Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera do Clube.

Eu comprei um soprador pra tirar o pó do meu PC e de alguns periféricos, além de ajudar em outras coisas aqui em casa. Pesquisando qual comprar, nos comentários dos vídeos do YouTube, muitas pessoas apontavam que se o ar soprar na ventoinha e ela girar pra tirar o pó (mesmo com o computador desligado e fora da tomada) pode gerar energia e queimar o componente da placa-mãe e que isso acontece diversas vezes. Achei muito estranho, mas em muitos vídeos de sopradores aparece uma galera falando a respeito.

Como meu quarto é pequeno eu terei que desplugar todos os cabos e colocar o mesmo em cima da cama, sem nada ligado, pra tirar o pó do mesmo, então eu tenho que segurar as ventoinhas pra elas não girarem e criar energia? Vocês podem me explicar e tentar solucionar esse problema, pois eu achei muito estranho, será que só acontece se o computador estiver ligado na tomada ou até desligado também? Obrigado e aguardo resposta antes de usar no meu gabinete.

• Membro VIP
Postado

Sim faz um pouco de sentido. Sim ao girar ele "cria energia". De fato não vai pifar seu pc inteiro mas teoricamente pode dar problema no controlador do fan ou no mesmo. Acho que lhe custa pouco colocar um palito pra segurar o hélice.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Pessoal é meio extremista em algumas coisas... A chance disso acontecer deve ser muito baixa já limpei vários pcs com compressor de ar (muito mais forte que um soprador de pó) e até agora nada aconteceu.

Na duvida tira o cabo das fans e tudo certo.

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado

@.if vou tentar passar com a potência mais baixa e não mirar nas ventoinhas pra elas, se girarem, girar bem pouco. Vou só espantar o pó básico de dentro do gabinete pois não costuma acumular. Nas ventoinhas vou passar as cerdas antiestaticas pra sair o pó sem ligar no soprador, pois veio encaixe de cerdas antiestaticas.

Postado

@gomes89 entendi. Vou tentar limpar com a velocidade mais baixa pois aqui não costuma acumular tanto pó e ouvindo que pode queimar algum componente eu fiquei assustado! Pareceu mentira, mas como muitas pessoas falaram sobre eu fiquei com medo. Eu vou desligar da tomada também, poderia desconectar os cabos mas no meu Pc tem 6 ventoinhas e não sou muito bom em ficar mexendo.. então prefiro tomar cuidado ao limpar. Obrigado por responder.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Só pra constar, não uso soprador mas sim compressor industrial com um jato de ar hipersupermega forte. Quando não trava o hélice ele gira rápido demais até apita... ziiiiimmmmmmmm.. sério. Neste caso considero que há chance de dano.

Boa sorte...

• Amei 1
Postado

@.if é que eu tenho medo de mexer, desconectar.. essas coisas. Tenho 6 ventoinhas e o amigo comentou pra colocar um palito pra parar elas, mas as da frente não dá. Acho que vou usar o mesmo na potência mais leve, pois é apenas pó e não precisa de tanta força assim, creio que não vai gerar energia pra danificar algum componente.

Obrigado por comentar, com o compressor eu já teria medo, até mesmo pra danificar a própria ventoinha já que elas tem um limite de rolagem e podem não funcionar direito se passar muito do limite. Soltar alguma peça ou algo do tipo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...