Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou com uma coifa. Está chegando 110 na placa, alimentando as duas lâmpadas e o painel, mas não alimenta o moto-ventilador. Ligando o aparelho, o motor só chia mas não gira o rotor.

Testei continuidade na fiação (4) do motor (que é de aluminio) e deu Ok. Testei nos quatro fios que saem da placa (que são de cobre) e nada de continuidade. Também testei nas quatro saídas da placa para o motor e nada de continuidade.

A questão é o seguinte: não havendo na placa nenhum sinal de queima em ponto algum, por que as saídas para o motor não estão funcionando? .

• Curtir 1
Postado

Tem a possibilidade de ser o capacitor de partida. Marca e modelo da coifa, por favor. Obrigado.

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Oliveira Tadeu disse:

mas não alimenta o moto-ventilador.

Meça a saída que vai pro motor.

7 horas atrás, Oliveira Tadeu disse:

o motor só chia mas não gira o rotor.

Pode estar travado também, além da ...

7 horas atrás, Mega Blaster disse:

possibilidade de ser o capacitor de partida.

7 horas atrás, Mega Blaster disse:

por favor. Obrigado.

Pois não. De nada. 😝

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Saída de placa de coifa não funciona, o que pode estar acontecendo?
Postado

@Mega Blaster, MARCA: Fogatti, MODELO: CVC Slim - Coifa Vidro Curvo Slim Inox

Não sei se é da marca, mas o modelo que eu tenho não tem capacitor. É só bobina e rotor com quatro fios de estanho conectados a quatro fios de cobre na placa. E a própria placa, cuja imagem anexo aqui nesta resposta. Se for preciso ver o verso, avisar-me.

20240702_004808.jpg

@.if já medi a saída, conforme está dito na postagem. O modelo da coifa não tem capacitor. E quanto a estar travado não sei do que se trata --- ele está meio engordurado o rotor, mas não acho que isso mudaria algo.

Testei continuidade nos conectores de saída da placa, que são quatro. Depois liguei tudo e o rotor não girou. Desconectei e veriquei se chegava tensão no quatro fios de cobres que saem da placa e não chegou em nenhum. Depois desliguei o equipamento e testei continuidade nos quatro cabos de cobre que saem da placa e não deu continuidade. Depois testei continuidade nos quatro fios de aluminio do motor e deu continuidade.

Segue foto da placa:

20240702_004808.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Oliveira Tadeu disse:

quanto a estar travado não sei do que se trata --- ele está meio engordurado o rotor, mas não acho que isso mudaria algo.

É literal. Tenta girar com a mão. Se não consegue, isso muda tudo.

Isso daí tem uma fontezinha tipo de carregador de celular. Deve ser 12V pros relés e 5V pro mc. Merece ser medido também. Onde/como medir? Eis-lhe mais um desafio orientável. Além da óbvia medição do fusível que algo me diz que já mediste.. não reli teu texto...

1 hora atrás, Oliveira Tadeu disse:

imagem anexo aqui nesta resposta. Se for preciso ver o verso, avisar-me.

De fato você publicou duas fotos do mesmo lado ou 2x a mesma. Publique a do outro também.

• Membro VIP
Postado

Apesar da falta de foco e reflexos, soldas parecem normais. Ve agora o lance de girar com a mão (o ambiente da coifa propicia travada), medir a fonte 12v/5v e , claro, fusível e etc. Também 1/2 que vejo um buzzer : ele apita? Ele apitava quando tava funcionando? Isso daí tem teclado? É por controle remoto?  ... tudo deve ser analisado..

Postado

@.if Não tem fonte é só a bobina e o rotor. O rotor não girou sozinho, então vou lavar. O buzzer apesar de ter dado continuidade quando o sistema estava ligado não se ouvia os apitos dos botões. Por via das dúvidas vou trocar.

A pedido de um senhor do trabalho tirei os resistores, que são 3, dos quais quebrei 1 de 14k na hora de tirar. Mas dos outros dois um não está trabalhando na faixa.

@.if segue foto do estado da bobina

20240709_130431 (1).jpg

@.if, esse é o que está ruim. Está dando 21/22 ohms, absurdamente fora do valor nominal dele.

20240709_131336.jpg

@.if ah, fuzível está ok. E painel também está, como foi dito no inicio.

@.if por alguma razão não estou encontrando esse resistor para compra.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, Oliveira Tadeu disse:

Não tem fonte é só a bobina e o rotor. O rotor não girou sozinho, então vou lavar. O buzzer apesar de ter dado continuidade quando o sistema estava ligado não se ouvia os apitos dos botões. Por via das dúvidas vou trocar.

Eu acho que o amigo está 1/2 confuso. Vou tentar (tentar) lhe dar algum norte adicional, ok?

• -tem fonte sim: está basicamente do lado direito da sua primeira foto: em torno do trafinho - aquela peça amarela -  são componentes ligados à fonte 12 e 5V
  • -se o rotor não girou sozinho, de fato pode estar travado por sujidades inerentes ao seu ambiente como suspeitei desde o princípio
  • -o buzzer em algum momento de sua vida 'normal' deve ter dado algum apito. Identifique quando e porque talvez lendo o manual do produto. Se não apita mais, pode haver mais defeitos não necessariamente nele mas na fonte e circuito
  • -nada contra tirar os resistores (do lado de cima) mas seria bom saber o porquê disso.

Enfim, acho que agora você tem elementos para trabalhar. E sim tem mais opções de medições/análises mas - não leve a mal, claro - seu nível técnico me parece estar quase no ponto pra maiores explicações/dicas. Complete este quase primeiro, ok?

Boa sorte 👍

Postado
5 horas atrás, Oliveira Tadeu disse:

esse é o que está ruim. Está dando 21/22 ohms, absurdamente fora do valor nominal dele.

20240709_131336.jpg

Isso é um indutor, seu valor está correto. 

• Curtir 1
Postado

Quase certo que o ventilador está travado. É com bucha grafitada. Desmonte ele e revise. Provavelmente secou. As buchas podem ser encontradas em boas lojas de peças do ramo. Ou um ventilador novo. São bem baratos. Ou se tiver habilidade, limpe bem com bombril e coloque grafite em pó. Mas terá que fazer isso regularmente. O grafite da bucha já era. Vai ter que ficar lubrificando sempre.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Mega Blaster disse:

Quase certo que o ventilador está travado

Em 01/07/2024 às 06:21, .if disse:

Pode estar travado

Acho que o garoto também está 🤪 e precisa de 3 opiniões iguais pra cogitar tentar girar com a mão😁

Pela foto parece mesmo travado e pelo eixo/bucha enferrujados: faz tempo que não liga...

20240709_130431 (1).jpg

Nem consigo girar com a força da mente... 🙃

16 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso é um indutor, seu valor

: 3.3mH 😜

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!