Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Qual air cooler comprar para Ryzen 5 7600?

É difícil achar reviews para air coolers na plataforma Am5. Quando encontro são antigos (com outros processadores) ou são fora da minha realidade ( Temperatura ambiente 21º C. Onde moro passa fácil de 30ºC no verão e onde fica o pc não tem ar condicionado.

Meu setup:

Ryzen 5 7600

Gigabyte B650M Aorus Elite

Corsair Vengeance 32GB (2X16GB) 6000MHz

XFX RX 480 8GB (trocarei quando puder)

XPG Core Reactor 650W

gabinete Cooler Master CM 690 II (Provavelmente trocarei pelo Montech Air 903 Base)

Minhas dúvidas:

1- Air coolers na faixa até R$ 200,00 são suficientes? Algo como esse aqui cooler

2- Pensando em futuros upgrades é melhor economizar agora com um cooler mais barato e depois se necessário pegar um melhor? (visto que não temos especificações dos Ryzen 9000) ou investir em algo mais parrudo? (o problema é gastar R$400,00 ou mais num cooler e não usá-lo)

Postado

1. Sim. É um cooler de 240W TDP, mais que o suficiente.

2.Ryzen 9000? Só se rodar uma VGA astronomica.

Não vejo razão para trocar o gabinete, no máximo poderia incrementar os FAN se for necessário.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

É um cooler de 240W TDP, mais que o suficiente

Então posso comprá-lo que vai me atender? Não terei problema de compatibilidade com a altura das memórias ou com o vrm da placa-mãe( vi em alguns vídeos que ele utiliza uma peça quadrada/retangular que vai nos parafusos próximos ao processador. )

Ryzen 9000

Me refiro à nova geração de processadores Ryzen (acho que é a Zen 5 que deve sair esse ano ou ano que vem).

Não vejo razão para trocar o gabinete

Só suporta VGA até 304mm e as baias de HD e SSDs ficam na direção do fan que joga o ar pra dentro (isso não era problema em 2013 quando comprei, mas hoje não sei como fica). Link

Tenho um Hyper 212x da Cooler Master, mas é uma das primeiras versões. Acho que não é compatível com AM5 ou estou enganado? Na caixa diz que a compatibilidade vai até AM3 / AM3+.

Postado
1 hora atrás, Spartan_br disse:

Então posso comprá-lo que vai me atender? Não terei problema de compatibilidade com a altura das memórias ou com o vrm da placa-mãe

Sim, embora haja Cooler mais baratos que vão atender da mesma forma, como o AG400 ou mesmo o "antigo" gammax400 v2

Me refiro à nova geração de processadores Ryzen (acho que é a Zen 5 que deve sair esse ano ou ano que vem).

Já saiu a série AM5 7xxx, o 8xxx lí que são CPU com VGA integrada

Só suporta VGA até 304mm e as baias de HD e SSDs ficam na direção do fan que joga o ar pra dentro

Difícil ter placa de vídeo tão compridas. Ví VGA com 3 FAN e tem só 280mm

E quanto aos discos rígidos no caminho com uma config dessas difícilmente você usará HD convencional, é mais barato e melhor SSD NVMe que fica na MB.

Tenho um Hyper 212x da Cooler Master, mas é uma das primeiras versões.

Acho que tem que consultar o fabricante, acho que no site deve ter mais gente com essa dúvida. Eu ví um vídeo no youtube que fala que a furação por onde passam os parafusos de fixação tem as mesmas dimensãoes, mas só vendo com uma MB AM5 na mão.

Postado
5 horas atrás, Spartan_br disse:

É difícil achar reviews para air coolers na plataforma Am5.

O Hardware Canucks - um dos canais  YT que fazem os melhores reviews de gabinetes, coolers, fans...  e não falam "com batata na boca" como o Gamers Nexus e Hardware Unboxing ; 😜 tem testes dos Ryzen 7xxxx com os air cooler da DeepCool, do AK400 ao AK620 - não época não existia os AG400, AG620 que são mais eficientes.

2 horas atrás, Spartan_br disse:

Só suporta VGA até 304mm e as baias de HD e SSDs ficam na direção do fan que joga o ar pra dentro (isso não era problema em 2013 quando comprei, mas hoje não sei como fica). Link

Remova as estantes de HD e ODD desse gabinete CM 690II - isso não em mais uso;  deixando o interior livre, não a motivo para trocar este gabinete que tem boa construção e acabamento, a não ser que queira um com lateral de vidro para expor "os preciosos".

Postado

embora haja Cooler mais baratos que vão atender da mesma forma, como o AG400

você fala esse aqui? cooler 

Então é melhor economizar comprando ele do que o AG500?

Já saiu a série AM5 7xxx, o 8xxx lí que são CPU com VGA integrada

Então vai sair a série AM5 9xxx esse ano ou em 2025.

com uma config dessas difícilmente você usará HD convencional

Esse pc eu comprei e estou esperando as peças chegarem porque o antigo parou de funcionar (ia fazer 11anos em novembro).

Comprei 1 NVMe, mas ainda tenho 2 ssds sata e 1 HD de 2tb que quero aproveitar. O HD para armazenamento de arquivos grandes.

Os ssds usam um adaptador desses adaptador e ficam junto com o HD. Acho que dá para remover a parte de baixo e melhorar o fluxo de ar. Se você puder olhar esse tópico post e ajudar, eu agradeço.

19 minutos atrás, 1lokos disse:

O Hardware Canucks - um dos canais  YT que fazem os melhores reviews de gabinetes, coolers, fans

Eu cheguei a ver esse vídeo am5 air coolers (como faço pra postar o vídeo como você fez?).

O problema é que ou os coolers não estão disponíveis no Brasil, ou são muito caros. (Infelizmente estou vendo que essa é uma realidade pra tudo quando se fala em peças de computador e eletrônicos.)

Postado

Basta colar o link do YT na sua postagem, o forum inclui automaticamente. O vídeo em que usaram os DeepCool é esse:

Tem o DeepCool AG400 Plus (2 fans push-pull) que baixa uns 2 graus a mais que o AG400 e deve se equivaler ao AG500, mas custando menos.

AG400 PLUS - R$ 154,00.

Ou se quer cooler para "o futuro" - e correr o risco de não ser adequado no futuro; tem o 

DeepCool AG620 (dual tower, dual fan) - era R$ 314,00 na Guerra Digital, mas no momento esta esgotado.

Os air cooler da DeepCool e da Thermalright são os que tem o melhor custo/beneficio/performance.

Postado
36 minutos atrás, Spartan_br disse:

Então é melhor economizar comprando ele do que o AG500?

sim, é práticamente a mesma TDP

O R5 7600 é de 65W TDP

37 minutos atrás, Spartan_br disse:

Então vai sair a série AM5 9xxx esse ano ou em 2025.

sim

38 minutos atrás, Spartan_br disse:

Acho que dá para remover a parte de baixo e melhorar o fluxo de ar. Se você puder olhar esse tópico post e ajudar, eu agradeço.

Como já disse, a única coisa que precisa talvez seja melhorar os FAN.

Os gaveteiros são todos removíveis e colocando um FAN de topo de 140mm acho que já resolve(vai fazer uma pressão negativa, tirando ar do gabinete) .Quando colocar uma VGA mais potente coloque um FAN na base, isso se precisar.

Postado
5 horas atrás, 1lokos disse:

Tem o DeepCool AG400 Plus (2 fans push-pull) que baixa uns 2 graus a mais que o AG400 e deve se equivaler ao AG500, mas custando menos.

Esse site é confiável? você já comprou nele? Não achei informação no reclame aqui.

Pelo fato de ser com 2 fans terei alguma incompatibilidade com o meu setup ou esses coolers são feitos num padrão para qualquer placa Am5?

Ou se quer cooler para "o futuro" - e correr o risco de não ser adequado no futuro

Então esse lance de "future proof" é meio complicado. Acho melhor comprar uma opção mais em conta agora do que pagar mais caro e não usar depois.

Os air cooler da DeepCool e da Thermalright são os que tem o melhor custo/beneficio/performance.

Esses da Thermalright são difíceis de achar aqui no Brasil.

4 horas atrás, PedraX disse:

Os gaveteiros são todos removíveis e colocando um FAN de topo de 140mm acho que já resolve

Vou removê-los para melhorar o fluxo de ar. você tem alguma recomendação de FAN?

Postado

Esse site é confiável? você já comprou nele? Não achei informação no reclame aqui.

A Guerra Digital sim, é site antigo - mais de 10 anos; só não é muito conhecido, tempos atrás comprei lá um DeepCool Gammaxx 400 V2, fiz o pedido por volta do meio dia, paguei o boleto e as 16:00 recebi informação que já tinha sido entregue para a transportadora JadLog, recebi em dois dias úteis em MG. Compare com a enrolação que é receber um pedido da T'byte.

Citação

Pelo fato de ser com 2 fans terei alguma incompatibilidade com o meu setup ou esses coolers são feitos num padrão para qualquer placa Am5?

Os dois fans  são conectados num cabo Y que voce liga do CPU_FAN de qualquer placa-mãe, seja AMD ou Intel, não tem nada de diferente por tem dois fans.

Citação

Esses da Thermalright são difíceis de achar aqui no Brasil.

Tem na P'chau - até com preço vantajoso para modelos PLUS (dual fan push-pull), mas não tem a folga da memória que os DeepCool tem, pois nos AG400 os heatpipes são inclinados para trás.

02_01.jpg?fm=webp&q=60

Postado
13 horas atrás, Spartan_br disse:

você tem alguma recomendação de FAN?

Bem, quantos FAN tem no momento?

Uma configuração básica seria: 1 FAN frontal(já vem nele), 1 FAN na base 120mm, ambos entrando ar.

Aí tirando ar: 1 FAN 140mm no topo tirando ar. Um FAN na traseira tirando ar(mas é opcional, depende da temperatura e terá o FAN do air cooler na mesma direção).

Outros FAN nas laterais  acho que vão interferir e causar turbilhonamento excessivo.

Se pude investir em FAN com PWM seria melhor, fica mais silencioso e procure colocar todas da mesma marca.

Postado

Na OLX tem Peerless Assassin por 250 e 270 reais. Melhor do que mais de 300 num AG620. Se for muito caro, o AG400 vai ser suficiente.

Só verifique a altura de cpu cooler que seu gabinete suporta. Esses coolers costumam ter 155mm.

A maioria desses coolers analisados no HCanucks e GamerNexus tem suporte a AM5. Não precisa pesquisar um especificamente para esse soquete. Escolha um modelo e vá conferir no site do fabricante se, de fato, suporta. Na maioria dos casos, a resposta é afirmativa.

Ah, agora em Junho, AliEx vai fazer promoção de Dia dos namorados e vai dar cupons. Importar é uma ótima opção.

Postado
5 horas atrás, PedraX disse:

Bem, quantos FAN tem no momento?

Tenho 3 de 120mm, 2 que vieram com o gabinete e 1 que comprei (acho que é da cooler master).

Um fan está na frente jogando o ar pra dentro, 1 na parte de trás tirando o ar e 1 no teto tirando o ar. Essa configuração mantinha o i5 4670k abaixo de 80 graus (por volta de 70~76 graus).

Minha ideia é trocar o da frente e o do teto por fans de 140mm e o de trás por 1 de 120mm melhor.(O gabinete não suporta fans maiores atrás).

Mas não entendo nada de fans. Se puderem recomendar eu agradeço.

1 hora atrás, Nito disse:

Na OLX tem Peerless Assassin por 250 e 270 reais. Melhor do que mais de 300 num AG620. Se for muito caro, o AG400 vai ser suficiente.

Eu já tinha visto reviews desse cooler mas não encontro pra vender novo. Esses da OLX são usados né?

Acho que vou comprar o AG400 plus que o @1lokos mencionou. Já contando o frete, vai sair no mesmo preço que o AG500 sem frete.

Só verifique a altura de cpu cooler que seu gabinete suporta

Meu gabinete suporte coolers até 17,7cm. O AG400 plus tem 155mm se não me engano. A única dúvida é se esse fan adicional vai atrapalhar na montagem.(se não vai pegar no vrm da placa-mãe.

Importar é uma ótima opção

Mesmo com a taxação ainda é uma alternativa viável?

Postado

Tem usados e tem novos. Depende do vendedor. Maioria dos produtos na OLX é usada mas sempre tem uns novos/lacrados. Eu não me importo muito com isso porque se o item estiver com defeito, você devolve e recebe seu dinheiro de volta. Eu sempre compro e vendo lá pela OLX Pay.

Vale a pena importar sim. Atualmente, o Peerless Assassin sai por uns 240 + 50 de taxas (muitas lojas dão frete grátis acima de 99 reais). Agora em Junho, começa promoção de Dia dos Namorados, então o preço vai cair e tem cupons de desconto. Na primeira semana de Maio, tinha promoção do Dia das Mães e o PA120 estava saindo 240 já com taxas. Primeira compra tb ganha 20 reais de desconto, então saía por 221 reais (print).

Comprei meu AG400 lá e um kit de 3 fans da Phanteks. Nas duas compras, recebi em torno de 14 dias e não tive problemas porque foram enviados na Remessa Conforme. Não ultrapassando os 50 dólares, é bem tranquilo pra comprar.

Screenshot_20240527-173609_OLX.jpg

Postado

. Essa configuração mantinha o i5 4670k abaixo de 80 graus (por volta de 70~76 graus).

O R7 7600 esquenta menos que esse i5, então não há motivo para achar que precise mexer nos FAN de gabinete. Quando trocar a placa de vídeo, aí sim.

Cuidado para não desbalancear demais o fluxo de ar: lei básica de FAN de gabinete é "o que entra tem que sair", então calcule os CFM do connjunto de FAN.

Como observação, parece que na frontal só cabe FAN de 120mm.

Dei uma pesquisada em FAN e mantenho a opinião de que você compre FAN com PWM, sua MB tem 3 pontos para instalar FAN de 4 pinos. É lógico que vai gastar mais, mas o PC pode funcionar mais silencioso.

Precisa só 1 FAN de 140mm quando trocar a placa de vídeo, escolha um que tenha cor parecida com os que já tem .

Aquele que já está no topo transfira para a base, entrando ar no gabinete.

Postado

Como observação, parece que na frontal só cabe FAN de 120mm.

Pelo manual, cabe FAN de 140mm. manual (na página 1 em cooling system)

compre FAN com PWM

Quais você recomenda?

Precisa só 1 FAN de 140mm quando trocar a placa de vídeo, escolha um que tenha cor parecida com os que já tem .

Aquele que já está no topo transfira para a base, entrando ar no gabinete.

Aí ficaria com 4 FANS no gabinete. 1 na frente, 1 na base, 1 no topo e 1 atrás. Como eu ligaria os 4 se a placa-mãe só tem 3 entradas?

Postado
3 horas atrás, Spartan_br disse:

Meu gabinete suporte coolers até 17,7cm. O AG400 plus tem 155mm se não me engano.

Como o CM 690 ficou no mercado por uns 10 anos e teve várias versões, verifiquei o CM 690 (ver. 2) mas a CM não informa a altura de air cooler suportado.

De qualquer forma 17,7 cm de espaço faz sentido, já que o gabinete tem 21,45cm de largura e na época não deixavam muito espaço para a moda do "cable management". Pode usar até o Noctua NH-15 - 16,5 cm, DeepCool Assassin IV - 16 cm.

O AG400 tem 150mm de altura, é o air cooler com fan de 120mm mais baixo do mercado.

Citação

A única dúvida é se esse fan adicional vai atrapalhar na montagem.(se não vai pegar no vrm da placa-mãe.

Como postei acima o AG400/PLUS tem os heatpipes inclinados para trás - o Scythe Fuma III também; isso afasta o fan frontal da area das memórias. Os dois tipos são os Air Cooler com menor possibilidade de interferência com memória que tem no mercado.

051-ea13b848c01b865ccf16686571099000-640

Postado

A ligação de FAN pode ser feita com cabo splitter com PWM de 4 pinos eu uso da AKasa são brancos , liga no fonte. e outro no terminal do FAN, importante prestar atenção na região que sai o conector de 4pinos de sys_fan, porque é lá que tem o sensor que vai controlar a rotação do FAN

Postado
3 horas atrás, Spartan_br disse:

Aí ficaria com 4 FANS no gabinete. 1 na frente, 1 na base, 1 no topo e 1 atrás. Como eu ligaria os 4 se a placa-mãe só tem 3 entradas?

Com capo splitter PWM, de preferência como o Pedro disse, com alimentação pela fonte - o splitter tem um cabo Molex para ligar na fonte, assim não sobrecarrega o conector da placa-mãe, caso os fans tenham consumo elevado. Exemplo.

Ou HUB PWM, também de preferência com alimentação pela fonte, mas para até 4 fans não é necessário. A vantagem do HUB sobre o cabo splitter é que diminui a bagunça de cabos saindo da placa-mãe, já que fica escondido na parte de trás e vai só um cabo na placa-mãe. 

Postado

@1lokos @PedraX Resolvi pegar o AG400 Plus mesmo. Nesse link que o @1lokos enviou, sai por R$172,85 já com o frete, o que é mais barato que o AG500 sem o frete.

A princípio vou utilizar as FANS que já estão no gabinete e vou monitorar as temperaturas pra ver como ficam. Se houver necessidade, compro novas FANS.

Qual seria o critério na escolha de boas FANS e quais marcas são recomendadas? Essa FAN aqui seria uma de qualidade?

Postado

Sim, esta Corsair é uma boa fan, embora cara. A marca é considerada "grife" aqui o BR.

Fan boa são as PWM  - controle dinâmico da rotação pelo BIOS em função da temperatura do CPU.

CFM de 60 ou mais, Pressão ~2 ou mais.

Exemplo:

PCYes Sangue Frio 3 - R$ 36,00 - é "frufruless", sendo a mais barata das fans que prestam no mercado local.

• PWM
  • Máx. Fluxo de Ar: 60 CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,47 mmH2O

Montech AX120 - R$ 45,00 - com LED ARGB, é a mais barata do tipo.

• PWM
  • Fluxo de ar: 59 CFM
  • Pressão estática: 1,8mm H₂O

Postado

Em questão de custo beneficio, as melhores fans são a TL-C12C(-S se quiser RGB) da Thermalright, que atualmente tá R$91 o pack com 3 unidades, no AliEx, e a Phanteks M25, mas essa é um pouco mais cara, embora seja boa até para radiadores (alta pressão estatica).  

A da Thermalright eu já vi na Pichau, a da Phanteks só importando (paguei 130 em 3 unidades e mesmo sendo de 120mm, são melhores e mais silenciosas do que os de 140mm que vem no 903 Max).

Eu ficaria entre a Sangue Frio 3 e a TL-C12C, se não quiser importar.

Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

A marca é considerada "grife" aqui o BR

Tenho percebido isso quando entro em sites para olhar preços. Geralmente os produtos da Corsair são mais caros que os concorrentes.

A da Thermalright eu já vi na Pichau, a da Phanteks só importando (paguei 130 em 3 unidades e mesmo sendo de 120mm, são melhores e mais silenciosas do que os de 140mm que vem no 903 Max)

Existe alguma alternativa que seja parecida (boa e silenciosa) sem precisar importar?

Sangue Frio 3 e a TL-C12C

Essas são as únicas alternativas boas no mercado nacional? Pelo que vi a TL-C12C é mais silenciosa, mas prefiro sem ARGB.

Postado

Nas especificações esta TL-C12C tem airflow similar as citadas, porém é mais silenciosa:

Rated Speed: 1550 RPM±10% (MAX)

Air  Flow: 66.17 CFM (MAX)
Air Pressure: 1.53mm H2O (MAX)

Noise Level: 25.6 dBA (MAX)

Cooler Master Sickeflow 120 - R$ 49,99 ("frufruless")

Velocidade da ventoinha: 650-1800 rpm ± 10%

Fan airflow; 62 CFM ± 10%

Pressão de ar da ventoinha; 2,5 mmH2O ± 10%

Nível de ruído da ventoinha: 8 - 27 dBA

PCYes Sangue Frio 3 - R$ 36,00 ("frufruless").

Velocidade do Ventilador: 700 ~ 2200 ± 10% RPM

Fluxo de Ar Máximo: 60CFM

Pressão Estática Máxima: 2,47mmH2O

Ruído: 18 ~ 35,2dB (A)

Montech AX140 (ARGB) - R% 65,00

Velocidade @PWM: 600~1600RPM (±10%)

Fluxo de ar (máx.): 90,5 CFM

Pressão Estática (máx.): 2,9 mm H2O

Nível de ruído (máx.): 27,9dBA

Como não existe uma padronização para CFM cada fabricante coloca o que bem entende.

Por exemplo a Aigo AR-12PRo diz tem 74 CFM, mas passa vergonha perto de fan que diz ter menos.

Postado

Existe alguma alternativa que seja parecida (boa e silenciosa) sem precisar importar?

Essas são as únicas alternativas boas no mercado nacional? Pelo que vi a TL-C12C é mais silenciosa, mas prefiro sem ARGB.

Opções aqui existem, o problema é que o custo não se traduz em melhor desempenho. O Sickleflow que o 1lokos mencionou, custa entre 50-60 reais, enquanto o TL-C12C (não tem RGB, o TL-C12C-S que tem) sai entre 30-35 reais a unidade. O Phanteks M25(tem tanto RGB e sem, com specs idênticas), que saiu 55 reais a unidade (já com imposto e frete) tem 84.26 CFM e 2.67mmH2O. Tem até vídeo brasileiro comparando ele, o Sickleflow e o Teucer T30 e é visível a superioridade do Phanteks M25.

Resumindo: opções no mercado nacional existem, mas você paga (muito) pela comodidade e rapidez de comprar aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!