Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Cougar MX300 com uma fan na frente e outra traseira.

A traseira veio com o gabinete e a da frente é um Akasa AK-183L2B (se eu pouco me engano).

14990_3.jpg

Pensei em colocar mais uma fan na frente puxando o ar pra dentro e uma em cima mais perto da traseira jogando o ar pra fora.

Apesar das baias frontais, elas são bem furadas então acho que afeta pouco. To pensando em dar uma melhorada nisso porque fiz um up pra um Ryzen 5700x e uma RX 6800.

As temperaturas estão controladas, mas acho que da pra melhorar essa ventilação interna.

Eu não estava querendo gastar muito com isso, qualquer coisa compro até no Ali se for boa. Existe alguma fan boa e barata? Dependendo do valor, e se compensar, troca até os 2 que veio no gabinete.

Será que consigo não gastar mais que 100 conto nisso?

• guilherme_dr alterou o título para Indicação de fans 120mm custo-benefício para um gabinete Cougar MX300
Postado

@guilherme_dr @1lokos

Obrigado pelas recomendacoes e por avisar sobre o Aigo, ele é o primeiro que aparece nas pesquisas rs.

Bom saber sobre a questão do CFM, eu estava por fora disso.  Vi agora que meu Akasa tem uns 45 CFM, é mais fraco  mas acho que vou manter por enquanto e colocar outro mais forte junto com ele na frente.

O traseiro eu não faço ideia do CFM, então acho que vou passar ele pra parte de cima mais perto da traseira e colocar um mais forte na traseira.

O que acham?

Ele tem espaço pra colocar na tampa lateral também, mas nunca vi recomendação de colocar ali.

Postado

Esse Akasa 45CFm deve ser mais forte que o Aigo AM12 PRO que promete mais de 80 CFM.

Fans na tampa lateral podem ajudar a GPU ou um air cooler "down draft" - cooler box ou "low profile"; já com cooler torre iriam atrapalhar o fluxo de ar na direção do fan deste cooler.

Compre dois fans PWM com bom CFM e pressão (>60 >2) para colocar na frente, a vantagem do fan PWM é poder gerenciar a rotação, deixando mais silenciosos quando fazendo pouco uso do CPU.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Teucer é bom então? Achei esse interessante: https://pt.aliexpress.com/item/1005005556151971.html

@guilherme_dr

TEUCER-Ventilador-de-refrigera-o-do-comp

Boa especificação? To com um bônus pra usar no ali, então vai ficar uns R$ 35 cada um.

Parece um pouco barulhento, mas se realmente for potente assim, dificilmente ele vai trabalhar em 100%.

Minha placa-mãe tem mais 2 conectores pra fan PWM, então vai dar certinho.

Aí eu pegaria 2 e faria teste colocando esses 2 novos na frente e o Akasa na traseira. Ou colocando 1 na frente junto com o Akasa e o outro na traseira junto com o que veio com o gabinete.

• 2 semanas depois...
Postado

Update:

Comprei 3 fans Teucer.
Chegaram e coloquei 2 na parte frontal e 1 na parte traseira. O meu Akasa coloquei em cima perto do fan da traseira.

Agora estou ajustando a curva dos fans, em idle está muito silencioso e quando precisa os bichinhos fazem uma ventania kkkkk. Ficou muito top, pelos testes diminuiu uns 3º no sistema e no CPU e a fan da CPU está conseguindo até rodar um pouco mais lenta.

Uma duvida, percebi que meu gabinete na parte frontal tem 2 filtros, um mais fino e outro um pouco mais grosso. Seria muita loucura eu tirar esse mais fino será? Acredito que aumentaria ainda mais a ventilação.

Gabinete frontal.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!