Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

recentemente troquei a placa de vídeo do meu pc (antiga gt 1030) por uma Rx 550 8gb (R$444,00) e com isso também a fonte por uma cooler master mwe 450.

mas não sei se por conta dos drivers ou se minha placa-mãe (fm2a55m-HD+) não aguenta, o desempenho da placa de vídeo no GTA V Online estava pior que o da GT 1030 2gb.

então comecei a pesquisar placas e vi umas comparações da GTX 750ti e parece ser superior à RX 550.

achei uma GTX 750ti 4gb no Mercado Livre por R$599,00 e estava pensando em comprar pois chega hoje e qualquer coisa posso devolver:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4641733582-placa-de-Vídeo-pcyes-GeForce-GTX-750-ti-4gb-gddr5-128-bits-_JM#reviews

o que acham? devo comprar a GTX 750 ti e devolver a rx550 (que ainda posso devolver), ou tentar ver qual o problema de desempenho dela e ficar com ela?

além disso, gostaria de saber se minha fonte aguentaria a GTX 750ti.

obs: config do meu pc são:

- processador amd a10 7860k (posso substituir pelo i5 3470)

- memória ram 16gb DDR3

- placa-mãe fm2a55m-HD+ (posso substituir pela placa-mãe do gabinete i5 acima, mas é uma da lenovo que não me recordo)

- SSD 240gb com windows

se estiver faltando algo ou precisar de alguma informação me avisem por favor, conto com a ajuda de vocês valeu!!

Postado

Primeiramente, placa-mãe não precisa "aguentar" placa de vídeo, ela serve apenas como uma potente de comunicação entre placa de vídeo e processador. Quem precisa aguentar a placa de vídeo é a fonte de alimentação, e o processador também precisa ser forte o suficiente pra não dar gargalo. Pelo jeito você tem um processador bem fraquinho aí por estar na plataforma FM2, essa plataforma só tem processador ruim.

A RX 550 versão de 128-bit tem desempenho equivalente a uma GTX 750 Ti, somente a versão 64-bit é mais fraca, não sei qual versão você tem aí. Só que tem um detalhe, como você está limitado por processador aí, o desempenho do seu PC com uma placa AMD vai ser inferior a uma NVIDIA mesmo, em jogos mais antigos baseados em DirectX 11, 10 e 9, por exemplo. Isso porque os drivers da AMD para essas versões de DirectX mais antigas são mais pesados no processador do que os drivers da NVIDIA. Resumindo: seu problema aí é o processador fraco.

E outra coisa, R$600 numa GTX 750 Ti é uma assalto a mão armada, essa placa não deveria ser vendida por mais do que R$350.

• Curtir 4
Postado

ah entendi, mas então eu deveria apenas investir em um processador melhor? qual você indicaria? e será que tem algum bom numa faixa de preço legal que daria um melhor desempenho mas que minha placa-mãe suportaria?

além disso, pesquisando achei uma GTX 1650 por R$900,00, será que vale mais a pena?? e será que meu processador suportaria? acho que não né kkkk aí eu também teria que comprar um processador ainda por cima.

https://www.mercadolivre.com.br/placa-de-Vídeo-msi-GeForce-GTX-1650-ventus-xs-ocv3-4gb-d6/p/MLB30132464?pdp_filters=SHIPPING_ORIGIN:10215068|price:*-900#reviews

de qualquer maneira, a GTX 750 ti por 600 foi a mais barata que achei kkkkkk mas valeu pela ajuda mano.

procurando por processadores achei um amd Ryzen 3 3200g com gráfica integrada (apesar que eu vou usar a dedicada) por R$484,00, o que acha? é bom? e o preço está justo?

https://www.mercadolivre.com.br/processador-gamer-amd-Ryzen-3-3200g-yd3200c5fhbox-de-4-núcleos-e-4ghz-de-frequncia-com-grafica-integrada/p/MLB15076943#searchVariation%3DMLB15076943%26position%3D14%26search_layout%3Dgrid%26type%3Dproduct%26tracking_id%3D3e62e860-fb5e-4824-98f2-4a2664201cac

Postado
agora, smacker006 disse:

ah entendi, mas então eu deveria apenas investir em um processador melhor? qual você indicaria? e será que tem algum bom numa faixa de preço legal que daria um melhor desempenho mas que minha placa-mãe suportaria?

Seria uma boa coisa a se fazer, tendo em vista que GTA V é um jogo relativamente pesado para CPUs do nível dessa plataforma FM2, ficam atrás até de CPUs Intel de 10 anos atrás.

1 minuto atrás, smacker006 disse:

além disso, pesquisando achei uma GTX 1650 por R$900,00, será que vale mais a pena?? e será que meu processador suportaria? acho que não né kkkk aí eu também teria que comprar um processador ainda por cima.

https://www.mercadolivre.com.br/placa-de-Vídeo-msi-GeForce-GTX-1650-ventus-xs-ocv3-4gb-d6/p/MLB30132464?pdp_filters=SHIPPING_ORIGIN:10215068|price:*-900#reviews

Muito cara também, ela é mais fraca do que uma RX 580, acredito que você conseguiria encontrar essa placa usada na sua região abaixo de R$500. Lembrando que você precisa de uma boa fonte.

6 minutos atrás, smacker006 disse:

de qualquer maneira, a GTX 750 ti por 600 foi a mais barata que achei kkkkkk mas valeu pela ajuda mano.

Primeiro que não se compra placa de vídeo pelo Mercado Livre, os preços são muito acima do valor de mercado. Segundo, qualquer GTX 750 Ti que você encontrar hoje em dia é placa reformada, a NVIDIA parou de fabricar esse modelo há vários anos atrás. Algumas industrias chinesas reciclam componentes de placas usadas e colocam em PCBs novos, marcas brasileiras compram essas placas, colocam a marca deles e vendem aqui no Brasil por valores muito altos.

E outra coisa, eu não recomendo comprar nova nenhuma placa abaixo da RX 6600, abaixo dela você acabará pagando muito pra receber pouco desempenho. Se for pra comprar essas placas mais baratas, só se forem usadas, em boas condições e com preço bom.

18 minutos atrás, smacker006 disse:

- processador amd a10 7860k (posso substituir pelo i5 3470)

- memória RAM 16gb DDR3

- placa-mãe fm2a55m-HD+ (posso substituir pela placa-mãe do gabinete i5 acima, mas é uma da lenovo que não me recordo)

- SSD 240gb com windows

se estiver faltando algo ou precisar de alguma informação me avisem por favor, conto com a ajuda de vocês valeu!!

Essa parte da resposta não tinha aparecido quando eu respondi antes. No caso eu não recomendo pegar CPUs tão antigos assim, melhor você mirar uma plataforma Ryzen, nem que seja um modelo Ryzen um pouco mais antigo. É um investimento mais alto, mas valerá mais a pena pensando num prazo maior.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Muito cara também, ela é mais fraca do que uma RX 580, acredito que você conseguiria encontrar essa placa usada na sua região abaixo de R$500. Lembrando que você precisa de uma boa fonte.

entendi, achei umas RX 580 no Mercado Livre mais baratas do que essa, mas como você disse que no Mercado Livre não devo comprar então vou procurar em outros lugares, tem algum site que você recomenda? Como OLX, FB marketplace, etc.

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Primeiro que não se compra placa de vídeo pelo Mercado Livre, os preços são muito acima do valor de mercado. Segundo, qualquer GTX 750 Ti que você encontrar hoje em dia é placa reformada, a NVIDIA parou de fabricar esse modelo há vários anos atrás. Algumas industrias chinesas reciclam componentes de placas usadas e colocam em PCBs novos, marcas brasileiras compram essas placas, colocam a marca deles e vendem aqui no Brasil por valores muito altos.

E outra coisa, eu não recomendo comprar nova nenhuma placa abaixo da RX 6600, abaixo dela você acabará pagando muito pra receber pouco desempenho. Se for pra comprar essas placas mais baratas, só se forem usadas, em boas condições e com preço bom.

entendo, então como a RX 550 é recém-comprada e a GTX 750 ti está fora de questão, e como você informou que o problema está no processador acho que vou manter essa placa mesmo, e focar em achar um bom processador.

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Essa parte da resposta não tinha aparecido quando eu respondi antes. No caso eu não recomendo pegar CPUs tão antigos assim, melhor você mirar uma plataforma Ryzen, nem que seja um modelo Ryzen um pouco mais antigo. É um investimento mais alto, mas valerá mais a pena pensando num prazo maior.

ah sim kkkk eu havia editado porque esqueci de colocar no post original. Então, eu sei que o CPU é antigo porém o problema é que eu não to montando o PC, ele já está aqui, só estou modificando (recém comprado novo só tem a fonte e a placa de vídeo até agora).

Eu estava pensando então em trocar apenas o processador mas estou receoso, não sei se a placa-mãe é antiga e suporta certos processadores.

No site diz que a placa-mãe tem "Suporte para processadores FM2+ 95W / FM2 100W", porém não sei verificar se um processador é desse tipo aí ou não.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/FM2A55M-HD+ R2.0/index.br.asp?cat=CPU

você acha que os processadores que eu anexei o link na segunda resposta não valem a pena? ou talvez nem sejam suportados pela minha placa-mãe né kkkk

Postado
25 minutos atrás, smacker006 disse:

focar em achar um bom processador

Foque em mudar a plataforma para am4, ai sim procura um processador. Vai dar um grande salto!

• Curtir 1
Postado

@Renn ah entendi, no caso para isso eu precisaria de uma placa-mãe nova certo?

você tem alguma recomendação para placa-mãe que seja am4 numa faixa de preço boa?

Postado
38 minutos atrás, smacker006 disse:

entendi, achei umas RX 580 no Mercado Livre mais baratas do que essa, mas como você disse que no Mercado Livre não devo comprar então vou procurar em outros lugares, tem algum site que você recomenda? Como OLX, FB marketplace, etc.

Qual valor você achou? Eu não recomendo o ML para comprar peças novas, mas se você encontrar peças usadas com bom preços, não tem problema. Você pode procurar em qualquer plataforma de venda, desde que o preço seja bom e esteja em boas condições.

39 minutos atrás, smacker006 disse:

entendo, então como a RX 550 é recém-comprada e a GTX 750 ti está fora de questão, e como você informou que o problema está no processador acho que vou manter essa placa mesmo, e focar em achar um bom processador.

Então, não faria sentido trocar RX 550 por GTX 750 Ti, já que tem desempenho próximo uma da outra. A menos que sua RX 550 seja aquela versão com memória 64-bit, essa aí é realmente mais lenta.

40 minutos atrás, smacker006 disse:

ah sim kkkk eu havia editado porque esqueci de colocar no post original. Então, eu sei que o CPU é antigo porém o problema é que eu não to montando o PC, ele já está aqui, só estou modificando (recém comprado novo só tem a fonte e a placa de vídeo até agora).

No caso eu falei que não valeria você pegar o i5 3470 que você estava falando. Apesar de ser superior ao seu atual, não é um CPU tão forte para GTA V. Eu já tive um i5 desse modelo, no modo offline ele já tinha dificuldades para segurar 60 FPS em alguns locais do mapa, já o modo online é muito mais pesado para o processador, você provavelmente não teria uma boa experiência.

43 minutos atrás, smacker006 disse:

Eu estava pensando então em trocar apenas o processador mas estou receoso, não sei se a placa-mãe é antiga e suporta certos processadores.

Não é uma boa ideia, só tem processador fraco para sua placa-mãe.

43 minutos atrás, smacker006 disse:

No site diz que a placa-mãe tem "Suporte para processadores FM2+ 95W / FM2 100W", porém não sei verificar se um processador é desse tipo aí ou não.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/FM2A55M-HD+ R2.0/index.br.asp?cat=CPU

O A10 7860K é um CPU de 65W, está dentro do que a placa-mãe diz suportar.

44 minutos atrás, smacker006 disse:

você acha que os processadores que eu anexei o link na segunda resposta não valem a pena? ou talvez nem sejam suportados pela minha placa-mãe né kkkk

Mais um assalto do Mercado Livre, Ryzen 3 3200G é uma APU bem antiga e fraca, não vale nem de longe o valor que anunciaram. Primeiro que nem vale a pena você pegar APU, você já tem placa de vídeo, seria desperdício total de grana. Na mesma faixa de preço desse 3200G você já pega um Ryzen 5 4500, que é um CPU bem de entrada, mas está "anos-luz" a frente desse Ryzen 3 aí.

Pra começar o Ryzen 3 3200G é baseado na arquitetura de 2ª geração, tem apenas 4 núcleos e 4 threads, equivalente a um i5 de 3ª/4ª geração, então seria um pouco fraco ainda pra GTA V online. O Ryzen 5 4500 é baseado na arquitetura de 3ª geração, tem 6 núcleos e 12 threads, será ligeiramente mais rápido em GTA V, vai te garantir pelo menos uma jogabilidade acima dos 60 FPS (se você pegar uma placa mais forte, ou reduzir a qualidade na RX 550), e pra jogos mais modernos ele será ainda mais rápido por causa dos núcleos a mais.

https://www.kabum.com.br/produto/333154/processador-amd-Ryzen-5-4500-3-6ghz-4-1ghz-max-turbo-cache-11mb-am4-sem-Vídeo-100-100000644box

Placa-mãe e memória RAM pra ele:

https://www.kabum.com.br/produto/280890/placa-mãe-msi-a520m-a-pro-amd-am4-matx-DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/474939/memória-ram-xpg-gammix-d35-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-ax4u32008g16a-sbkd35 (dois pentes do mesmo modelo)

Postado
41 minutos atrás, smacker006 disse:

placa-mãe nova certo?

Isso, uma da plataforma am4 vai abrir muito o lek de opções no quesito processador, além de no seu caso ser um bom salto de performance. A placa depende de o quanto você pode gastar e qual processador pretende usar.

Postado
57 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

No caso eu falei que não valeria você pegar o i5 3470 que você estava falando. Apesar de ser superior ao seu atual, não é um CPU tão forte para GTA V. Eu já tive um i5 desse modelo, no modo offline ele já tinha dificuldades para segurar 60 FPS em alguns locais do mapa, já o modo online é muito mais pesado para o processador, você provavelmente não teria uma boa experiência.

Concordo com o dito acima, minha atual máquina usa ele e noto como é defasado demais para rodar jogos modernos (e até mesmo para tarefas cotidianas!), rodando uma versão moderna de Minecraft (com uns 100 mods de otimização) não alcanço 50 FPS em tela cheia, diminuo o tamanho da aba para 1200x700 para conseguir 60-75+ FPS instáveis, estou pensando em fazer overclock com nitrogênio líquido nele para ver se melhora minha situação...

De vez em quando vejo que se tenho mais de 100 abas no Chrome (comigo ocorre logo após ligar o PC kkkk) o PC fica todo travado e lento, e vejo como o pobre i5 está em sofrimento com seus 100% de uso, como quero fazer logo upgrade!

Se você pegar a placa-mãe e processador recomendados pelo colega, terá um baita aumento de desempenho em comparação com essa CPU das cavernas e nem será tão custoso.

Em promoções a A520M A PRO costuma ficar na casa dos 290-340 reais, no mercado chinês você encontra o R5 4500 variando dos 250-340 reais ou na faixa dos 400 no mercado nacional- agora, antes da taxação extra vir, muitas promoções estão ocorrendo e já vi bastante este valor baixo ultimamente.

Outra dica para economizar é pegar memória RAM no Aliexpress, não há tanta confiança de reputação de marca mas é baratinho (😁).

Ou seja, no melhor dos casos:

R5 4500 - 400

Asgard T3 8GB (selecione a opção "8GB 3200MHzx 1PCS" e clique no carrinho para comprar dois módulos) - com o cupom 'ASGARD7563' e 'IFPSAPB' ou 'IFPVD9S' deveria ficar barato.

A520 A PRO - 300

Ficaria na faixa dos 800 reais, caso não consiga no momento realizar a compra completa vá comprando as peças de pouquinho em pouquinho, será uma mudança de dia para noite de sua atual configuração.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @Renn @RonaldoXbox bom galera, como falaram de preços e etc e como você falou que talvez tenha mais barato perto de mim @GuilhermeGB , eu olhei os preços e aí eu decidi dar uma pesquisada na olx (não sei se é confiável ou não, mas todos os produtos tem garantia OLX e entrega fácil):

processadores:

- amd Ryzen 5 1600 (R$200,00 - usado)

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/informatica/processadores/amd-Ryzen-5-1600-1318634317?lis=listing_19090

- amd Ryzen 5 2600x (R$300,00 - usado)

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/informatica/processadores/processador-Ryzen-5-2600x-3-6ghz-1306041816?lis=listing_19090

- amd Ryzen 5 2600 (R$300,00 - usado)

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/informatica/processadores/processador-Ryzen-5-2600-1309342064?lis=listing_19090

- amd Ryzen 5 2400g (R$310,00 - usado)

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/informatica/processadores/processador-amd-Ryzen-5-2400g-de-4-núcleos-e-3-9ghz-1318360527?lis=listing_19090

placa de vídeo:

- rx 580 (R$550,00 - nunca usada de acordo com o vendedor)

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/informatica/placas-de-Vídeo/rx580-1318170098?lis=listing_19100

placa-mãe:

- msi a520m-a pro (R$329,00 - nunca usada de acordo com o vendedor)

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/informatica/pecas-de-hardware/placa-mãe-msi-a520m-a-pro-amd-am4-matx-DDR4-1318310768?lis=listing_19060

eai galera será que dá para confiar? desses processadores se eu fosse pegar algum qual seria melhor? baseado em condição, preço e modelo, etc...

Postado
1 hora atrás, smacker006 disse:

Dos processadores aí, os melhores seria o 2600/2600X, não tem muita diferença entre eles. O 2400G é de longe o mais fraco, ele só é mais caro que os outros por causa do gráfico integrado (será inútil pra você).

placa de vídeo:

- rx 580 (R$550,00 - nunca usada de acordo com o vendedor)

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/informatica/placas-de-Vídeo/rx580-1318170098?lis=listing_19100

Nunca foi usada POR ELE, né?! Porque é claramente uma placa chinesa "reciclada", componentes usados colocados em PCB novo. Eu me sentiria mais seguro comprando uma placa do primeiro dono que comprou ela diretamente aqui no Brasil de uma boa marca e não dessas marcas chinesas. Muita gente compra essas placas direto do Aliexpress e eles param de funcionar com meses de uso, já que são placas montadas com peças reaproveitadas de placas que foram usadas por milhares de horas em mineração, e outros componentes eletrônicos gerais de baixa qualidade mesmo.

OK, tem que ver se ele tem a NF para garantia. Comprando numa loja (Kabum, Terabyte, Pichau, etc.) você tem garantia.

Postado

@GuilhermeGB ah entendi, mas de qualquer maneira acho meio perigoso a OLX, então decidi que acho que é melhor pegar o extorno da placa de vídeo e da fonte novas do Mercado Livre que vai me voltar uns 600 reais, vender o pc sem placa de vídeo e a fonte antiga pelo maior preço que conseguir (uns 1200 com muita sorte kkkk) e pegar um pc gamer pronto em um site e completar o restante.

obrigado pela ajuda pessoal!!

Postado
8 minutos atrás, smacker006 disse:

e pegar um pc gamer pronto em um site e completar o restante.

O ideal é comprar as peças separadas pra montar algo melhor e mais barato. Evite hardware na Biostar, fica a dica.

Postado

Você acha a placa nova e com NF, além de ter  todos os direitos do CDC, por 30 conto a mais no Kabum...

Acredito que valha a pena esperar promoções no ali para pegar um R5 4500, sai quase no preço destes 2600 só que é mais moderno e poderoso.

3 minutos atrás, smacker006 disse:

então decidi que acho que é melhor pegar o extorno da placa de vídeo e da fonte novas do Mercado Livre que vai me voltar uns 600 reais

Desculpa, qual era o modelo da fonte mesmo?

Talvez a troca dela não seja necessária, pelo que entendi você comprou uma decente.

4 minutos atrás, smacker006 disse:

vender o pc sem placa de vídeo e a fonte antiga pelo maior preço que conseguir (uns 1200 com muita sorte kkkk)

Você se refere à máquina abaixo + RX 550?

4 horas atrás, smacker006 disse:

processador amd a10 7860k (posso substituir pelo i5 3470)

- memória RAM 16gb DDR3

- SSD 240gb com windows

Infelizmente acredito que consiga vender por no máximo uns 400-500 reais (com a VGA poderia aumentar uns 150-200, mas não venda o SSD) já que é uma máquina bastante defasada, também acho que será difícil achar alguém que a queira já que até para uso do pacote office ela é fraca.

8 minutos atrás, smacker006 disse:

pegar um pc gamer pronto em um site e completar o restante.

Não!

Quando conseguir deixar tudo pronto, volte aqui e nos avise quanto consegue gastar e poderemos te indicar peças avulsas para que você mesmo monte a máquina.

PC pré montado vêm com peças de baixa ou péssima qualidade, por isso o valor tão baixo deles, aí vão de arrasta em pouco tempo ou te trazem dores de cabeça, fazendo com que gaste mais para repor estas por peças de melhor qualidade, fazendo com que tenha um gasto maior do que se tivesse montado a máquina da forma que indiquei.

Postado

@Renn

10 minutos atrás, Renn disse:

O ideal é comprar as peças separadas pra montar algo melhor e mais barato.

entendo, é que eu não tenho conhecimento o suficiente para montar um pc por contra própria, por isso acharia mil vezes mais prático já vir montado...

11 minutos atrás, Renn disse:

Evite hardware na Biostar, fica a dica.

é uma marca ruim?

@RonaldoXbox

9 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Desculpa, qual era o modelo da fonte mesmo?

é uma cooler master mwe 450

9 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Talvez a troca dela não seja necessária, pelo que entendi você comprou uma decente.

na realidade eu não ia trocar, eu ia devolver para ter o valor extornado e poder completar no pc completo do zero.

10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Infelizmente acredito que consiga vender por no máximo uns 400-500 reais

puts aí é ***** kkkkk

10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Quando conseguir deixar tudo pronto, volte aqui e nos avise quanto consegue gastar e poderemos te indicar peças avulsas para que você mesmo monte a máquina.

então é que eu acho que seria difícil eu montar um pc do zero assim, e ainda com toda a praticidade sabe kkkk veja eu achei um pc gamer na pichau, será que não é bom? este:

https://www.pichau.com.br/computador-mancer-gamer-intel-i5-8400t-radeon-rx-580-8gb-16gb-DDR4-SSD-480gb-49571 

Postado
2 horas atrás, smacker006 disse:

é uma cooler master mwe 450

A fonte é boa, não vejo motivo pra trocar.

2 horas atrás, smacker006 disse:

então é que eu acho que seria difícil eu montar um pc do zero assim, e ainda com toda a praticidade sabe kkkk veja eu achei um pc gamer na pichau, será que não é bom? este:

https://www.pichau.com.br/computador-mancer-gamer-intel-i5-8400t-radeon-rx-580-8gb-16gb-DDR4-SSD-480gb-49571 

Não, o PC é ultrapassado, cheio de pontos fracos, sem caminho de upgrade, etc. Só reforçando mais uma vez o que foi dito pelos colegas, não se compra PC montado por loja. Na maioria dos casos eles querem empurrar pra você aquelas peças que estão encalhadas no estoque, no caso da Pichau eles enfiam muitas peças da marca própria deles (Mancer), que são peças da mais baixa qualidade, nível do que é vendido no Aliexpress, só que lá geralmente você pegaria metade do preço.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!