Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!
Não encontrei uma área de elétrica, não sei se existe no fórum, pois dei uma procurada e não encontrei, e tb se poderão me ajudar com isso.
Mas para quem entende é uma coisa simples.
Venho perguntar por que não quero gastar mais do que o necessário e nem economizar de inicio, e acabar fazendo besteira e ter prejuízos.

Ë o seguinte:
Atualmente os fios de fase (220v) que vem do medidor para os disjuntores de casa, são fios de cobre rígidos de 4mm.
Quero instalar uma torneira elétrica de 5500w de 220v.

Minha duvida é a seguinte:
Quais disjuntores usar no medidor, para que ao ligar o chuveiro 220v 6800w e a torneira juntos sem desarmar?
Lembrando que as vezes posso estar com o forno elétrico de 1500w ligado e a airfryer de 1400w, ou seja, seriam essas 4 coisas que tem consumo altos ligadas ao mesmo tempo.
Qual a bitola do fio devo usar do disjuntor do medidor até o disjuntor de casa?

Já uso o disjuntor de 32A no chuveiro e no caso, quero ligar disjuntores de 30A exclusivos para torneira.

Desde já agradeço a boa vontade de quem puder me dar essas dicas.
 

Postado
4 horas atrás, Deivide_VP disse:

Quais disjuntores usar no medidor, para que ao ligar o chuveiro 220v 6800w e a torneira juntos sem desarmar?

Você disse fios de fase. 

Então Suponho que seja um sistema Bifasico, portanto o disjuntor geral é de no mínimo 63A.

 

Só o chuveiro e a torneira já dá 56A, fora o restante de coisas que tem na casa. 

 

4 horas atrás, Deivide_VP disse:

quero ligar disjuntores de 30A exclusivos para torneira.

Pode usar disjuntor de 25A e fio 4mm na torneira. Se sua instalação for realmente bifasica, use disjuntor bipolar. 

Não coloque 2 disjuntores separados pra economizar que não dá certo, já fiz isso como "quebra galho" e deu problema. 

 

4 horas atrás, Deivide_VP disse:

Qual a bitola do fio devo usar do disjuntor do medidor até o disjuntor de casa?

No mínimo 16mm.

4 horas atrás, Deivide_VP disse:

Lembrando que as vezes posso estar com o forno elétrico de 1500w ligado e a airfryer de 1400w, ou seja, seriam essas 4 coisas que tem consumo altos ligadas ao mesmo tempo.

Se essas coisas forem 127V, são mais 23A somados aos 56 vai dar quase 80A. 

Sem contar que sempre tem junto luzes, geladeira, TV e outras coisas. 

 

Aí teria que subir o disjuntor e colocar fio 25 ou 35 mm que são muito mais caros do que o de 16mm².

 

Aqui em casa a situação é bem parecida. Uso fio 16 com disjuntor de 63A e nunca desarmou por sobrecarga. Raramente ligamos as coisas que consomem muita energia ao mesmo tempo, mas não todas. 

 

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Suponho que seja um sistema Bifasico, portanto o disjuntor geral é de no mínimo 63A.

Aqui existe o regulamento da concessionária da sua região que limita o valor de DSJ para cada situação: mono, bi ou trifásico. Consulte esse regulamento.

 

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Se essas coisas forem 127V, são mais 23A somados aos 56 vai dar quase 80A. 

Sem contar que sempre tem junto luzes, geladeira, TV e outras coisas. 

 

7 horas atrás, Deivide_VP disse:

as vezes posso estar com o forno elétrico de 1500w ligado e a airfryer de 1400w, ou seja, seriam essas 4 coisas que tem consumo altos ligadas ao mesmo tempo.

Isso chama-se demanda. Para atendê-la, seu padrão de energia precisa estar preparado e a concessionária precisa saber dela. Essa situação é própria para um sistema trifásico e é necessário pedir aumento de carga e reformar seu padrão. A concessionária irá mudar o ramal de ligação usando cabos de bitola suficiente para atender essa demanda e exigir o DSJ correspondente. Preveja aumentos de cargas futuros e informe à concessionária a carga máxima para que seu padrão seja configurado dentro das faixas de consumo permitidas para usuários domésticos e que fique dentro do regulamento.

 

Essa sua situação é uma armadilha perigosa. Simplesmente trocar cabos e DSJ's sem alterar o padrão poderá fazer com o mesmo entre em colapso, como aconteceu com meu vizinho aqui, onde o padrão explodiu e derrubou o fornecimento da rua. Explodiu os fusíveis de alta da rede. Consulte um eletricista de sua confiança.

 

A propósito, sua rede é 127 V ou 220 V (fase/neutro)?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...