Ir ao conteúdo

Brilho do notebook não altera

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite.

Estou com um notebook Acer Aspire 3, com Windows 10. Tudo nele funciona perfeitamente, mas nos últimos dias, literalmente do nada, a regulagem do brilho parou de funcionar. 

Quando pressiono as teclas de regulagem do brilho no teclado, aquela barrinha de alteração que sobe e desce aparece normalmente na tela, no entanto o brilho não se altera. Quando tento regular o brilho pelas configurações do sistema, também consigo deslizar a barra de intensidade normalmente, mas, no entanto, a intensidade do brilho ainda não se altera.

Com o meu limitado conhecimento sobre computadores, tentei ver se era alguma configuração que mudou sozinho, mas vasculhei tudo e não achei nada alterado. A partir disso passei para a parte de Drivers.

Os drivers do meu notebook estão, aparentemente, sem nenhum problema. Fui no Gerenciador de Dispositivos e em "Adaptadores de Vídeo" que é onde provavelmente deduzo que poderia estar o problema. Verifiquei se havia atualizações, mas "estava tudo em ordem". No entanto, PERCEBI ALGO lá. Ao usar o gerenciador para desinstalar e reinstalar o driver do Adaptador de Vídeo, o brilho travava na intensidade selecionada. Por exemplo, se eu deixasse a barrinha do brilho no máximo, e fizesse esse processo, o brilho ficava travado e sem conseguir regula-lo, no máximo. Se eu agora deixar a barrinha próxima do brilho mínimo, por exemplo, e realizar o processo, o brilho ficará travado nessa intensidade selecionada.

Enfim, suponho a partir disso que o problema está no driver de vídeo. Não sei como mexer com drivers manualmente (já que atualizar eles automaticamente no Gerenciador de Dispositivos não deu certo), tenho medo de acabar estragando mais o notebook, já que o notebook não é meu e apenas estou orientando a pessoa o que fazer. Além disso, não confio muito naqueles apps de terceiros que instalam drivers, como o Driver Booster.

Seria esse mesmo o problema do notebook? Alguém pode me ajudar com o que fazer? Ele suporta o Windows 11 e, levando em consideração que o Windows 10 deixará de receber atualizações em breve, seria melhor atualiza-lo? Atualiza-lo para o Windows 11 resolveria o problema?

Desde já, agradeço a atenção.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Olá, Otávio. O seu problema está de fato relacionado a drivers. Mas, fique tranquilo. É fácil de resolver e você não vai estragar o seu notebook fazendo isso.

Mas primeiro: preciso saber o código do modelo do seu notebook, ou qual processador ele usa, e a placa de vídeo (se houver).

Sobre a atualização para Windows 11, embora seja o oficialmente recomendável pela Microsoft, apenas atualize se você tiver processador Intel a partir da 12ª Geração. Caso contrário, sugiro que permaneça com o Windows 10 até o fim do suporte oficial, e depois passe ao Windows 11, se quiser.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!