Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera bom dia, vou repassar a  mesma mensagem que mandei para a AMD para vocês aqui, caso estranhem alguma fala foi direcionada a AMD, porém conto com a ajuda de vocês 🙂

Olá, AMD, tudo bem? Venho através desse e-mail procurar a solução para um problema que estou tendo há mais de 2 meses já.

A quase 3 meses meu PC vem enfrentando problemas como TELAS PRETAS aleatórias, sem motivo aparente, o monitor simplesmente fica sem sinal, consigo ouvir a chamada com meus amigos, porém o jogo e qualquer coisa que esteja na tela some, como se o monitor tivesse sido desligado, ou o cabo desconectado, os fans da placa de vídeo (RX 7800XT Sapphire Nitro+) são ligados a 100% de velocidade, posso esperar o tempo que for e o problema não volta ao normal, então tenho que ficar pressionado o botão de ligar o PC, forçando um desligamento da máquina, após iniciar novamente o PC inicia sem o SOFTWARE e sem os DRIVERS da placa, meu monitor que é um 360hz fica cravado em 60hz e não consigo fazer alguma alteração sequer. Uma solução temporária que achei foi baixar somente os DRIVERS pelo Adrenalin, porém o problema volta pouco tempo depois, me impossibilitando de trabalhar e jogar.

Já tentei resetar a BIOS, abaixar os clocks da GPU, não permitir que o Windows instale os drivers, já usei o DDU, praticamente tudo que consegui achar eu testei e não funcionou. Vi pessoas com exatamente o mesmo problema, que trocaram o Hardware todo e o problema persistiu, então descarto a opção de Hardware, pois meu PC é relativamente novo.

Procurando mais um pouco descobri que o adaptador de vídeo era trocado pelo Windows de forma espontânea, causando provavelmente o problema, porém já procurei soluções em todos os lugares da internet, nos próprios fóruns da AMD, vídeos etc. E não se encontra a solução do problema, nem no site de vocês... Já vi dezenas de pessoas relatando EXATAMENTE o mesmo problema desde o ano passado e nenhuma explicação da parte de vocês.

Não existe uma situação possível para que o problema aconteça, pode ser na área de trabalho após ligar o PC, após jogar 2/3/4 horas, ou ao abrir algum jogo, no Google etc. POR FAVOR, me ajudem a solucionar isso, pois está impossível usar meu computador e ter um lazer sequer.

Minha configuração é a seguinte: Ryzen 7 5700X3D/ RX 7800XT Sapphire Nitro+/ 48GB RAM 3200MHZ/ 2T M.2 GEN 4/ FONTE 750W/B550M AORUS ELITE

Postado

Qual versão do driver está atualmente usando?

Você marcou a opção de atualizar os drivers automaticamente no Adrenalin?

Há quanto tempo que têm essa placa?

E mais ou menos quando começou a passar por isso?

Chegou a tentar entrar em contato com a Sapphire?

Você teria algum conhecido com uma placa de vídeo qualquer que não se importaria de enprestá-la?

Acredito que os colegas @Swalls e @KairanD tenham maior conhecimento sobre este gênero de problema e consigam lhe ajudar.

• Curtir 1
Postado

Amigo tenho a placa a menos de 1 ano uso sempre a versão mais recente, os drivers do Adrenalin sempre estão atualizados, porém o problema entra em um ciclo infinito entende? 

Eu atualizo para o Software e driver mais recente, no mesmo dia ou ate na mesma hora o problema ocorre, eu vou la e baixo novamente, uso mais um pouco e novamente se repete.

O problema começou em abril desse ano, especificamente dia 25 ou 26, não tentei contato com a Sapphire pois acredito ser problema do windows com a AMD entende? Achei diversas pessoas com EXATAMENTE o mesmo problema e sintomas, publicaçoes ate mesmo de janeiro do ano passado, e todas sem soluçoes..

3 minutos atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

Amigo tenho a placa a menos de 1 ano uso sempre a versão mais recente, os drivers do Adrenalin sempre estão atualizados, porém o problema entra em um ciclo infinito entende? 

Eu atualizo para o Software e driver mais recente, no mesmo dia ou ate na mesma hora o problema ocorre, eu vou la e baixo novamente, uso mais um pouco e novamente se repete.

O problema começou em abril desse ano, especificamente dia 25 ou 26, não tentei contato com a Sapphire pois acredito ser problema do windows com a AMD entende? Achei diversas pessoas com EXATAMENTE o mesmo problema e sintomas, publicaçoes ate mesmo de janeiro do ano passado, e todas sem soluçoes.. @RonaldoXbox

Postado
29 minutos atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

O problema começou em abril desse ano, especificamente dia 25 ou 26

Que bom que tens memória afiada, 25/4 foi lançado a versão 24.4.1, qual a versão que está agora?

31 minutos atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

Não recomendo que faça mais isso, se o driver utilizado estiver estável dificilmente há razões para atualizá-lo, a não ser que sejam corrigidas falhas importantes.

Vi uns posts no reddit sobre problemas similares, problema é que não achei uma solução específica.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Que bom que tens memória afiada, 25/4 foi lançado a versão 24.4.1, qual a versão que está agora?

Não recomendo que faça mais isso, se o driver utilizado estiver estável dificilmente há razões para atualizá-lo, a não ser que sejam corrigidas falhas importantes.

Vi uns posts no reddit sobre problemas similares, problema é que não achei uma solução específica.

Ja estou usando a versão 24.5.1, atualizei pensando que resolveria, porém não resolveu, tentei tambem voltar para as anteriores e tambem não havia resolvido, sobre os posts que viu, é exatamente o que eu disse, varias pessoas relatam os mesmo problemas, porém a solução não encontro em local algum..

Postado
2 horas atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

monitor simplesmente fica sem sinal, consigo ouvir a chamada com meus amigos, porém o jogo e qualquer coisa que esteja na tela some, como se o monitor tivesse sido desligado, ou o cabo desconectado, os fans da placa de vídeo (RX 7800XT Sapphire Nitro+) são ligados a 100% de velocidade, posso esperar o tempo que for e o problema não volta ao normal, então tenho que ficar pressionado o botão de ligar o PC, forçando um desligamento da máquina

Bom dia,

Isso tem cara de desligamento forçado por superaquecimento ou curto em algum componente na placa de vídeo. você fez teste de estresse nessa placa quando conseguiu ela?

2 horas atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

Uma solução temporária que achei foi baixar somente os DRIVERS pelo Adrenalin, porém o problema volta pouco tempo depois, me impossibilitando de trabalhar e jogar.

você está usando o DDU quando vai reinstalar ou instalar drivers de vídeo? no modo de segurança?

Abra o GPUz e manda um print das configs dessa placa.

Sua placa foi lançada em agosto de 2023, procure o ultimo driver de novembro/dezembro, faça todos os passos com o DDU e instale esse driver.

Desative a atualização automática dos drivers da AMD, caso algum jogo peça uma atualização, faça antes um backup do sistema.

Quando você desativar atualizações automáticas, desative também pelo agendador de tarefas(menu iniciar →

agendador de tarefas → biblioteca do agendador de tarefas → com o botão direito, desative tudo que aparecer a sua direita que for da AMD), pelo msconfig (windows + r → msconfig → enter → serviços → desative tudo da amd → aplicar) e pelas inicializações (botão direito na barra de tarefas → gerenciador de tarefas → inicialização → desative tudo que tem da AMD lá).

Verifique qual driver assume o vídeo quando dá esses problemas, se é o driver genérico do windows ou o driver da AMD. Se for o do windows, significa que seu driver está apresentando problemas antes de inicializar a maquina.

Verifique se há atualização para a sua BIOS e se estiver na mais atual, verifique se há algum relato de problemas parecidos com essa versão.

Cuidado ao instalar drivers, Alguns drivers tem parceria e pedem que você instale alguns serviços de terceiros, como antivirus cheios de bloatware.

Essa aorus elite é só carcaça, ela não é boa, é como por uma capa gamer em cima de uma ds3h, com um r7 + uma 7800 é um peso enorme sobre ela, verifique se o VRM dela está superaquecendo, se sim, ou coloca um dissipador ou troca pela MSI B550m pro vdh wifi.

Postado
4 minutos atrás, Swalls disse:

Bom dia,

Isso tem cara de desligamento forçado por superaquecimento ou curto em algum componente na placa de vídeo. você fez teste de estresse nessa placa quando conseguiu ela?

você está usando o DDU quando vai reinstalar ou instalar drivers de vídeo? no modo de segurança?

Sua placa foi lançada em agosto de 2023, procure o ultimo driver de novembro/dezembro, faça todos os passos com o DDU e instale esse driver.

Desative a atualização automática dos drivers da AMD, caso algum jogo peça uma atualização, faça antes um backup do sistema.

Quando você desativar atualizações automáticas, desative também pelo agendador de tarefas(menu iniciar →

agendador de tarefas → biblioteca do agendador de tarefas → com o botão direito, desative tudo que aparecer a sua direita que for da AMD), pelo msconfig (windows + r → msconfig → enter → serviços → desative tudo da amd → aplicar) e pelas inicializações (botão direito na barra de tarefas → gerenciador de tarefas → inicialização → desative tudo que tem da AMD lá).

Verifique qual driver assume o vídeo quando dá esses problemas, se é o driver genérico do windows ou o driver da AMD.

Cuidado ao instalar drivers, Alguns drivers tem parceria e pedem que você instale alguns serviços de terceiros, como antivirus cheios de bloatware.

Amigo, o pc não desliga, continua ligado, porém sem Vídeo, fiz sim teste de stress quando comprei e tudo ocorreu certo, meu pc tem 13 fans Phanteks, a placa opera em 40 a 55 graus, e o processador mantem a mesma linha, a AMD me respondeu no email, estou seguindo o passo a passo deles agora mesmo, vou testar antes de realizar o seu tutorial, passo o feedback pra vocês aqui 🙂

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Swalls disse:

Bom dia,

Verifique qual driver assume o vídeo quando dá esses problemas, se é o driver genérico do windows ou o driver da AMD. Se for o do windows, significa que seu driver está apresentando problemas antes de inicializar a maquina.

Verifique se há atualização para a sua BIOS e se estiver na mais atual, verifique se há algum relato de problemas parecidos com essa versão.

Essa aorus elite é só carcaça, ela não é boa, é como por uma capa gamer em cima de uma ds3h, com um r7 + uma 7800 é um peso enorme sobre ela, verifique se o VRM dela está superaquecendo, se sim, ou coloca um dissipador ou troca pela MSI B550m pro vdh wifi.

Vamos la, depois de passar a tarde toda falando com o suporte da AMD ele me constatou que não sabem informar a real causa do problema.

Não havia dito antes mas uso um cabo Riser da cooler master, na verdade o suporte todo V3, logo quando apresentou o problema (25/26 de abril) pensei ser o suporte com defeito, mas havia descoberto como ´burlar` o problema, então deixei assim por mais ou menos 2 semanas, em Maio decidi tirar e testar se o problema iria acontecer, porém usei o pc somente com os drivers instalados e assim durou quase 1 mes sem problemas, mas o mesmo voltou a aparecer mesmo com a placa conectada diretamente na placa-mãe e somente com o Driver instalado. então voltei o suporte como estava, porque convenhamos o PC fica bonito demais. Agora seguimos pra conversa com a AMD

Pediram para levar em uma assitencia e fazer o rodizio das peças e ver se persiste, pediram DXDIAG, e as informaçoes do sistema, minha maquina tem 2x8 e 2x16 de ram, pediram para deixar somente o de 16 para testar e mesmo assim o problema continuou.

Fiz uma limpeza de Drivers e chipsets que me pediram com um app próprio deles,  fiz a limpeza e repeti a instalação, o problema continuou

Reparei no seguinte, a solução temporaria que tenho é: Baixar SOMENTE o driver na hora da instalação do Software Adrenalin, o problema volta, porém demora muito mais tempo para ocorrer, AGORA se eu baixo o software completo, é coisa de 10 min para o problema aparecer, ou então eu tentar puxar uma partida.

Respondendo sua pergunta sobre qual adaptador de Vídeo é iniciado, quando o problema ocorre o adpdator iniciado é o de Vídeo básico do Windows, esta ai a explicaçao de porque o monitor não sobe os Hz, porém em algum momento, depois de ter colocado os drivers corretos, o Windows deve decidir alterar o adaptador, resultando na tela preta e a perca de sinal da placa.

O que me emputece é que dezenas de pessoas ja deram a mesma situação e em nenhum lugar se tem a solução, no FORUM amd encontrei mais de 3 chats como esse e sem sucesso, um deles teve mais de 40 interações, o cara TROCOU TODAS AS PEÇAS, e persistiu o problema..

Na proxima mensagem vou deixar a conversa que tive com o suporte.

agora, Murilo Dalpino Moreira disse:

Vamos la, depois de passar a tarde toda falando com o suporte da AMD ele me constatou que não sabem informar a real causa do problema.

Não havia dito antes mas uso um cabo Riser da cooler master, na verdade o suporte todo V3, logo quando apresentou o problema (25/26 de abril) pensei ser o suporte com defeito, mas havia descoberto como ´burlar` o problema, então deixei assim por mais ou menos 2 semanas, em Maio decidi tirar e testar se o problema iria acontecer, porém usei o pc somente com os drivers instalados e assim durou quase 1 mes sem problemas, mas o mesmo voltou a aparecer mesmo com a placa conectada diretamente na placa-mãe e somente com o Driver instalado. então voltei o suporte como estava, porque convenhamos o PC fica bonito demais. Agora seguimos pra conversa com a AMD

Pediram para levar em uma assitencia e fazer o rodizio das peças e ver se persiste, pediram DXDIAG, e as informaçoes do sistema, minha maquina tem 2x8 e 2x16 de ram, pediram para deixar somente o de 16 para testar e mesmo assim o problema continuou.

Fiz uma limpeza de Drivers e chipsets que me pediram com um app próprio deles,  fiz a limpeza e repeti a instalação, o problema continuou

Reparei no seguinte, a solução temporaria que tenho é: Baixar SOMENTE o driver na hora da instalação do Software Adrenalin, o problema volta, porém demora muito mais tempo para ocorrer, AGORA se eu baixo o software completo, é coisa de 10 min para o problema aparecer, ou então eu tentar puxar uma partida.

Respondendo sua pergunta sobre qual adaptador de Vídeo é iniciado, quando o problema ocorre o adpdator iniciado é o de Vídeo básico do Windows, esta ai a explicaçao de porque o monitor não sobe os Hz, porém em algum momento, depois de ter colocado os drivers corretos, o Windows deve decidir alterar o adaptador, resultando na tela preta e a perca de sinal da placa.

O que me emputece é que dezenas de pessoas ja deram a mesma situação e em nenhum lugar se tem a solução, no FORUM amd encontrei mais de 3 chats como esse e sem sucesso, um deles teve mais de 40 interações, o cara TROCOU TODAS AS PEÇAS, e persistiu o problema..

Na proxima mensagem vou deixar a conversa que tive com o suporte.

Screenshot_5.thumb.png.ff5074d6c7214390ccfd3a286a478305.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Screenshot_6.png

Screenshot_7.png

Postado

Se for contar algo em linha temporal, pelo menos separa as linhas ou enumera, me sinto lendo uma questão de concurso 🥲 quase desisti do tópico kkk.

Quando você está no modo de segurança o problema persiste?

Isso de 60hz é estranho, eu tenho uma 6600XT e uma 6600m ambas quando estão no driver padrão ficam a 144hz (padrão do meu monitor).

Tem certeza que esse cabo pci da riser não estava em curto e foi danificando sua placa com o tempo?

24 minutos atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

Não entendi, quando você reinicia a maquina, o driver funciona mas com o tempo é perdido? se for o caso, faça os paços que eu disse para impedir que a AMD atualize qualquer coisa.

você tentou retonar o driver para o ultimo de 2023?

ultimo 2023 win

driver de fabrica

você também pode ir em drivers e procurar drivers manualmente e verificar se a versão de fabrica ainda está presente na lista de drivers do sistema.

Qual windows você usa? se for o 11, faça um dual boot (ou instale por cima mesmo caso possível) e coloque o windows 10, o windows 11 é cheio de bugs, nem o 10 que está a anos no mercado está livre de bugs, imagine o recente. O bom do win 10 é que você pode usar o windows debloater.

• KairanD alterou o título para Tela preta e driver da Radeon RX 7800 XT desinstalando sozinho no Windows

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...