Ir ao conteúdo

Overclock no Ryzen 5 5500 na B550M Aorus Elite

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Nessa última semana montei um computador com um Ryzen 5 5500, RX 7600, 32g de RAM em uma B500m Aorus Elite porém acabei de me decepcionando um pouco porque minhas expectativas eram no mínimo 300 de FPS pra jogos como o Valorant e acabou que só pega 180 caindo lá pros 150 no médio, se eu mudar pra alta o jogo acaba apresentando apresentando lentidão muito. Hogwarts Legacy por exemplo, é outro que tenho que colocar no médio porque se não o jogo vira stop motion. O que me incomodou foi que o meu irmão tem um Ryzen 5 4600 e uma RX 580 e consegue pegar 140, 130 de FPS então imaginei que eu não tivesse configurado certo a CPU e a GPU, mas atualizei todos os drivers das duas e atualizei também a placa-mãe, não mudou nada. Então pensei no overclock, queria fazer apenas na CPU pra ver se melhorava o desempenho, minha dúvida é: com essa configuração, vai valer a pena o OC no processador? Compensa mais eu comprar um processador melhor como um 5700x e/ou uma placa de Vídeo nova? Se eu fizer o overclock, pra garantir que a CPU não vai dar gargalo, vai ser necessário eu trocar o resfriamento pra water cooler? Atualmente uso o próprio air cooler que veio junto com o processador. 

Postado
57 minutos atrás, Clara Maria disse:

Nessa última semana montei um computador com um Ryzen 5 5500, RX 7600, 32g de RAM em uma B500m Aorus Elite porém acabei de me decepcionando um pouco porque minhas expectativas

Já era de se esperar, todas as 4 peças estão erradas. Mas também, fazer o que... agora que comprou, já era.

59 minutos atrás, Clara Maria disse:

Então pensei no overclock, queria fazer apenas na CPU pra ver se melhorava o desempenho, minha dúvida é: com essa configuração, vai valer a pena o OC no processador? Compensa mais eu comprar um processador melhor como um 5700x e/ou uma placa de Vídeo nova? Se eu fizer o overclock, pra garantir que a CPU não vai dar gargalo, vai ser necessário eu trocar o resfriamento pra water cooler? Atualmente uso o próprio air cooler que veio junto com o processador.

Independente de fazer o OC no processador ou não, é sempre boa ideia colocar um cooler melhor que o padrão. Um WC de 240mm não é necessário para um processador desse nível, mas eu sou partidário de colocar que já ajuda a arrumar o fluxo de ar da máquina.

• Curtir 1
Postado

porque comprou essa b550m aorus elite? só pelo design? você viu algum review antes? Não vi uma pessoa sequer dizer que ela vale a pena.

• Solução
Postado

@Clara Maria seu problema não é falta de overclock, tem alguma coisa errada na sua máquina. Fazer overclock não vai mudar absolutamente nada, e mesmo se as condições estivessem ideias, a margem de overclock dos CPUs de entrada modernos é baixa, e o ganho na prática não é grande coisa.

Problemas de desempenho podem ser causados por:

-Temperatura alta em algum componente crítico: CPU, GPU, VRM da placa-mãe, entre outros;

-Armazenamento (HD/SSD) muito lento ou com problema;

-Instabilidade com a memória RAM;

-Instabilidade em algum tipo de overclock;

-Problemas de drivers/firmware ou no sistema operacional;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...