Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal. Tudo bem?

Vi que tem algumas lojas que fazem montagem de computadores (como, por exemplo, a loja que explode) e fiquei com uma dúvida a respeito do que seria melhor.

É melhor montar um computador com 1TB (ou mais) de SSD e colocar tudo quanto é coisa por lá, ou é melhor montar um com um SSD de menor capacidade, mas com um HDD de 1 TB (ou mais) de capacidade e deixar o SO e instalados no SSD e os documentos no HDD?

• Membro VIP
Postado
59 minutos atrás, De Los Santos disse:

Bom dia pessoal. Tudo bem?

Vi que tem algumas lojas que fazem montagem de computadores (como, por exemplo, a loja que explode) e fiquei com uma dúvida a respeito do que seria melhor.

É melhor montar um computador com 1TB (ou mais) de SSD e colocar tudo quanto é coisa por lá, ou é melhor montar um com um SSD de menor capacidade, mas com um HDD de 1 TB (ou mais) de capacidade e deixar o SO e instalados no SSD e os documentos no HDD?

Já que o foco da sua pergunta é sobre qual configuração de armazenamento adotar, isso vai depender muito do perfil de uso que você dará ao armazenamento do seu computador.

A resposta resumida: tanto faz, hoje em dia.

A resposta mais explicada: Se o grande volume de arquivos que você pretende deixar no computador não vai ser apagado e reescrito com muita frequência, tanto um SSD para tudo, como a configuração híbrida (SSD para sistema, e HD para os dados) pode ser boa. Dependendo do caso, ambas são igualmente econômicas.

Os fabricantes de SSD informam a vida útil de seus produtos usando uma unidade de medida chamada TBW (Total Bytes Written ou Total de Bytes Escritos). Os SSDs modernos já possuem sua vida útil na casa de Petabytes (ou milhares de Terabytes). O que significa que você comprar um SSD hoje, e ele ainda estar perfeitamente operacional para quando seus netos quiserem usar, basicamente.

Agora, um aspecto importante: uma configuração com dois ou mais discos permite que você use um deles como sua unidade principal, e o outro como um backup direto da sua unidade principal. O que lhe dá muito mais segurança caso seu disco principal pare de funcionar por qualquer motivo. Essa é a real vantagem de se ter mais de um disco.

Postado

O melhor é 2 SSDs, um pro sistema, programas e arquivos principais (sugiro no mínimo 500 GB) e outro pra armazenamento em massa e cópia redundante (backup) dos dados críticos. O tamanho desse segundo SSD é teu orçamento e necessidade que vão ditar, se tiver restrito de grana, a saída é pegar um HD no lugar dele.

Postado

De Los Santos, eu trabalho com imagem de vídeo. Tenho um SSD 500GB para SO e possuo 2 HD (1 1TB e  500GB) onde guardo meus filmes para trabalho. Tenho alguns HD externo somente para guardar históricos. Acabo de instalar um SSD para edição de vídeo e meu software não alterou em nada meu trabalho.

Conclusão, instala SSD 500G para SO e 1T HD para dados. Acredito que não vai alterar muito, e meu filho tem um similar para jogos usando somente SSD para SO

• guilherme_dr alterou o título para O que é melhor: SSD 1TB ou HD 1TB e SSD pequeno para sistema operacional?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...