Ir ao conteúdo

Pci express 2.0 x16 da placa ASUS z97m-plus/br

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, beleza?

Alguém poderia, por favor tirar uma dúvida.

Na minha placa-mãe ASUS z97m-plus/br tem 2 entradas PCIe x16, uma 3.0 e outra 2.0, porém na 2.0 x16 nas especificações diz que é x4. 

Por exemplo, se eu colocar um adaptador de SSD nele, ele conseguiria ler até no max. 2 gb/s, já que a largura da banda é de 500mb/s no PCIe 2.0 e essa entrada está como x4..?

Outra coisa que não entendi é por que uma entrada 2.0 x16 equivale a uma entrada x4, teoricamente não seria pra ter uma transferência de arquivos de até 8gb/s no PCIe 2.0 x16? Bom, não entendo muito do assunto, espero que possam me ajudar.

Muito obrigado!

• Solução
Postado

@CloudZ

Em slots PCI-EX, tem duas características: a parte física e a parte elétrica..

Na parte física, sim, são dois slots x16.. O primeiro (cinza) e o último na imagem abaixo..

filters:fill(ffffff)

O slot cinza é ligado diretamente ao soquete do processador, pois é ele quem controla aquele slot.. Ali são 16 pistas PCI-Express (daí o "x16")..

O último slot é controlado pelo chipset da placa-mãe.. Nisso, a fabricante precisa levar em conta as características e limitações do chipset, sobre a quantidade de pistas PCI-Ex que ele fornece.. Aí entra a parte elétrica da coisa, como mostra a imagem abaixo:

filters:fill(ffffff)

Repara que a solda do primeiro slot é BEM maior que a solda do último slot.. A ASUS escolheu usar um slot fisicamente x16, mas o limitou eletricamente em x4, muito provavelmente por conta do chipset.. Ainda tem o fato da placa ter um slot M.2, que nessa época ainda era controlado pelo chipset..

Aliás, olha no manual, pra ver se esse slot funciona com um M.2 instalado..

• Obrigado 1
Postado

Entendi! 

Então, esse slot não suporta M.2, eu iria usar um adaptador de SSD NVMe mas as velocidades estariam limitadas por conta do PCIe ser 2.0, a placa até tem um slot x1 pra M.2 (sem ser NVMe) mas aí seria a mesma velocidade que um SSD sata comum.

Mas agora entendi o porque do x4, muito obrigado pela explicação!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!