Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

De uma semana pra cá, meu pc de repente começou a se desligar sozinho, muitas vezes em momentos importantes. Comecei a notar que ele se desligava com frequência quando estava jogando Resident Evil 2 Remake (que na teoria não deveria ser problema para a configuração do meu computador), então fui atrás de tentar descobrir o que era. Primeiramente, assim que ele se desligou, liguei o computador novamente e chequei o log de sistema do windows, e lá não constava nada de anormal. Então decidi atualizar todos os drivers da placa de vídeo e processador, e novamente não mudou em nada. Abri o Pc diversas vezes para ver se notava algo, mas parecia tudo normal. Resetei a BIOS para ver se talvez fosse algo que tinha mexido anteriormente, mas nada também. Cheguei até a atualizar meu querido Windows 10 para o 11 (que acho péssimo) para ver se por algum milagre ele voltava ao normal. Minha principal suspeita é que o problema esteja na fonte, ou talvez na placa-mãe, pois todos os outros componentes (exceto a memória RAM) tem menos de 6 meses de uso, e mesmo que seja pouco, a RAM, fonte  e placa-mãe vão completar 4.

Tentei também benchmarks para estressar a gpu e cpu para ver se eram o problema, e em um dos testes de estresse da gpu o computador desligou de novo, o que aumentou ainda mais minha suspeitas que a fonte era o problema.

Estou na duvida se compro outra fonte ou coisa do tipo, porque não estava muito disposto a gastar muito dinheiro nisso, mas apenas o suficiente para solucionar o problema.

Meu PC:

Ryzen 5 5500

RTX 4060

Fonte Corsair 550cv - 550w (o que na teoria seria suficiente para alimentar o pc todo)

DDR4 16gb/2x8gb 2666mhz

placa-mãe ASUS B450m gaming br

-Tinha feito esse post acima cerca de uma semana atrás e decidi comprar uma fonte nova, comprei uma MSI MAG 650w até para ter uma folga de potencia para um eventual upgrade do computador, ela chegou hoje, instalei ela e fui testar se ele iria parar de desligar sozinho, para o meu azar não. Ainda não sei o motivo dos desligamentos sem sentido,  já fiz inúmeros testes e tenho certeza que a CPU, GPU e RAM não são os problemas, se alguém tiver alguma ideia do porque isso acontece, ou já viu algo parecido, agradeceria muito se me contasse. Não sei se a placa-mãe ou meu SSD poderiam ter algo a ver com isso, e normalmente os desligamentos acontecem quando estou fazendo uso de algum jogo (mesmo que ele não demande tanto do PC).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!