Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Soulz4 seu SSD apresentou algum problema e ficou inacessível. Você vai precisar usar algum software pra recuperar os dados se precisar.

Tenta baixar algum de particionamento e vê se ele da a opção de converter de volta pra MBR, pode ser que isso resolva.

Se não, vai ter que limpar o disco (tenta pelo diskpart), abre o cmd e tenta com esses comandos:

list disk

select disk n (n é o número do disco (Disco 0, Disco 1, etc)

clean

convert mbr

exit

• Membro VIP
Postado

Novamente eu vou na teoria da conspiração do SSD falso.

Este comportamento é típico de SSD falso.

Qual a marca e modelo do SSD?

• Membro VIP
Postado

Aqui no CDH tem vários comentários sobre ele no sentido da controladora não ser boa.

Eu tenho a minha teoria da obsolescência programada nesta categoria de SSDs mais baratos; imagino que firmware dele se corrompe após um determinado tempo ou quantidade de uso e começa a dar problemas de lentidão, não formatar, falsos setores danificados e por fim deixa de ser detectado na BIOS, virando lixo ou sucata eletrônica.

Uma forma fácil de verificar se a firmware se corrompeu é vendo a tela do Crystal Disk Info.

Também imagino que se atualizar a firmware, zerando todos os dados do SMART, o SSD deve retornar a vida como se fosse novo, pronto para iniciar seu ciclo de uso e auto destruição programado.

Se quiser tentar gravar outra firmware nele, o caminho é complexo e difícil; envolve identificar a controladora, as nands e a firmware atual, depois vem a fase de localizar a firmware na internet, colocar no modo ROM e gravar.

• Membro VIP
Postado

Certo, pela tela não há mesmo qualquer indício de firmware corrompida.

A não ser a inconsistência de aparecer 1TB no Crystal e 2TB no gerenciador de disco. Neste caso seria bom conferir qual é a controladora dele e as nands, ou abrindo e olhando ou usando um programa que identifique.

Só resta tentar o sugerido acima:

Em 20/08/2024 às 07:43, matrix554 disse:

seu SSD apresentou algum problema e ficou inacessível. Você vai precisar usar algum software pra recuperar os dados se precisar.

Tenta baixar algum de particionamento e vê se ele da a opção de converter de volta pra MBR, pode ser que isso resolva.

Se não, vai ter que limpar o disco (tenta pelo diskpart), abre o cmd e tenta com esses comandos:

list disk

select disk n (n é o número do disco (Disco 0, Disco 1, etc)

clean

convert mbr

exit

Se houver algum arquivo importante, vai ter que dar como perdido ou então se não conseguir recuperar, contratar uma empresa para tentar resgatar.

Eu particularmente prefiro escrever zeros em tudo, como por exemplo usando o DiskGenius.

Se mesmo assim o SSD não permitir mais mudanças, é porque aconteceu algo na firmware ou na parte eletrônica dele.

• Membro VIP
Postado

Espera ai, muita calma neste momento.

Recuperar os dados é uma coisa e recuperar o SSD é outra coisa diferente.

Cada ação que executa no sentido de tentar salvar os arquivos acaba tornando mais difícil a sua recuperação por empresa especializada, lembrando que o valor é alto e se não quer pagar, vai ter que se conformar com a perda deles.

Esse programa que mandou verificar os setores danificados, nele também mostra capacidade de 1TB mas, na área escaneada vai até 2TB.

Tem algo errado ai.

Tem outro detalhe técnico que observei nos casos em que os programas dão 100% de setores danificados, no meu entender, ou melhor, na teoria que formulo em minha mente, o resultado é falso e serve apenas para esconder a real situação do SSD, a qual aparentemente se resolve com uma simples (e extremamente complexa) atualização de firmware, isso tudo se baseia na minha divagação pessoal.

Se fossem alguns setores danificados eu até acreditava mas, todos eles eu não acredito porque na prática, muitos setores danificados impedem a unidade de funcionar, nem mesmo para uma verificação.

Se ainda estiver na garantia, chegou a hora de acionar.

• Membro VIP
Postado

Imagino que a clonagem só funciona quando existem dados a serem clonados.

Na parte de recuperar arquivos eu não sei quase nada.

Já na parte de recuperação do SSD em si, destruindo os dados existentes, conheço várias teorias mencionadas na internet, como acionar o modo ROM, desligar e religar no modo normal, tem também a teoria da auto reparação; ligando apenas o plug de energia, sem o cabo de dados, por pelo menos 30 a 60 minutos para que a unidade entre em estado de auto reparação e corrija os defeitos.

• Membro VIP
Postado

A auto reparação é assim:

Você conecta apenas o plug de energia no SSD e liga o computador, deixa assim por pelo menos 30 a 60 minutos e desliga o computador, ai pluga o cabo de dados e liga de novo para ver se melhorou alguma coisa ou não.

Repete o procedimento e se na terceira vez o SSD não melhorar ou voltar à vida, significa que não deu certo e não teve jeito.

Para mim ainda é um mito porque nunca deu certo comigo.

Só para constar, um vídeo com o problema parecido e sem solução:

28 vítimas. Enquanto que outros diversos vídeos falam bem da marca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...