Ir ao conteúdo

Quero saber uma placa-mãe melhor pro meu setup futuramente

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Comprei umas peças e estou montando meu PC.

Tem 2 coisas nele que quero mudar futuramente, as memórias, pegar 2 de 16GB e a placa-mãe.

Configurações atuais dele:

placa-mãe MAXSUN B550M 2.5G MS-Terminator, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

Fonte Gamemax GX600, 600W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Black, GX600WBKPSS7710BR

(2x) Memória DDR4 XPG GAMMIX D35, 8GB, 3200Mhz, Black, AX4U32008G16A-SBKD35

Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000927BOX

Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm, AMD/Intel, Preto - RM-WCB-02-RGB
SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/1000G
SSD SATA Kingston A400 960GB, 2.5", Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s, Preto - SA400S37/960G
Gabinete Gamer Pichau HX710L, Mid-Tower, Preto, PG-HX71L-BK01
Placa de Vídeo RX 7600 GAMING OC 8G AMD Radeon Gigabyte, 8GB GDDR6, 128bits, RGB - GV-R76GAMING OC-8GD

Uma placa-mãe que pensei foi a  Placa-Mãe ASRock X570 Phantom Gaming 4, porém ela é ATX e eu teria que mudar o meu gabinete.
Gostaria de uma placa-mãe, que caberia no meu gabinete atual e que fosse tão boa quanto ou superior a ela.

Postado

Se for pra comprar PC AM4 já pensando em mudar de placa-mãe futuramente, já está montando errado. Principalmente pensando em X570, não existe o mínimo de sentido para um usuário comum adquirir uma X570, sendo que uma boa B550 já faz mais do que o necessário, mas até um modelo simples, como essa Maxsun, já deve te atender sem problemas. Mas agora que você já comprou a placa-mãe, não tem motivo para mudar.

8 minutos atrás, Nalulu disse:

SSD SATA Kingston A400 960GB, 2.5", Leitura: 500MB/s e Gravação: 450MB/s, Preto - SA400S37/960G

SSD SATA em pleno 2024 também não faz sentido, SSD NVMe é muito mais vantajoso e custa a mesma coisa, mas enfim.

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, Nalulu disse:

Comprei umas peças e estou montando meu PC.

Tem 2 coisas nele que quero mudar futuramente, as memórias, pegar 2 de 16GB e a placa-mãe.

Não entendi muito bem.
Você acabou de montar o PC e já pensa em trocar placa-mãe?

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Porque? Tipo fazer um upgrade nela futuramente muda todos os componentes? não entendo nada de hardware.

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se for pra comprar PC AM4 já pensando em mudar de placa-mãe futuramente, já está montando errado. Principalmente pensando em X570, não existe o mínimo de sentido para um usuário comum adquirir uma X570, sendo que uma boa B550 já faz mais do que o necessário, mas até um modelo simples, como essa Maxsun, já deve te atender sem problemas. Mas agora que você já comprou a placa-mãe, não tem motivo para mudar.

SSD SATA em pleno 2024 também não faz sentido, SSD NVMe é muito mais vantajoso e custa a mesma coisa, mas enfim.

O SSD Sata comprei a alguns anos, foi a única coisa que mantive do meu antigo setup.

@Crixus Champion Não por agora, foi só algo que pensei. Quero pegar uma melhor no final do ano que vem, porque não?

10 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Não entendi muito bem.
Você acabou de montar o PC e já pensa em trocar placa-mãe?

Postado

@Nalulu eu que te pergunto: o que você mudaria nesse PC que não daria pra usar sua placa atual e só daria pra usar numa X570? O único diferencial do chipset X570 são as opções de conectividade para quem precisa conectar muitos periféricos.

A plataforma AM4 já está "morta", o próximo grande upgrade de CPU que você for fazer vai obrigar você a mudar tudo: placa-mãe e memória RAM DDR5, não vai dar pra usar nem B550 e nem X570. O único upgrade de CPU dentro da AM4 que ainda valeria a pena fazer é para o Ryzen 7 5700X3D, o que daria uma pequena sobrevida para o PC, e sua placa-mãe atual atende sem problemas.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB mds, eu tô muito Acre News então. Não sabia que a AM4 já estava ultrapassada.

Mas do mesmo jeito respondeu minha pergunta, seria um "upgrade" inútil porque não mudaria nada. Eu teria que migrar pro AM5 no próximo UP dela.

Obrigada.

• Solução
Postado

X570 são totalmente desnecessárias, um elefante branco, já que algumas B550 são tão boas quanto e custam muito menos, como por exemplo a MSI B550M PRO-VDH WIFI (729 reais hoje).

Outro motivo para as X570 não fazerem sentido é que já existe a plataforma AM5 nas lojas, com as placas mãe A620, B650 e X670. 
Pelo valor abusivo de uma X570 é possível entrar na plataforma AM5.
E o futuro a qual você tanto se refere não está na plataforma AM4.

Mas você não precisa fazer upgrade, sua Maxsun é mais do que suficiente.
Sua única preocupação deve ser garimpar os melhores preços, pois eles mudam o tempo todo com diferenças exorbitantes.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Crixus Champion

Obrigada, consegui entender perfeitamente com sua explicação.

Então eu não pequei na escolha da placa, achei que tivesse feito uma má escolha, esse era minha principal preocupação, por não saber muito, ter escolhido errado.

Então para uma mudança futura seria para uma AM5, o que entendi que meu setup atual está bom.

Agradeço novamente.

Postado
21 minutos atrás, Nalulu disse:

@Crixus Champion

Obrigada, consegui entender perfeitamente com sua explicação.

Então eu não pequei na escolha da placa, achei que tivesse feito uma má escolha, esse era minha principal preocupação, por não saber muito, ter escolhido errado.

Então para uma mudança futura seria para uma AM5, o que entendi que meu setup atual está bom.

Agradeço novamente.

O que você precisa saber das plataformas AM4 e AM5:

AM4 ainda é a mais vendida no Brasil, e vende bem em todo o mundo, pois é excelente e acessível ao bolso. 
AM4 está firme e forte, recebeu inclusive novos processadores esse ano, mesmo com a AM5 já nas lojas desde 2022.

Os processadores mais rápidos para jogos da AM4 são Ryzen 7 5700x3D e Ryzen 7 5800x3D. Mas como a diferença de desempenho entre eles é de uns 2% e a diferença de preço é enorme, o Ryzen 7 5700x3D é a escolha de todos. 
Mas para notar esse desempenho todo de ambos processadores, é necessário uma placa de vídeo mais forte.
Mas não se preocupe em comprá-los ou algo do tipo, seu Ryzen 5 5600 é um dos mais indicados para jogos, talvez foi o grande sucesso da AM4.

AM5 existe desde setembro de 2022, mas sempre foi muito cara, principalmente por causa das placas mãe e memórias DDR5.

Só agora, em 2024, começou a baratear um pouco, e ainda assim, o sucessor do Ryzen 5 5600, que é o Ryzen 5 7600, custa 1.400 reais.

Você mostra a preocupação de ter pecado ou não na escolha da placa-mãe. Bom, depende de quanto pagou por ela. O preço deve ser levado em consideração em cada peça, principalmente porque as lojas os alteram para mais e para menos literalmente em questão de horas.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!