Ir ao conteúdo

Afinal qual a velocidade máxima de memória para um Ryzen 7 5700x?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Setup:

Ryzen 7 5700x

RAM 4x16GB 3600MHz HyperX Kingston

B550M Aorus Elite

A minha dúvida é muito simples, o fabricante diz que o processador Ryzen 7 5700x opera as memórias a um máximo de 3200MHz, entretanto ressalta que com 4 pentes essa velocidade abaixa para 2667MHz em R1 e 2933MHz em R2, então mesmo assim eu coloquei as memórias na velocidade máxima que elas podem operar que é 3600MHz, e o meu sistema está funcionando sem nenhum problema ou tela azul.

A dúvida é, elas estão conversando com o processador nessa velocidade de fato(3600)? ou não? afinal o windows diz que elas estão operando mesmo em 3600, então se o processador consegue atingir essa velocidade sem dar tela azul ou coisa do tipo, porque a velocidade máxima é supostamente de 3200? Se alguém puder me explicar eu agradeço.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

A comunicação entre processador e memória RAM depende principalmente de 4 fatores:

1. Frequência das memórias, obviamente;

2. Tipo de memórias (Single Rank ou Dual Rank);

3. Versão PCIe usada na placa-mãe (ou seja, a velocidade máxima das trilhas de comunicação);

4. Do suporte da controladora de memória do processador.

Memórias Single Rank são aquelas que possuem filamento de células apenas de um lado do pente. As dual rank possuem células de ambos os lados (e a controladora dos pentes intercala o acesso entre os dois lados, o que aumenta um pouquinho a latência de acesso desse pente).

O fabricante do processador (no seu caso, AMD) lista as configurações oficialmente suportadas pela controladora de memória do seu processador de maneira segura (considerando que a placa-mãe utilizada está dentro do padrão recomendado).

Quanto mais pentes de RAM são utilizados, mais trilhas PCIe estão indo até a controladora, e mais trabalho ela terá para controlar o fluxo de informações, o que acaba reduzindo a frequência de cada pente de RAM, já que a controladora não pode lidar com pentes em frequências diferentes. Todos têm que estar no mesmo nível.

Dessa forma, se o seu Windows reporta que as 4 memórias estão em 3600mhz, a controladora não deve conseguir manter o ritmo de todos os 4 pentes (porque se o limite informado pela AMD for verdadeiro, isso deve ser fisicamente impossível).

Ou seja, uma coisa está sendo feita: overclock da controladora (principal gargalo, nesse sistema), que pode reduzir sua vida útil, ou sacrificar um pouco de estabilidade em troca de mais performance.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!