Ir ao conteúdo

Vou perder desempenho usando os 4 slots de memória RAM da placa-mãe?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Tenho um r7 5700x3d e uma placa-mãe msi b550m pro wifi, tenho 2 pentes de 8gb, gostaria de saber se eu comprar mais duas de 8gb e usar os 4 pentes, meu pc ira perder desempenho? tenho uma rx 6650xt.

Postado

A controladora do CPU nem sempre consegue estabilizar altas frequências com 4 módulos de memória, seu PC pode até ligar e "funcionar", mas não de forma 100% estável. Você pode ser obrigado a usar 4 módulos de RAM a 3000MHz ou 2666MHz para funcionar com estabilidade. Ainda assim, 4 módulos de memória podem aumentar o tempo de boot do PC, e são dois componentes a mais para gerar problemas na máquina. A recomendação é não ultrapassar a quantidade de 2 módulos.

Se me permite pergunta, qual seria a razão para você precisar de mais do que 16GB no momento? A maioria dos usuários que usam o PC só pra jogar não precisam, ainda mais porque vejo que sua configuração não é tão forte para rodar jogos em configurações que podem realmente ultrapassar um pouco o uso de 16GB de RAM.

• Curtir 2
Postado

Depende do que considera perder desempenho. Se o upgrade é por necessidade de mais RAM para algum tipo de tarefa, não é ganho nem perda, é necessidade.

Existe uma certa perda no clock, mas depende muito de como a CPU e a MB trabalha, e essa perda é imperceptível para o usuário comum.

Em um mundo ideal seria melhor ter memória com mais capacidade e com o máximo de clock suportada pela CPU e MB, mas ás vezes não compensa do ponto de vista financeiro.

Só tome o cuidado de comprar memórias o mais  iguais possíveis(em latencia e clock).

• Curtir 1
Postado

É com os amigos falaram, se você usa seu pc para trabalhos como render 3d, modelagem ou programas de arquitetura, que realmente usam mais ram, aí você compra mais ram de mesmo tipo, frequência e latência que as atuais por necessidade.

você também pode dar a sorte de n precisar mudar nada, como eu tive, meu r5 5600 e minha placa-mãe suportou 4x8 3600mhz cl16 com xmp sem problemas, mas isso é sorte mesmo.

• Pedroou alterou o título para Vou perder desempenho usando os 4 slots de memória RAM da placa-mãe?
Postado

@GuilhermeGB

5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A controladora do CPU nem sempre consegue estabilizar altas frequências com 4 módulos de memória, seu PC pode até ligar e "funcionar", mas não de forma 100% estável. Você pode ser obrigado a usar 4 módulos de RAM a 3000MHz ou 2666MHz para funcionar com estabilidade. Ainda assim, 4 módulos de memória podem aumentar o tempo de boot do PC, e são dois componentes a mais para gerar problemas na máquina. A recomendação é não ultrapassar a quantidade de 2 módulos.

Se me permite pergunta, qual seria a razão para você precisar de mais do que 16GB no momento? A maioria dos usuários que usam o PC só pra jogar não precisam, ainda mais porque vejo que sua configuração não é tão forte para rodar jogos em configurações que podem realmente ultrapassar um pouco o uso de 16GB de RAM.

Seria pensando mais no futuro, então 2x16 melhor que 4x8? é melhor eu trocar as duas de 8 por 2 de 16?

uma de 8 e outra de 16 no mesmo MHz e cl é de boa?

• Solução
Postado

Não faz sentido pensar " no futuro" com DDR4. O futuro é DDR5.

Só compre mais DDR4 se realmente esta precisando para trabalho profissional, se for para "PC Gamer" continue com 16 Gb que esta de bom tamanho. Algum joguinho AAA (Aborrecido, Abobado, Abjeto) até se beneficia de mais memória, mas você joga eles por pouco tempo - a grande maioria nem termina o jogo.

Quando mudar para AM5 ou LGA1000 e qualquer coisa compra 2x16GB DDR5.

Use sempre pentes aos pares e iguais, mesmo fabricante, mesma frequência e timings, e mesmo tamanho: 2x8, 2x16, 2x32...

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...