Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Um dos meus HDDs queimou, provavelmente por eletricidade. A história é a seguinte: tenho 2 HDDs Seagate Barracuda 1TB, um Ryzen 5 3600 e uma GTX 1060 mini, alimentados por uma fonte Thermaltake Smart 600W (e outros componentes que acredito não serem relevantes pra situação). Um dia encomendei uma RX 580 pra dar de presente, então assim que chegou decidi testar no meu PC pra ver se estava tudo ok. Liguei o PC com ela duas vezes e tudo certo, rodou jogos e tudo. Na terceira vez que liguei, ouvi um barulho "fsssss" de trás do computador, me assustei e olhei em volta, logo percebi que o conector SATA de um dos meus HDDs estava faiscando e saindo fumaça. No susto, imediatamente desliguei a chave da fonte e retirei o HDD (ficou um cheiro de plástico queimado), o plug de energia desse HDD estava derretido e os pinos dele ficaram assim como está na foto. Tentei plugar ele no USB com um adaptador mas não funciona (obviamente). Levei em um lugar pra recuperar dados e estimaram que o custo seria 700 reais.

A placa de vídeo está funcionando normalmente, o único componente que deu problema foi esse HDD. Isso aconteceu 1 ano atrás.

A questão é:

É possível retirar a placa do outro HDD Seagate e substituir nessa, ou irei perder o outro HDD também?

O preço está justo para recuperar dados pela loja? Tinha um backup de muitas coisas nesse HDD (fotos antigas, vídeos etc) mas consigo viver sem, não tem muita necessidade.

Existe alguma outra forma de recuperar dados?

Minha fonte precisa ser trocada? Se puderem deixar recomendações de fontes ficarei grato (mas talvez seja assunto pra outro tópico)

57e22506-7190-4770-af5a-a8dbd00dd8d2.jpg

• Coordenador
Postado
17 minutos atrás, Mateus Kater disse:

É possível retirar a placa do outro HDD Seagate e substituir nessa, ou irei perder o outro HDD também?

Não me parece tão simples assim. A placa lógica possui diversos componentes, inclusive com firmware e drivers. Sendo assim, há grande chance de você trocar e dar incompatibilidade, mesmo sendo mesmo modelo. 

Pra saber mais, veja artigo abaixo:

17 minutos atrás, Mateus Kater disse:

O preço está justo para recuperar dados pela loja? Tinha um backup de muitas coisas nesse HDD (fotos antigas, vídeos etc) mas consigo viver sem, não tem muita necessidade.

O preço ofertado é apenas para trocar a placa lógica ou para recuperar os dados? De toda forma, o serviço de recuperação de dados é caro mesmo, então me parece dentro do preço de mercado.

Quanto ao fato de ser justo ou não, quem tem que decidir isso é o usuário, de acordo com a importância dos dados a serem recuperados, e no caso você parece que já tem a resposta.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Olha, antigamente você formatava o HD físicamente, um processo que a cabeça de leitura/escrita passava fisicamente sobre as áreas do HD (não chegava a encostar, mas era um processo que a cabeça tinha que ser posicionada fisicamente na área a ser formatada), e era marcada a trilha/setor/cabeça, ou seja, eram demarcados os cilindros do HD. Era necessário fazer isso, pois quando o sistema operacional pedia para gravar algo no HD, esse dado tem um endereço físico em um local do HD. Hoje não se faz mais formatação física, essa formatação física é feita na fábrica do HD, e as informações de trilha, setor, cabeça do HD são gravadas em um chip na placa controladora do HD. Assim, quando você espeta o HD no computador, ele já tem essa formatação física feita, é necessário apenas uma formatação lógica para o sistema operacional que você deseja utilizar.

Tendo dito isto, não é tão simples recuperar um HD quando queima um componente, você até pode pegar a placa controladora de outro HD da mesma marca, desde que seja do mesmo modelo, porém, você ainda vai precisar remover esse chip onde estão gravadas as informações de formatação física dda placa com problema, e soldar no lugar do chip da placa nova que vai ser instalada no HD, pois essa placa com virá com um chip que pode não ser compatível com os discos físicos instalados no HD queimado. Pode ser que você dê sorte e consiga ler o HD só trocando a placa controladora, porém, se não funcionar, pode se preparar para ter que usar o ferro de solda (recomendo consultar na internet e levar para uma pessoa que faça soldas em componentes de informática, caso você não tenha os conhecimentos necessários).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!