Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapaziada, quero fazer um upgrade no meu pc, atualmente tenho: AMD Ryzen 3 2200G 3.5Ghz, 16gb de ram, placa-mãe biostar a320mh e uma fonte de 500W.

Eu gostaria de pegar um Ryzen 7, mas não sei se seria possível com essa placa-mãe atual. Se não for, vou optar por um Ryzen 5, que eu dei uma pesquisada e aparentemente ela cabe bem nessa placa-mãe. 

Gostaria de ideias para placas de vídeo, que casariam bem para cada processador.

Postado

Em relação ao up de processador, desde que seja da plataforma am4(Ryzen 5000), a placa-mãe oferece suporte, só pesquisar um pouco sobre o vrm e ver se ele não vai ficar numa temperatura muito elevada por ser um placa de entrada, em relação a recomendação de placa de vídeo, um Ryzen 7 ou 5 por exemplo 3700 ou 3600 já leva uma placa de vídeo bacana como uma 3060 que é uma boa placa que leva a maioria dos jogos no full HD tranquilo.

Postado
4 minutos atrás, Bloodmanbr disse:

@Guilherme_iwnl obrigado pelas dicas. em relação a temperatura da placa-mãe, tem como calcular isso?

Pesquisa no Youtube por exemplo, a320mh Ryzen 7 3700 e vê se tem algum vídeo testando e a recomendação ou conclusão de quem fez o teste, por exemplo, se passar de uns 80° já fica arriscado e uma condição um pouco mais extrema de uso.

Postado

Porque vocês estão falando de Ryzen 3700, principalmente em placa Biostar que tem VRM problemático?

Não tem vantagem um Ryzen 3700 para o "PC Gamer", alias nem o 5700X tem mais, com o 5700X3D no mercado.

Além disso so vai achar o 3700/3700X usado e caro - no ALiEx é R$ 510,00 o que cai no "taxadd" de 93% (92,77) dobrando de preço - inviável.

Se achar um Ryzen 3600 por uns R$ 350-400,00 no mercado de usados até dá para arriscar, mas é preciso tomar cuidado, não é incomum colocarem CPU AMD com pinos tortos à venda.

Ou compra um Ryzen 5500 - R$ 585,00 ou um Ryzen 5600 - R$ 850,00, mas primeiro atualize o BIOS da Biostar A320MH para a versão mais atual, assim garante compatibilidade com os novos CPUs - teoricamente com o BIOS atualizado poderia usar qualquer Ryzen AM4, mas para não estressar o VRM limite é sensato limitar ao Ryzen 5600. (1)

O Ryzen 2200G é "Raven Ridge" então não vai perder compatibilidade com a atualização, isso ocorre para os "Bristol Ridge".

https://www.biostar-usa.com/app/en-us/mb/introduction.php?S_ID=999#download

EDIT - (1) Lembrei do teste do Peperaio, o VRM da A320MH abriu o bico com um Ryzen 5700X no teste do Blender,  o VRM quando atinge 89 graus deu power throttling - não foi CPU throttling;  reduzindo o clock do CPU para 500MHz para diminuir o consumo.

Foi OK com um Ryzen 3600, o que pode extrapolar para o Ryzen 5600.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!