Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa noite, eu estou com uma duvida aqui, é certo que existem 2 tipos de correntes eletricas, continua e alternada.

Mas agora o que é a corrente variável?

Aqui está uma representação dela nesta tabela:

Eu agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar.

Types_of_current.svg.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@matheusvhs99 ,

Uma corrente variável pode seguir uma equação de forma de onda ( se for senoidal, temos a famosa corrente AC), pode também ser pulsante ou com outro tipo de forma de onda periódica ( isto é, que se repete de tempos em tempos ), mas também pode ser uma corrente cujo valor seja aleatório, sem ser possível que se preveja que valor ela pode ter dentro de um certo tempo, e nesse caso é o que chamamos de corrente variável, cujo valor ė aleatório.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

A corrente varia conforme a carga, por isso ela pode apresentar diversos formatos de onda e aí entra a questão da corrente variável.

A corrente contínua propriamente dita só vai aparecer mesmo em circuitos eletrônicos precisos onde tem tensão estabilizada e cargas fixas como resistores ou transistores que estarão ajustados para fornecer valores fixos de corrente (como ocorre por exemplo em circuitos de iluminação com Leds).

No resto, pode ter certeza que será um valor variável.

E como @aphawk já disse: A corrente alternada também entra na classificação de corrente variável. afinal dentro do tempo ela tem valor positivo, negativo e também o valor zero.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, aphawk disse:

chamamos de corrente variável, cujo valor ė aleatório

.. p.ex. a corrente que passa pelo fio do microfone quando você fala nele.

Pergunta pra refletir.. o sinal senoidal com nível dc é considerado corrente alternada? A resposta é meio 'complexa'

15_07_15.gif

https://www.facom.ufu.br/~jamil/eletronica/sinais_eletricos/sinais_eletricos.htm

Um bom exemplo de uso desta abordagem de deslocamento de sinal pra + é o uso com microcontroladores e seu conversor analógico digital. Afinal o mc não 'enxerga' níveis negativos. Como eu ele é positivista 😁

1 hora atrás, matheusvhs99 disse:

uma corrente elétrica em que não se tem um valor exato

.. e nem forma ou formato exato..P.ex. um ruído branco (google it) 🤪...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
31 minutos atrás, .if disse:

p.ex. a corrente que passa pelo fio do microfone quando você fala nele.

Ahhhhhh agora eu entendi!

Então a corrente variavel nada mais é do que uma corrente elétrica em que não se tem um valor exato!

Valeu pessoal, obrigado por solucionar a minha duvida!

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, matheusvhs99 disse:

Então a corrente variavel nada mais é do que uma corrente elétrica em que não se tem um valor exato!

Não está correto não kkkkk !

Uma corrente que não tenha o seu valor fixo ao longo do tempo já pode ser chamada de corrente variável, e se ela for periódica, podemos prever o valor EXATO que ela terá em cada instante, entendeu ?

Agora, se ela for aleatória, sem seguir nenhuma função matemática, aí sim não conseguiremos prever o valor que ela terá, mas caso fizermos a medição num determinado instante, teremos o valor EXATO da corrente neste instante em que medimos !

Creio que seguindo o seu raciocínio, a melhor afirmação seria esta :

"Então a corrente variável nada mais é do que uma corrente elétrica cujo valor não seja constante ao logo do tempo!"

Ou seja, não tem nada a ver com a exatidão de uma medida.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 20/08/2024 às 10:39, aphawk disse:

Então a corrente variável nada mais é do que uma corrente elétrica cujo valor não seja constante ao logo do tempo!

Agora sim entendi!

Mas uma pergunta: A corrente variável (sem ser AC) pode matar?

Postado
55 minutos atrás, matheusvhs99 disse:

Mas uma pergunta: A corrente variável (sem ser AC) pode matar?

Pode. Um raio é um ótimo exemplo. 

Pra matar alguém não importa o tipo de corrente. 

Importa é o quanto de tensão e corrente disponível se tem. 

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...