Ir ao conteúdo

Gabinetes: Pichau Pouter 3, CoolerMaster S400 e S600, são boas opções?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!

Eu gostaria de comprar um destes três gabinetes em seguida:

E analisem as minhas peças:

Gosto do último gabinete por não ter uma aparência de gamer, e por ter uma aparência clássica, elegante, secreta, séria e silenciosa. Mas preciso de saber se funciona com as minhas peças. 

Além disto, eu planeio comprar um SSD M.2 NVMe de 2 TB com um case externo. 

Obrigado pela atenção, compreensão, paciência e ajuda!

Postado

O Pouter 3 e o S600 suportam placa-mãe ATX - tamanho da Biostar X370 e a RX5700 XT que tem 280mm. Já o S400 não serve, é para placa-mãe m-ATX.

Para o PC Gamer prefira o Pouter 3 que tem airflow (fluxo de ar) melhor. O vidro frontal é preso com imã sendo fácil de remover se a "chapa esquentar".

Os Cooler Master embora elegantes são tipo "silent" e tem ventilação ruim para PC Gamer, são mais adequados para PC de escritório (chique) usando Vídeo integrado do CPU.

O S600 tem até material de absorção de som revestindo os painéis por dentro. É um dos poucos gabinetes que ainda acha sem a "bendita" janela "cristaleira da vovó. Não sei se a parte da frente é removível, o que ajudaria em gameplay.

EDIT - Pode usar com a frente aberta como um porta, vide neste vídeo.

Em todo o caso, neste vídeo os caras do canal  "PC para playboy" montaram um i5-13600K - que consome e esquenta bastante; + RTX 3070Ti, WC240mm em um S600, ou seja um hardware esquentado, mas não falam das temperaturas de operação.

Já o gringo ai foi franco, chamou de "forno de GPU" 😛  embora tenha testado na configuração de fábrica, sem fans adicionais. 

Postado

Boa noite, @1lokos!

40 minutos atrás, 1lokos disse:

Para o PC Gamer prefira o Pouter 3 que tem airflow (fluxo de ar) melhor. O vidro frontal é preso com imã sendo fácil de remover se a "chapa esquentar".

Desde que você mo recomenda, é possível fazer um casemod para preencher a transparência dos laterais de vidro, semelhante ao CoolerMaster S600?

43 minutos atrás, 1lokos disse:

Os Cooler Master embora elegantes são tipo "silent" e tem ventilação ruim para PC Gamer, são mais adequados para PC de escritório (chique) usando Vídeo integrado do CPU.

O CoolerMaster S600 também tem uma má ventilação?

O meu quarto contendo um escritório é chique, acho que não combina com a aparência gamer, mas o Pouter 3 me é útil, apesar da aparência gamer

44 minutos atrás, 1lokos disse:

O S600 tem até material de absorção de som revestindo os painéis por dentro. É um dos poucos gabinetes que ainda acha sem a "bendita" janela "cristaleira da vovó. Não sei se a parte da frente é removível, o que ajudaria em gameplay.

Bem, sou surdo e não jogo, mas com uma exceção do jogo Second Life. 

Os gabinetes compatíveis e com uma aparência elegante e sem uma aparência gamer são difíceis de achar na internet. 

Postado
20 minutos atrás, gusbemacbe disse:

Desde que você mo recomenda, é possível fazer um casemod para preencher a transparência dos laterais de vidro, semelhante ao CoolerMaster S600?

Poderia colocar um Insufilm automotivo ou adesivo Contact no vidro bloqueando a visão do interior. 

20 minutos atrás, gusbemacbe disse:

O CoolerMaster S600 também tem uma má ventilação?

Com a porta da frente fechada a entrada de ar fica limitada a pequenas frestas laterais, sendo menos do que o desejável, mas como o seu perfil não é gamer - supus que fosse pela RX5700 XT; acho que pode comprar o S600.

O S600 vem com duas fans, uma na dianteira e uma na traseira, suficiente para criar airflow OK para uso normal. Coloque o Sickleflow que já tem na frente, melhorando a entrada de ar e considere comprar mais um para colocar no teto, perto do fundo.

Quando em uso intensivo - suponho que Half Life use a placa de vídeo desta forma, se achar necessário abra um pouco a "porta" da  frente e retire aquela tampa para absorver ruído que cobre a abertura (tela) superior.

Postado

Bom dia, @1lokos!

10 minutos atrás, 1lokos disse:

Coloque o Sickleflow que já tem na frente, melhorando a entrada de ar e considere comprar mais um para colocar no teto, perto do fundo.

Comprarei mais um mesmo SickleFlow?

Se eu quiser utilizar as máquinas virtuais, trabalhar com desenvolvimento de software, com design gráfico (por exemplo, Figma, Inkscape, Illustrator e/ou Photoshop) ou com aplicações de astronomia, o S600 não terá nenhum problema? 

• Solução
Postado

Sickleflow é um bom fan e tem baixo ruído.

Quanto a segunda pergunta não sei, pode ser que estes software sejam até mais exigentes do CPU do que jogos...

Como esta a temperatura deste hardware no seu gabinete atual - e qual modelo é?

Esta trocando de gabinete por questão de temperatura ou só de visual?

Alternativa - não é uma belezura de design, e nem tem visual "gamer" - exceto pela bendita  "janela de cristaleira", que pode escurecer com Insufim escondendo as "tripas" do PC; mas é bem eficiente em airflow e performance térmica.

Montech Air 903 Base - R$ 299,90

• Acompanha 3 fans de 140mm. PWM, CFM 85, pressão 2.5.

Air-903-base.jpg

O (caro) Fractal Design North também não tem aspecto "gamer", digamos, é "sóbrio" e não tem janela lateral de vidro, a lateral é uma fina tela mesh, por isso uma certa transparência, com ele não terá problema de airflow e temperaturas.

• Material: Aço + Plástico
  • Janela lateral: Metal tipo Mesh125552-1-Gabinete_ATX_Design_North_Charc

Também sem a "janela da cristaleira", com frente e laterais em mesh.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde, @1lokos!

3 horas atrás, 1lokos disse:

Como esta a temperatura deste hardware no seu gabinete atual - e qual modelo é?

O modelo do meu gabinete é Sharkoon Skiller SGC1. Como sou utilizador de Linux, tenho de ver a temperatura... Siga os resultados tirados dos comandos:

$ sensors
iwlwifi_1-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1:        +29.0°C  

amdgpu-pci-0c00
Adapter: PCI adapter
vddgfx:      725.00 mV 
fan1:           0 RPM  (min =    0 RPM, max = 4200 RPM)
edge:         +41.0°C  (crit = +100.0°C, hyst = -273.1°C)
                       (emerg = +105.0°C)
junction:     +41.0°C  (crit = +110.0°C, hyst = -273.1°C)
                       (emerg = +115.0°C)
mem:          +38.0°C  (crit = +105.0°C, hyst = -273.1°C)
                       (emerg = +110.0°C)
PPT:          13.00 W  (cap = 190.00 W)

acpitz-acpi-0
Adapter: ACPI interface
temp1:        +20.0°C  (crit = +127.0°C)

k10temp-pci-00c3
Tctl:         +40.2°C  
Tdie:         +30.2°C  

NVMe-pci-0900
Composite:    +31.9°C  (low  =  -0.1°C, high = +114.8°C)
                       (crit = +119.8°C)

No aplicativo PSensor:

image.png.249ac80f5981d9995ab9e36d76f073c1.png

No aplicativo Hardinfo:

image.png.778a48b72423119f0e5886a499c4639b.png

3 horas atrás, 1lokos disse:

Esta trocando de gabinete por questão de temperatura ou só de visual?

O meu gabinete está com problemas de conexão às entradas de USB e não consigo conectar mais os meus SSDs externos e as minhas chaves de memória (pen drives). Também de visual. 

Se quiser saber o nome do modelo da fonte do meu gabinete, siga: Corsair CX550 80 Plus Bronze

• O que gosto mais no gabinete Montech Air 903 Base é ter duas entradas de USB 3.0 e uma de USB tipo C, mas os laterais são um pouco transparente e acabam exibindo as luzes das ventoinhas?
  • O gabinete Fractal Design North é perfeito, e combina com o meu quarto. Mas vê a minha fonte acima. 

Perdoe-me por não providenciar a informação completa do meu computador, o Clube do Hardware parece ter descontinuado a lista de perfis dos dispositivos no perfil do utilizador. Tenho de providenciar na minha assinatura. 

Postado

As temperaturas do hardware estão todas boas, o Sharkoon é meio antigo mas até entrada de ar razoável pela "veneziana" da frente.

A sua fonte é ATX com medidas padrão - 150mm x 86mm x 140mm (CxAxL) serve em qualquer destes gabinetes.

Citação

O que gosto mais no gabinete Montech Air 903 Base é ter duas entradas de USB 3.0 e uma de USB tipo C, mas os laterais são um pouco transparente e acabam exibindo as luzes das ventoinhas?

Bem, a lateral de vidro que ficou padrão nos gabinetes tem como objetivo de mostrar o interior - por mais sem sentido que possa parecer; e em especial as luzes de ventoinhas. Mas é só usar ventoinhas sem LED, elas ainda existem. 😉  

Se cobrir o vidro com Insulfilm G50 ou G70 esconde bem o interior. Tira a lateral e leva num aplicador de Insufilm em carros.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde, @1lokos

8 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas é só usar ventoinhas sem LED, elas ainda existem. 😉  

Quais as ventoinhas sem LED parecidas ou com semelhantes às ventoinhas CoolerMaster SickleFlow, compatíveis com todos esses gabinetes – Fractal Design North, Montech Air 903 e Pouter 3?

Postado

Tem versão da Sickleflow sem LED.

Sickleflow 120 - R$ 44,99

E se tiver uma Sickleflow com LED desde que seja RGB ou ARGB  basta deixar o conector de LED desligado, assim não tem "frufru". 

Qualquer fan de 120mm serve nestes gabinetes.

E fan 140mm serve em algumas posições, menos na traseira do Pouter 3 e do North, ali só 120mm.

No Montech Air 903 Base cabe fan de 140mm na traseira, aliás já vem uma instalada ali.

Postado

Boa tarde, @1lokos!

7 minutos atrás, 1lokos disse:

E se tiver uma Sickleflow com LED desde que seja RGB ou ARGB  basta deixar o conector de LED desligado, assim não tem "frufru". 

A minha ventoinha não possui RGB ou ARGB, mas possui uma LED branca. Verifiquei onde a comprei. Vi que comprei no Kabum, então é esta ventoinha: https://www.kabum.com.br/produto/129006/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-led-branco-mfx-b2dn-18npw-r1. Vê se é possível. 

Vi que o Montech Air 903 Base tem dimensões maiores que as do North, que tem o mesmo tamanho do meu gabinete. Não acho que o Montech Air 903 Base caberia numa mesa de escritório com suporte para gabinete (veja a imagem aqui), mas caberia sem suporte para gabinete. O suporte para gabinete protege o gabinete da sujeira, dos cachorros e do piso molhado. 

Postado
4 minutos atrás, gusbemacbe disse:

A minha ventoinha não possui RGB ou ARGB, mas possui uma LED branca. Verifiquei onde a comprei. Vi que comprei no Kabum, então é esta ventoinha: https://www.kabum.com.br/produto/129006/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-led-branco-mfx-b2dn-18npw-r1. Vê se é possível. 

Nesse tipo de fan não tem como desligar o LED, pois é alimentado pelo cabo (PWM) do motor da ventoinha. Mas como usa o gabinete debaixo da mesa, se colocar a fan com LED no teto - perto to fundo, fazendo exaustão exaustão, não deve incomodar muito, não mas para o seu atual hardware se não usa-la não fará diferença, deixa ela no SCG1.

Tenho 3 destas Sickleflow encostadas - são com LED vermelho; comprei numa promoção achando que daria um jeito de desligar o LED mas não foi possível. 😞

4 minutos atrás, gusbemacbe disse:

Não acho que o Montech Air 903 Base caberia numa mesa de escritório com suporte para gabinete (veja a imagem aqui),

Você diz na altura? O Air 903 é 15mm mais alto que o SCG1.

Postado

Bom, caso não possa mudar a altura desta segunda prateleira do suporte pode remover as rodinhas e colocar um pé de borracha mais curto, fica menos prático de movimentar mas isso é coisa que se faz bem eventualmente.

• guilherme_dr alterou o título para Gabinetes: Pichau Pouter 3, CoolerMaster S400 e S600, são boas opções?
Postado

Boa noite, @1lokos!

Não prestei atenção num detalhe dos dois gabinetes que tu me recomendaste. Comecei a prestar atenção nele. No Air 903, as entradas de USB, etc., estão localizadas no cantor inferior esquerdo, o que acho inconveniente porque um cabo da impressora não é longo, e fica longe deste lugar, e também podemos machucar as nossas pernas, ou derrubar o gabinete com elas ao passar. No Fractal North, as entradas de USB, etc., estão localizadas no topo do gabinete, o que é conveniente. Há um problema: na loja WAZ, o Fractal North chegará em casa em até entre 101 e 107 dias úteis, entre Belo Horizonte, MG e Aparecida, SP. Mas vale a pena comprar o Fractal, ou o Air 903 é melhor, apesar da inconveniência? 

Postado

Mas porque não liga o cabo USB da impressora nos conectores traseiros da placa-mãe, nas traseira do gabinete? Até porque são mais confiáveis que estes conectores na frente de gabinetes.

Como no seu caso você coloca o gabinete debaixo da mesa, num suporte, realmente tem que analisar os mínimos detalhes, essa bobagem que inventaram de colocar conectores USB, botão liga... no topo de gabinetes atrapalha nestes casos. Uns poucos gabinetes colocam na frente.

Eu acho o North bonito com os detalhes em madeira real,  o que este ano apareceu em vários gabinetes  na CPMPUEX 2023 - o North foi lançado em 2022;  a ausência da "bendita" janela "cristaleira da vovó"...

É o tipo de gabinete que gostaria de comprar, mas não tenho coragem de pagar mais dos que uns R$ 300,00 num gabinete, o PC não vai funcionar melhor por causa disso. Se vale a pena ou não é uma questão pessoal, que deve analisar bem.

• Curtir 1
Postado

Bom dia, @1lokos

48 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas porque não liga o cabo USB da impressora nos conectores traseiros da placa-mãe, nas traseira do gabinete? Até porque são mais confiáveis que estes conectores na frente de gabinetes.

1. Porque quero ficar tirando os cabos muitas vezes. 

2. Porque não gosto de desordem. Sou perfeccionista e tenho TPOC (transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva). 

3. Também utilizarei um concentrador de USB para conectar os cases externos de SSDs. 

Mas reconsidero a tua dica. 

55 minutos atrás, 1lokos disse:

Uns poucos gabinetes colocam na frente.

É uma pena que este gabinete é branco. 

56 minutos atrás, 1lokos disse:

Eu acho o North bonito com os detalhes em madeira real,  o que este ano apareceu em vários gabinetes  na CPMPUEX 2023 - o North foi lançado em 2022;  a ausência da "bendita" janela "cristaleira da vovó"...

É o tipo de gabinete que gostaria de comprar, mas não tenho coragem de pagar mais dos que uns R$ 300,00 num gabinete, o PC não vai funcionar melhor por causa disso. Se vale a pena ou não é uma questão pessoal, que deve analisar bem.

Bingo! Muito obrigado pelo aviso. Acho que ficarei com o Air 903, apesar da inconveniência da localização de entradas de USB, pois vi que muitas pessoas disseram que o Air 903 é altamente recomendado, mais do que o Fractal North. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...