Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente eu não consigo ativar o perfil de memória RAM funcionando acima dos 3000MHz no meu PC e gostaria de saber se mais alguém que enfrentou isso saiba como resolver, pois não foi possível de forma alguma utilizar o PC com as memórias acima do valor informado e tanto placa-mãe como processador dão conta tranquilo dessa velocidade, segue o setup:

Setup

Fonte Gamemax GP650 650W 80 Plus Bronze PFC Ativo

RTX 3070 OC

Placa-mãe: ASRock Phantom Gaming 4 B660

Processador: Intel Core i5-14600K

SSDs NVMe 1,5TB

WATERCOOLER 240MM

memória RAM: Kingston Fury Dual-channel 32GB (2x16GB), com suporte XMP para 3200MHz e 2933, CL16 (Nova) e 3200MHz 2x16GB Kllisre CL22 (Antiga)

BIOS atualizada para a última versão 12.0.5, corrigindo microcódigo para suporte aos processadores Intel de 13ª e 14ª geração

Sintomas: Memórias RAM, tanto antigas quanto novas, funcionam em 2133MHz até 3000MHz ao invés dos 3200MHz especificados.

Ativação do XMP ou configuração manual para 3200MHz resulta em reinicializações contínuas do sistema até que a frequência seja resetada para 2133MHz.

Problema persiste mesmo com a atualização da BIOS e diferentes kits de RAM.

Ações Tomadas:

Atualização da BIOS para a última versão disponível. Tentativa de ativar o perfil XMP na BIOS. Configuração manual de frequência, latência e tensão na BIOS. Verificação da compatibilidade da RAM com a lista QVL da ASRock. 
Solicitação:

Investigação sobre possível defeito em alguma configuração de BIOS, na unidade da placa-mãe ou alguma outra limitação técnica que impeça o funcionamento correto em 3200MHz. Verificação da capacidade real de suporte a overclocking da RAM em até 5333MHz OC conforme informado pela ASRock.

Sugestões para solução do problema, incluindo a recomendação de kits de RAM compatíveis e verificação de configurações adicionais na BIOS.

Objetivo:

Obter estabilidade no funcionamento das memórias RAM em 3200MHz ou mais, conforme as especificações e oferta do produto.

• Membro VIP
Postado

@Vizionn Boa noite. Eu vejo aqui algumas coisas que podem ser o problema:

1 - Se você estava usando esse processador antes da correção da Intel muito provavelmente ele já foi danificado. A correção que a Intel soltou é para processadores que ainda não foram danificados, porque os que já foram é um problema de hardware, e não tem como ser corrigido, a única solução é solicitar a garantia. Uma forma de testar se é isso é testando as memórias e a placa-mãe em outro processador, caso haja viabilidade.

2 - A placa-mãe com algum tipo de defeito que impeça o uso da RAM nessa frequência, apesar de que acho isso improvável. A forma de testar seria colocar o processador e as memórias em outra placa-mãe.

3 - A terceira e menos provável ainda é um problema com as memórias mesmo, mas como você disse que testou com dois kits diferentes, eu acho pouco provável que seja o problema nelas. A forma de testar seria com outro terceiro kit de memórias.

Você conseguia ativar o XMP das memórias antes da correção de microcódigo da Intel ?

Postado
1 hora atrás, Simuroc disse:

1 - Se você estava usando esse processador antes da correção da Intel

uso ele tem 2 semanas e minha BIOS já estava na versão mais atual até então que já tinha uma correção anterior de microcódigo: "12.04 | 2024/7/3 | 1. Update CPU microcode to 0x125." 
eu utilizava um i3 12100f e troquei pro 14600k.

quando deu uns 5 dias chegou a nova versão com nova correção de microcode 0x129, testei e permanece o problema, como relatado

A forma de testar seria colocar o processador e as memórias em outra placa-mãe.

testei com outra exatamente idêntica, utilizando um i5 13400f do meu amigo, compramos a mesma placa-mãe e o problema das memórias RAM abaixo dos 3000MHz persiste 😕

A forma de testar seria colocar o processador e as memórias em outra placa-mãe.

digamos que vamos utilizar por efeito de teste os kits do meu amigo kkkk, mesmo problema

Você conseguia ativar o XMP das memórias antes da correção de microcódigo da Intel ?

conseguia sim, antes e depois, mesmo assim deu nesse problema e acabei devolvendo as memórias RAM, por não ter como alcançar a velocidade que eu queria, tô mantendo as que eu utilizava anteriormente mesmo de cl 22 a 3200, mas atualmente está em 3000MHz cl 19 estável, se eu aumentar o pc já fica reiniciando e reseta pra 2133MHz.

tenho bastante curiosidade de saber se mais alguém passa por isso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...