, embora com a furadeira seja mais fácil.

2 minutos atrás, Spartan_br disse:

...(se for o caso pegar 4, podem me passar o link para comprar o FAN individual?)

Naquele primeiro link que você colocou acima tem o C12C em kit com três e também avulso. O kit de três mais um avulso fica em R$ 120,68 + o ICMS fica em 145,40 - o que dá frete grátis; cada fan sairá   ~R$ 36,35.

Quanto a ser taxado de novo com a "taxa das blusinhas" quem acompanha o assunto diz que pode acontecer, depende da Receita Federal ditar regras, se for será mais uns 25% (devido aos impostos incidirem sobre impostos), e mesmo assim ainda terá compensado  devido ao frete grátis e não tem o mesmo fan no BR.

As bugigangas que comprei na promoção de 07 de Junho chegaram hoje.

Postado
3 horas atrás, Spartan_br disse:

@Nito @1lokos 

O C12C vai atender a minha necessidade? (Não quero gastar muito dinheiro em FANS)

Nesse anúncio os FANS já vem com os cabos extensores ou os cabos deles são grandes? (se vcs repararem na foto que anexei, os cabos dos FANS são bem compridos).

O cabo do C12C é longo. Ele vai atender a sua necessidade. Eu tenho um C14C-S, 2 C12B-S e um C12C-S está a caminho. Eles são bem silenciosos e eficientes. 

Eu não acompanhei toda a discussão sobre o fluxo de ar sobre seu gabinete no tópico anterior mas acho que você ou troca o gabinete (não só pelo fluxo de ar mas também pela estética) ou você adiciona/troca as ventoinhas, pensando puramente em performance. Se você não pode ou não quer trocar o gabinete num futuro próximo, as C12C são a melhor opção custo-beneficio. 

Postado
11 horas atrás, Nito disse:

... ou troca o gabinete (não só pelo fluxo de ar mas também pela estética) 

Pela estética pode ser, já quando ao fluxo de ar... vide os resultados neste teste de 2021 do Hardware Canucks comparando um Cooler Master 690 II Advanced com um Corsair 4000D Airflow, usado Air Cooler (be quiet!) e os fans originais dos gabinetes - no 690 II com conector Molex, padrão de 2010-12.

• CPU 2 graus a menos no 4000D
  • GPU igual nos dois

O fato do 690 II ser "full tower" e portando ter mais espaço interno ajuda nas temperaturas, que otimizado com bons fans pode até melhorar.

Postado

Eu não quis dizer que o gabinete dele seja ruim (mesmo porque eu nem me lembrava do modelo que ele possui). Foi no sentido de "se vai gastar em torno de R$150 em ventoinhas para melhorar o fluxo de ar, talvez já valha a pena gastar um pouco mais e ter um gabinete novo, que já venha com boas ventoinhas". 

Postado
16 horas atrás, Nito disse:

Eu não acompanhei toda a discussão sobre o fluxo de ar sobre seu gabinete no tópico anterior mas acho que você ou troca o gabinete (não só pelo fluxo de ar mas também pela estética) ou você adiciona/troca as ventoinhas, pensando puramente em performance. Se você não pode ou não quer trocar o gabinete num futuro próximo, as C12C são a melhor opção custo-beneficio. 

Não ligo para estética, o que é importante pra mim é o desempenho (algo simples e funcional) e acho um desperdício não aproveitar o gabinete, já que o mesmo está bem conservado. (Dá pra usar por mais 10 anos 😄). E também não gosto de gabinetes com a lateral de vidro e pcs árvore de Natal (RGB).

Acredito que trocando as FANS vai melhorar consideravelmente o fluxo de ar. Nos testes que fiz com as FANS atuais, as temperaturas não estão tão ruins assim 👇:

cinebench-30min-ag400-plus-gab-fans-on-2.thumb.png.8edecbedd9c1d5a24e8f40440ead77d8.png

cinebench-30min-ag400-plus-gab-fans-on-3.thumb.png.619285f18f84dcd061a214c66139ff17.png

E outro detalhe é que eu não esperava trocar o pc esse ano, só fiz porque o antigo deu problema, então qualquer economia que eu fizer já é válida.

Sobre as FANS, estou escolhendo os modelos corretos? Sem RGB 👇, desse anúncio aqui

ali.thumb.png.98e6f7474b930e78ab95475577f0b277.png

ali2.thumb.png.1d4ace7b7563fa0c52ce5391b0a11019.png

ali3.thumb.png.13449a1e86c2f6bd1c268c3236624fd1.png

ali4.thumb.png.d90b9a5cd8bafac26ac317ff1daf898a.png

ali5.thumb.png.6a5034b053c59b6f2e23be3fed244024.png

Posso fechar a compra? Vcs possuem algum cupom de desconto para me indicar?

Postado

Nesse caso, ventoinhas com bom custo-beneficio são a melhor opção e essas da Thermalright atendem ao propósito.

Os modelos no carrinho parecem corretos. A AliEx estava com promoção (Mega Saldão) até domingo. Agora não sei de nenhum cupom disponível. Você só ganharia R$10 de desconto na sua compra. Acho que vale mais a pena comprar e torcer pra nova taxa de importação não ser aplicada do que esperar outra promoção. 

Postado

@1lokos  @Nito  Fechei a compra hoje de 4 FANS desse link que postei acima. Agora é esperar pra ver se não serei taxado novamente quando os produtos chegarem no Brasil.

Quando eu receber as FANS, farei testes e postarei os resultados aqui para discutirmos como otimizar o fluxo de ar do gabinete.

No mais, obrigado pela ajuda.

Uma outra dúvida relacionada ao post sobre o AG400 PLUS. Quando fui instalar o mesmo, a FAN adicional ficou encostando no VRM da placa-mãe, então tive que colocá-la mais pra cima (coisa de uns 8mm aproximadamente), o que deixou ela desalinhada com a FAN da frente do cooler.

Tem algum problema ficar dessa maneira? Ambas as FANS estão bem fixas no cooler.

Postado

Não tem problema mover o fan para cima no dissipador por esta pequena distância, os fans são presos com garra de mola justamente para permitir mover quando necessário, como nesse caso do dissipador e o de memórias com "enfeites" altos.

Postado

Da para até tirar a ventoinha traseira do AG400 e ver como fica a temperatura. Se não mudar muito, dá pra você usa-la no gabinete, até as outras chegarem.

E estão dizendo que a nova taxa começa a vigorar em 1° de Agosto. E semana que vem tem promo na AliEx de novo.

Postado
Em 27/06/2024 às 16:47, Nito disse:

Da para até tirar a ventoinha traseira do AG400 e ver como fica a temperatura. Se não mudar muito, dá pra você usa-la no gabinete, até as outras chegarem.

Vou fazer esse teste.

Em 27/06/2024 às 16:47, Nito disse:

E estão dizendo que a nova taxa começa a vigorar em 1° de Agosto. E semana que vem tem promo na AliEx de novo

Se isso realmente acontecer, talvez eu aproveite a oportunidade para comprar um teclado mecânico.

• 2 semanas depois...
Postado

@Nito @1lokos Os "preciosos" chegaram dia 10/07 e não paguei mais nenhuma taxa 🙌.

@1lokos seguindo a sua recomendação nesse tópico, usei um "recurso técnico alternativo" (gambiarra) pra prender 1 fan na parte da frente do gabinete onde não tem suporte para parafusar 👇:

recursotcnico.thumb.jpg.8767b1234e6d2c0efedfbded1ef55be0.jpg

Essa gambiarra é viável a longo prazo? Pelos testes que fiz, ficou bem firme e parece não passar a vibração para o gabinete.

Mas com o decorrer do tempo ela pode afrouxar ou vai continuar firme?

A que você fez ai durou quanto tempo?

Com relação a temperatura, baixou em torno de 2 a 4 graus 👇:

teste-thermalright.png.aa25e577d9488792f5d7907bad7abb30.png

Andei fazendo uns testes com PBO2 e consegui baixar mais:

teste-pbo2.thumb.png.cfceb5668f02f10403e25e8e5a1ae0d0.png

@Nito @1lokos Com relação ao PBO2, vcs conseguem me ajudar nesse tópico ou conhecem alguém aqui do fórum que possa me ajudar lá?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...