Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando meu primeiro PC. Será voltado mais para aprender e me desenvolver em After Effects e Blender, e de quebra jogar uma coisinha ou outra. Já assisti alguns vídeos e sei que se fosse com water cooler, teria que ser de 240mm para cima. também vi que a diferença de desempenho para um aircooler bom não é tão grande em questão de resultado. Vi bem por cima um comentário ou outro falar que watercooler dá mais problema e exige muita manutenção. Isso me preocupa por eu ser leigo e já estar investindo meses de salário nessa brincadeira. Por outro lado vejo que costumam relacionar watercooler a mais garantia de qualidade. O que acham? O que recomendam?

• J.Augusto F alterou o título para Ryzen 9 7950x + RTX 4070 12GB: Water Cooler ou air cooler?
Postado
3 horas atrás, WhoKnowsTheDay disse:

@Edvaldo J. Frederico sim, concordo plenamente na questão de importância. Até por isso só vou começar a comprar quando tiver 100% definido e seguro sobre cada peça.  Mas porque escolheu o WC? Essa escolha afeta muito na quantidade de fans para o restante da build?

Mais desempenho, menos custo (considerando um Air de qualidade), mais fácil de instalar, mais fácil de desmontar para limpar o PC, e de brinde ainda ajuda a arrumar o fluxo de ar da máquina.

Ou seja, é melhor na maioria dos sentidos.

Postado

Compre um WC de 240mm - os de entrada da DeepCool (LE, Castle...) tem 3 anos de garantia, os LT tem 5 anos - mas este não em "frufru" nos fans, só fundo infinito no bloco. 😜 

E só encha o gabinete de fans se for do tipo "aquário", pois como o tipo é ruim de airflow (fluxo de ar) - neles o ar tem que fazer curva de 90 graus, o que gera turbulência, ou seja, o oposto de fluxo; use muitos fans de entrada para criar pressão positiva no interior do gabinete, assim facilita para os fans do radiador no topo puxar ar.

Esse Ryzen 7950X3D ficou "fresco" executando o Cyberpunk 2077com um mero air cooler AG400 (~R$ 135,00), mas isso foi lá no Canadá, com temperatura ambiente na casa dos 20 graus.

Note que usando o WC 240mm com 50% de RPM nos fans - o que faz menos ruído;  a temperatura do CPU continua OK. E mesmo os 10 graus que o WC 360mm baixou relativo ao AG400 não fez diferença no FPS do jogo.

AG400-AG500-AG620.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!