Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu comprei recentemente um SSD, instalei os cabos sata e da fonte, criei uma participação e ficou funcionando, aí eu abro a steam e coloco pra baixar meus jogos nele e depois de um tempo baixando aparece "Erro de disco" e não consigo mais colocar pra baixar e nem acessar os dados do SSD, fica marcado como não iniciado. Alguém tem alguma solução? Será que usar um case e usar o SSD como externo resolveria meu problema?

Postado
1 minuto atrás, Vitório Aprígio disse:

É um SSD Kingston de 960gb. Observando vi que ele se diz ser de 960gb mas quando acesso tem mais ou menos 860gb, como posso resolver e usar normalmente?

Bom, você vai ter que fazer teste para achar o tamanho real, dps criar uma partição com esse tamanho.

isso se for realmente caso de tamanho falso.

Postado

@Swalls Esse programa consegue reparar meu SSD? Estou executando o teste como você falou e está em 70%. Notei que na aba de teste tem "Teste & Repair".

O teste terminou e apareceu que não foram encontrado erros. Quando eu criei a participação o SSD ficou com 894gb de memória, sendo que deveria ser 960gb. Será que o problema está aí?

Postado

Acho que consegui consertar, analisando as informações que o programa Victoria SSD/HDD me mostrou, deveria formatar com o tamanho da unidade de alocação com 512bytes e foi o que fiz e agora está funcionando normalmente, vou esperar alguns minutos e talvez até algumas horas baixando pela steam para ver se não dá erro de disco novamente. Se não der erro eu marco aqui como solução.

• Curtir 2
Postado

@Swalls Quando fui formatar o SSD formatei com o tamanho de alocação 512, sendo que tem várias para escolher como 1024, 2048 e etc. Aí formatei como 512 e tá funcionando. Só que quando analiso no diskpart no cmd aparece como 1024

Postado

Hoje pela manhã ele parou de novo, não sei o que fazer tem mais alguma ideia do que pode ser?

agora, Vitório Aprígio disse:

Hoje pela manhã ele parou de novo, não sei o que fazer tem mais alguma ideia do que pode ser?

@Swalls

• Triste 1
Postado

@Vitório Aprígio moço quando me referi a tamanho de alocação eu quis dizer tamanho da partição e não tamanho dos blocos de alocação.

Se uma parte do seu SSD for falsa, você tem que descobrir e inutilizar essa parte, logo você vai reduzir o tamanho da sua partição (da área formatada para guardar dados)

Por ex, se você fez o teste de preenchimento de todo seu SSD e ele falhou, por ex, quando chegou a 512GB (por ex!) partindo do bloco 0 (relevando tamanho de alocação para cache e controle) até N, você vai particionar até essa parte para inutilizar o resto que é falso.

Se o que eu falei ficou complexo, jogue no GPT para que ele lhe ensine passo a passo do que eu falei de forma menos técnica.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Vitório Aprígio disse:

Meu SSD Kingston a400 fica sumindo

Já fez a verificação do utilitário KSM do fabricante? Este seria o passo inicial para se saber se é uma falsificação ou não.

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Baixe o programa, execute e se o SSD for listado, significa que é autêntico e se não for listado, significa que é uma falsificação.

• Curtir 6
  • Membro VIP
Postado
22 horas atrás, Vitório Aprígio disse:

há de algum modo eu fazer com que possa utilizar normalmente?

Sim, ainda existe uma pequena esperança antes de bater o martelo de que se trata de lixo eletrônico.

Se você acompanhar todo o desenrolar do tópico "Tentando entender a anatomia do SSD falso" vai entender a forma de identificar, avaliar e encontrar possíveis soluções para o seu caso específico.

O primeiro grande passo já foi dado quando executou o KSM e descobriu que não é um Kingston de verdade.

A próxima etapa agora é descobrir o que realmente é o SSD identificando a sua controladora e os chips de memória; (isso considerando que não tem mais como devolver ou trocar o SSD) O melhor caminho que conheço é abrir a caixa, olhar o que tem dentro dentro e anotar o que está escrito na controladora e nas memórias.

Infelizmente são muitos os casos em que a superfície é apagada e não tem como ver o que está escrito.

Se conseguir uma imagem da placa é melhor ainda.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Para mim ficou difícil, a parte escrita da controladora foi apagada mas, ainda dá para perceber que estava escrito Realtek, já o chip é PF671PG.

A próxima etapa seria pesquisar no google por Realtek ?????? PF671PG RVLK e não encontrei nada.

Como ainda falta identificar o modelo da controladora, parece que a única opção agora seria pesquisar por Realtek SSD flash ID, baixar o arquivo e executar para que ele mostre o modelo da controladora.

Por exemplo:

Realtek.jpg.1f236e7c5886078c7fbfd68f9e33ff3c.jpg

Um dos resultados apontou para o vlo.name:3000/ssdtool/ e na listagem do realtek aparece o Realtek flash id, esse arquivo é compactado, depois que descompactar ele deve aparecer assim:

Realtek2.jpg.22abd38d9cb9f8f9009d31b410dc1783.jpg

O arquivo readme explica como usar em inglês e se não entender, vá até o post #58 deste mesmo artigo (este aqui é o post #92, a numeração fica no canto superior direito logo depois da palavra denunciar) lá dá para entender mais ou menos como obter a informação da controladora.

A coisa funciona bem se tiver o SSD na mesma placa-mãe do computador em que vai executar o programa, sem utilizar adaptador.

Se não me engano clica com o mouse direito sobre o programa e escolhe executar como administrador, ai se abre uma janela com o prompt e digita o número correspondente do SSD a ser examinado e o resultado vai mostrar na linha FwStr os detalhes da controladora e na linha Bank01 os detalhes da memória.

• Curtir 1
Postado

@Pincipi apareceu FwStr: [REALTEK_RL6643]  

&

Bank08: 0x2c, 0xd3, 0x1c, 0x32, 0xc6, 0x0, 0x0 0x0 - Mícron 96L(N28A) QLC 1024Gb/CE 1024/die

Flash CE Mask : [-------- +-------]

pra ser mais preciso:

Drive: 0(ATA)
Model: SSD 960GB
Fw   : VE1R900F
Size : 915715 MB [960.2 GB]
FwStr: [REALTEK_RL6643]
Controller: Realtek RTS5735
ATA: Get FWI failed! Error: 0x51
ATA: Get FID failed! Error: 0x51
Bank08: 0x2c,0xd3,0x1c,0x32,0xc6,0x0,0x0,0x0 - Micron 96L(N28A) QLC 1024Gb/CE 1024Gb/die
Flash CE Mask : [-------- +-------]

• Membro VIP
Postado

Na pesquisa por Realtek RL6643 PF671PG RVLK não apareceu nada, nem também na lista comparativa de SSDs mencionada neste tópico.

Seria muito bom saber a verdadeira marca e modelo deste SSD.

Só resta então ver os resultados de outros fóruns:

É provável que a resposta esteja aqui:

https://www-usbdev-ru.translate.goog/files/realtek/?_x_tr_sl=ru&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc#google_vignette

Ou quem sabe por aqui:

https://www-usbdev-ru.translate.goog/f/index.php?board=22.0&_x_tr_sl=ru&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Só confirmando, a capacidade de seu SSD é 960GB?

• Membro VIP
Postado

Revendo o passo a passo:

Primeiro descobrir que é falso. Etapa superada.

Segundo descobrir qual é o real SSD, marca e modelo, sabendo qual é a controladora e o nand, ai se consegue identificar com o que estamos lidando. Eu não tenho ainda muita certeza se a controladora é mesmo uma RL6643 e a memória permanece desconhecida.

Terceiro, iniciar a maratona de busca por soluções com os dados da controladora e memória, tipo no site do real fabricante achar alguma ferramenta e se não tiver, buscar por possíveis soluções que outras pessoas conseguiram. Preciso de mais tempo para estudar e tentar entender os resultados que encontrei.

Cada caso é um caso, por exemplo a memória pode ter a real capacidade ou pode ser de uma capacidade menor, neste caso o firmware de uma memória maior vai funcionar mas, vai perder dados e o firmware de um memória menor não perde os dados.

Realmente eu preciso de ajuda de outros membros, ainda sou aventureiro nesta questão de entender a anatomia do SSD falso.

No seu caso a primeira etapa de identificar o Kingston falso eu tenho 100% de certeza com a execução do KSM do fabricante.

A etapa de identificação da controladora e memória eu só tenho certeza quando não foi apagada a identificação.

A etapa de associar a identificação com as corretas ferramentas de atualização de firmware ainda é bem complexa para mim.

O seu SSD se parece muito com este daqui:

https://www.ixbt.com/live/data/obzor-sata-iii-SSD-diska-orico-y20-emkostyu-512-gb.html

Mas, a memória é diferente.

3.jpg.eb085ca33af1118838b0656c19ce889e.jpg

O kingspek usa a mesma configuração e alguns Samsung falsificados também porém, ainda não encontrei resultados de alguém que conseguiu atualizar a firmware para que possam ser usados normalmente.

No seu caso pode ser que exista solução ou não, se não encontrar agora, pode ser que daqui a alguns meses apareça.

Sugiro criar um tópico só para o seu SSD, coloque nele a tela do CrystalDiskinfo, descreva que o KSM não listou o SSD, coloque a foto da controladora e da memória, também um print do resultado do Flash ID, ai com certeza outros usuários poderão ajudar melhor do que eu.

Achei um artigo sobre esta memória PF671PG e parece que ela é de 128GB:

https://mysku.club/blog/misc/95625.html

Já fez o teste de salvar arquivos grandes? Para saber se corrompe ou não?

• Curtir 1
Postado

@Pincipi Baixei alguns jogos mas não acho que chegou até esse ponto de 128gb. Os downloads são feitos pela steam e com um tempo da erro de disco. 

@Pincipi@Pincipi Baixei alguns jogos mas não acho que chegou até esse ponto de 128gb. Os downloads são feitos pela steam e com um tempo da erro de disco. 

@Pincipi Falei com o vendedor e ele me disse pra usar o Windows 7 , 8 ou 10. Eu uso o 11. Tem alguma possibilidade de isso resolver?

• Membro VIP
Postado

@Vitório Aprígio Eu vi agora que fez várias perguntas e que eu não respondi cada uma diretamente.

Pelo que notei, você tem as mesmas dúvidas que eu tive quando me deparei com a minha primeira falsificação comprovada e não tinha a menor noção do que fazer.

Vou tentar explicar de forma resumida tudo que sei sobre como funciona este processo criminoso de pirataria do qual você, eu e muitos outros somos vítimas, assim, espero que consiga se situar, entender e possa tomar melhores decisões.

Em apertada síntese, o fabricante de uma marca vende produtos de qualidade que se destacam no mercado e devido a boa aceitação do produto vende muito, muito mesmo. A lei do mercado é que qualidade está atrelada a preço, quanto maior a qualidade, maior é o preço, quanto mais barato for o produto, pior ou menor é a qualidade, digamos que o produto oferece uma garantia de determinada duração como anos ou capacidade de escrever e apagar, um produto que dura 10 anos, escreve e apaga dez vezes, custa 10 vezes mais que um produto que dura 1 ano, escreve e a paga uma vez..

Na prática os produtos oficiais são encontrados na loja do fabricante e em lojas credenciadas pelo fabricante, fora destes locais é possível encontrar o produto original mas, em sua grande maioria só vai encontrar mesmo são os produtos falsificados.

Atente-se que nem sempre pagar mais caro significa que vai comprar o original, o que importa é o local da compra.

Por outro lado, pagar mais barato é 99% de chance de que está comprando uma falsificação.

As quadrilhas organizadas se aproveitam do sucesso da marca e colocam no mercado produtos de menor qualidade usando a roupa da marca por um preço mais atrativo e muitas pessoas, muitas mesmo, acreditam e compram.

Depois disso começam a usar e ao encontrar problemas simplesmente compram outra peça e seguem a vida, já outras pessoas procuram o vendedor e dão um jeito de reaver o dinheiro pago, tem vendedor que exige a devolução e tem vendedor que devolve o valor sem receber o item de volta.

Agora existe uma outra categoria de pessoas, geralmente um inscrito aqui no CDH, que mergulha fundo na situação, pesquisa e tenta encontrar uma solução paralela ou apenas reverter ou voltar a originalidade do SSD.

Neste momento, você deve escolher entre tomar a pílula rosa ou a pílula azul.

Se escolher a rosa você fica entre o grupo de pessoas que se limita a usar os computadores e se der algum defeito, contrata alguém para resolver e a vida se segue.

Se escolher a azul, tenha ciência que o caminho a ser trilhado ou desbravado é extremamente difícil, não existem receitas de bolo a serem seguidas e você deve aprender por si só a fazer seu bolo.

Na teoria resumida; as quadrilhas pegam um SSD de baixa qualidade, instalam uma firmware que imita a original, colocam uma carcaça que imita a original e lançam no mercado, a reversão deste processo é algo possível porém despende tempo e recursos que ultrapassam o valor do SSD.

Qual pílula você escolhe?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...