Ir ao conteúdo

Posso atualizar a BIOS da minha placa-mãe com Ryzen 7 5700X?

Ir à solução Resolvido por mattaus,

Posts recomendados

Postado

Eu estou montando um Pc e escolhi a placa-mãe B450m ds3h v2 Gigabyte, para processador, eu fiquei na duvida entre Ryzen 5 5600 ou 7 5700X. Tenho receio da minha placa-mãe não estar com BIOS atualizada pro 7 5700X. Eu não sei até agora se eu consigo atualizar a BIOS com um Ryzen 7 5700X, mesmo com BIOS não atualizada para ele. Se a minha placa-mãe não estiver com BIOS atualizada pro Ryzen 7 5700X, eu sou obrigado a comprar o Ryzen 5 5600 pra poder atualizá-la?

image.png.ee88cd962c44e5f9e987e62d10e85218.pngimage.png.1ab49b121147ecaf428dbf5259e9b42b.pngimage.png.e6e94c353a2919cf286691d1da793d5d.png

• Solução
Postado

@ZzMiklezZ acho que voce confundiu as coisas pois não há uma "BIOS específica" que suporte cada um dos processadores individualmente. Segundo https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-DS3H-V2-rev-1x/support#support-cpu o suporte para o 5600 e o 5700X só existe a partir da BIOS F62, portanto independente de qual dos dois voce escolher, a BIOS da placa precisa ser superior a F62 para que funcionem. A F62 saiu em Feb 09, 2022, portanto se a placa for nova, é muito provável que ela já suporte ambos os processadores. 

• Curtir 2
Postado

Baixe o CPUZ e o abra. Vá na aba Mainboard, tire uma print e poste aqui. 
Na aba Mainboard você tem informações a respeito de sua versão atual de BIOS.
Mas como disse mattaus, será muito difícil ela vir desatualizada caso seja nova.

Ainda não ficou claro se você já possui essa placa-mãe. Se não a comprou, escolha outra. E não digo isso por causa de atualização de BIOS, mas sim por qualidade de construção e de VRM. Se já comprou, tudo bem, não terá problemas. Se bem que compras pela internet te dá o direito de devolver em até 7 dias úteis.

Placas Mãe de lotes mais novos saem de fábrica com as BIOS mais recentes, porém as lojas não passam essa informação.
Algumas lojas fazem o serviço de atualização e cobram um extra. A Pichau cobra 17 reais, e essa opção pode ser comprada no anúncio da própria placa-mãe.

4 horas atrás, ZzMiklezZ disse:

Eu não sei até agora se eu consigo atualizar a BIOS com um Ryzen 7 5700X, mesmo com BIOS não atualizada para ele

Com a Gigabyte B450m ds3h v2 isso não é possível. 
Você conseguiria tal feito somente se tivesse uma placa-mãe com um recurso que torna possível a atualização de BIOS sem a necessidade de um processador. Esse recurso se chama Q-Flash na Gigabyte, BIOS Flashback na ASUS, Flash BIOS na MSI.

Nos esclareça melhor as coisas, dizendo o que já tem e o que ainda falta, se a placa-mãe é nova ou já está em uso, etc. pode comentar também o que pensa em comprar e quanto pretende gastar. As pessoas aqui sempre ajudam da melhor maneira.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion @mattaus Obrigado pela ajuda de ambos! Sobre o PC, eu já comprei a B450M, SSD NV2 NVMe 500gb, DeepCool ag400, gabinete APUS Black Pichau / Esses em diante eu já tinha do meu antigo pc --> memória RAM HyperX FURY 16gb (2x8) DDR4, fonte Corsair 550W, GTX 1650 super EVGA 4gb. Aí para finalizar eu tinha ficado na dúvida entre o Ryzen 5 5600 ou 7 5700X. Qual desses processadores se adequa mais a minha build? Ou quais outros processadores seriam recomendados?

Postado

Vai usar o PC para que?

Se o uso for jogos ou compra o Ryzen 5600 ~R$ 850,00 ou Ryzen 5700X3D ~R$ 1.350,00 - que seria interessante se fosso comprar GPU mais forte..

Com o 5700X e uma GPU de entrada só vera alguma diferença de FPS relativo ao 5600 em jogos tipo CS, que não justifica o custo a mais.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, ZzMiklezZ disse:

@Crixus Champion @mattaus Obrigado pela ajuda de ambos! Sobre o PC, eu já comprei a B450M, SSD NV2 NVMe 500gb, DeepCool ag400, gabinete APUS Black Pichau / Esses em diante eu já tinha do meu antigo pc --> memória RAM HyperX FURY 16gb (2x8) DDR4, fonte Corsair 550W, GTX 1650 super EVGA 4gb. Aí para finalizar eu tinha ficado na dúvida entre o Ryzen 5 5600 ou 7 5700X. Qual desses processadores se adequa mais a minha build? Ou quais outros processadores seriam recomendados?

Se a Placa é nova, a situação é como mattaus disse acima. A BIOS que dá suporte aos processadores de seu interesse é de fevereiro de 2022, e é impossível que não esteja atualizada com BIOS mais novas.

Quanto aos processadores, aqueles que querem pegar algo da série 5000 que seja mais forte do que os 5000G e Ryzen 5 5500, a brincadeira começa no Ryzen 5 5600.

Considere Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700x ou Ryzen 7 5700x3D, nenhum outro além desses.

O Ryzen 7 5700x3D, junto com Ryzen 7 5800x3D, são os mais fortes processadores para jogos da plataforma AM4. A diferença entre eles é quase nula, mas a diferença de preço é de quase 1.000 reais.
Mas é como 1lokos disse, você não estaria aproveitando o que o processador pode fazer com sua placa de vídeo atual.
Tenho preocupação também de como ficará o VRM de sua placa-mãe com um processador como este. No teste do Guiga não foi de todo o mal, mas deve ficar acima de 80 graus dentro do gabinete. Guiga Games testou sua placa-mãe, caso tenha interesse LINK

Quanto a Ryzen 5 5600 e Ryzen 7 5700x, tenho a opinião de 1lokos, de que os 2 desempenhariam o mesmo com sua configuração atual. Aí você que sabe, se o bolso não pesar e tiver anseio em ter um octa core, o 5700x tá aí, caso contrário, vá no 5600.

Nunca compre o Ryzen 7 5700 sem X, pois este é um chip inferior, com metade do L3 Cache e sem pcie 4.0 

• Obrigado 1
Postado

beleza, vocês me ajudaram bastante com as minhas dúvidas! Acho que vou esperar um pouco e tentar pegar o 7 5700x mesmo, porque pretendo usar o PC pra jogos e para trabalho e também porque (provavelmente) essa B450M já tenha a BIOS atualizada pra ele porque comprei só faz um mês na Kabum. Valeu pela ajuda de todos!@Crixus Champion @1lokos @mattaus

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...