Ir ao conteúdo

Ryzen 7 7800x3d + RTX 3060 12gb, preciso trocar minha fonte?

Ir à solução Resolvido por lugu9,

Posts recomendados

Postado

Salve, tenho um pc com os seguintes componentes
RTX 3060 12GB
i5 10400f
2x16gb DDR4 XPG
ASUS TUF Gaming b460 plus
Fonte 650w da gamemax com selo 80plus gold

pretendo trocar o meu processador pra um r7 7800x3d porque o meu atual está dando muito gargalo com a gpu, sei que vou precisar trocar a placa-mãe também, mas eu poderia manter minha fonte atual? ou preciso pegar uma de 700w+?
vi nos testes da teclab que essa fonte só deu pau nos 800w pra cima, alguém que manja de fonte me ajuda ai pf

Postado
1 hora atrás, inaciuh disse:

porque o meu atual está dando muito gargalo com a gpu

De onde? Sua configuração está muito bem, têm sentido algum problema em jogos específicos?

E qual seu objetivo com o upgrade? E quanto pretende gastar nele?

Que jogos quer melhorar seu desempenho?

Sua fonte atual é boa, a troca dela não é necessária.

Postado

opa, eu jogo competitivamente (fortnite e as vezes valorant), então cada fps importa, principalmente porque quero pegar um 240hz, e mesmo batendo esse fps acaba caindo em algumas situações de partida, pesquisei sobre e vi que com um processador melhor o fps vai quase triplicar
meu objetivo é deixar o fps sem cair dos 240 em momento algum, e pretendo gastar cerca de 3 mil reais, o r7 7800x3d ta por volta de 2.500, o que sobrar vai pra placa-mãe
obrigado por responder a questão da fonte!

• Solução
Postado

Boa noite, o modelo exato da sua fonte é a GAMEMAX GX 650 GOLD?

Acredito que seja esse modelo pois você disse que viu os testes do TecLab, no vídeo deles a fonte obteve os seguintes resultados:

• Temperatura da fonte em 100% = 86C aproximadamente.
  • Ripple da fonte controlado, inclusive a mais de 100% da potência.
  • Fonte desligou sem explodir.

Ou seja, está aprovadíssima. Além disso fiz uma simulação de consumo dessa sua possível futura configuração no site OuterVision® Power Supply Calculator e a sua fonte te entrega uma margem de segurança muito boa, sendo assim pode manter ela tranquilamente.

Postado

Para aproveitar a fluidez de 240+ FPS é necessário que tenha um monitor que suporte essa taxa de atualização, esse é o caso?

Comprando uma plataforma AM5 o valor passaria facilmente dos 3.000 reais, e a não ser que precise ser a pessoa com a maior taxa de quadros da partida um processador mais simples já dará conta do tranco.

Estranho é que em vídeos parece que sua máquina alcança os 240 FPS se usar configurações gráficas competitivas, como está a sua média atual no Valorant? 

O mesmo se aplica no Fortnite, média de 220-230 quadros.

Acredito que o upgrade nem valha tanto a pena, o tipo de hardware que iria comprar só te trará benefícios significativos se desejar virar um jogador profissional ou tivesse um monitor com taxa de atualização muito alta (360Hz +).

Postado
8 minutos atrás, inaciuh disse:

meu objetivo é deixar o fps sem cair dos 240 em momento algum, e pretendo gastar cerca de 3 mil reais, o r7 7800x3d ta por volta de 2.500, o que sobrar vai pra placa-mãe

Não sei em quanto você pode ultrapassar o seu orçamento, mas recomendo investir em uma placa-mãe robusta, principalmente se for utilizar o Ryzen 7 7800X3D pois o TDP dele é de 120W. Você encontra boas placas-mães com o chipset B650 na faixa dos R$1200,00. Mas pessoalmente eu pegaria uma com o chipset X670, mesmo sendo mais cara esse é o chipset da primeira geração de processadores AM5 que vai ter a maior longevidade.

image.thumb.png.c69669f92b5a20a330a391a72f65b33e.png

Quero dizer que assim como aconteceu com o chipset topo de linha X370 no soquete AM4, que suporta desde a primeira geração dos Ryzen até a última, é muito provável que o chipset X670 vai suportar todos os processadores AM5 lançados daqui pra frente com robustez. Ou seja, investir em uma placa-mãe parruda agora irá te garantir suporte a processadores ainda mais potentes no futuro.

Minha sugestão é a ASUS TUF Gaming X670E-Plus, estou seriamente considerando comprar ela também pra entrar nessa nova geração.

Postado
1 hora atrás, lugu9 disse:

Minha sugestão é a ASUS TUF Gaming X670E-Plus, estou seriamente considerando comprar ela também pra entrar nessa nova geração.

Se for comprar ela meu amigo usa o cupom DEUGG que ficará em R$1709,99

image.thumb.png.5bb08472689f5746c2905a76564fbe46.png

Minha mão tá coçando aqui pra comprar ela kkkkkkkkk mas vou ser paciente e rezar pra que fique ainda mais barato do que isso, e caso vá comprar o Ryzen 7 7800X3D espera a série 9000 dos Ryzen chegar no mercado pois a tendência é os preços caírem. Os modelos padrão vão ser lançados no fim desse mês, já os 9000X3D só em setembro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!