Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Me chamo Gabriel, busco algumas informações acerca da carreira de programação. Ano passado me formei em Matemática, contudo, a carreira do magistério não me parece muito promissora, tirando os concursos públicos todo o resto parece estar bem defasado para professores novos, estou a procura de um novo horizonte antes dos 30.

Até o momento, eu tive contato com JS, PHP (Básico) e muito pouco de Phyton. Durante a graduação utilizei Scilab. Também utilizei muito HTML e CSS, diria que são os que mais estudei. Eu me sinto interessado pela área de banco de dados, pois Álgebra Linear é bastante interessante, conheço a Álgebra Linear, mas o conhecimento sobre banco de dados é zero. Estou disposto a estudar qualquer linguagem de modo a conseguir minha primeira vaga, não me interessa se é de Júnior ou salário mínimo, estagiário, eu gostaria muito de conseguir experiência, ter contato com outros profissionais. Meu inglês é Ok, se eu seguir praticando e tiver contato com a língua em poucos meses a terei dominado. Não sei se serve pra algo na programação mas eu também sei LaTeX.

Em resumo, gostaria de uma luz sobre como começar no ramo da programação, como dito, eu não faço ideia de como conseguir a primeira vaga ou qual a tendência do mercado, melhor forma de começar, humildemente, qualquer dica seria bem vinda.

Atenciosamente, 

Felice.

Postado

você disse que teve contato com js, phyton e php. Acredito que na faculdade/universidade de matemática você viu a base dos conceitos de programação assim como na engenharia, correto?

checklist da base:

1. algoritmos.
  2. estrutura de dados.
  3. algoritmos avançados. (também chamado de complexidade dos algoritmos)
  4. Orientação a Objetos.
  5. SOLID. (esse eu duvido um pouco que tenham dado, mas se deram, legal)
  6. Design Patterns(É uma evolução consequencial do item 5)

Outra base importante é sobre redes, mesmo sendo programação você tem que saber como a base de redes funciona.
Para isso recomendo "Redes de Computadores" de Tanenbaum e em seguida "NETWORK Essentials" da cisco. (de repente você até gosta mais de redes doq de programação ou vice versa)

Estagiário você só vai conseguir se estiver cursando algo da TI, caso contrário a vaga mais proxima é de trainee, que é bem rara no brasil.

Com relação a ter contato, nada te empede de ir numa faculdade/senai da vida e conversar com professores, no maximo você vai ser ignorado. (Só cuidado para não ser enganado e te mandarem fazer cursinhos aleatórios)

• Amei 1
Postado
6 horas atrás, Swalls disse:

você disse que teve contato com js, phyton e php. Acredito que na faculdade/universidade de matemática você viu a base dos conceitos de programação assim como na engenharia, correto?

checklist da base:

1. algoritmos.
  2. estrutura de dados.
  3. algoritmos avançados. (também chamado de complexidade dos algoritmos)
  4. Orientação a Objetos.
  5. SOLID. (esse eu duvido um pouco que tenham dado, mas se deram, legal)
  6. Design Patterns(É uma evolução consequencial do item 5)

Outra base importante é sobre redes, mesmo sendo programação você tem que saber como a base de redes funciona.
Para isso recomendo "Redes de Computadores" de Tanenbaum e em seguida "NETWORK Essentials" da cisco. (de repente você até gosta mais de redes doq de programação ou vice versa)

Estagiário você só vai conseguir se estiver cursando algo da TI, caso contrário a vaga mais proxima é de trainee, que é bem rara no brasil.

Com relação a ter contato, nada te empede de ir numa faculdade/senai da vida e conversar com professores, no maximo você vai ser ignorado. (Só cuidado para não ser enganado e te mandarem fazer cursinhos aleatórios)

Muito obrigado pelas dicas. Mais uma coisa, qual seria a sua opinião sobre cursos como Udemy, Alura etc...? Bom pra começar, pra organizar o conteúdo ou nenhum deles prestam? Senão vou ter que ir pro lado dos livros.

Postado

@Insane iniciante pode até fazer, mas curso de que? já descobriu sua área? não adianta dizer, que vai seguir front, back, full, data analytics ou science se você não sabe ainda nem o que eles fazem na prática ou como trabalha.

Tente entrevistar alguém que trabalha na área, vários se possível, faça sem vergonha, a vida é sua e só se vive uma vez. Anote tudo, faça uma tier list do que te interessar e comece.

Eu ainda não sou sênior e estou caminhando para ser pleno, então não sou a melhor pessoa para dar essas dicas, por isso.. fale com quem é melhor nisso, só fique sempre desconfiado de tudo.

Postado

@Swalls Realmente não sei com o que exatamente tudo trabalha, minha visão da programação é mais sobre a Matemática em si. Como gosto bastante de Álgebra Linear, acabei me interessando pela ciência de dados etc. Contudo, o trabalho nesse ramo não é só sobre Álgebra, você está certo. No momento o que mais curti foi trabalhar com Web, principalmente PHP, fora o html, css e js, claro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!