Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tô desejando montar um pc de mesa bala, para uso geral, sendo principalmente jogos - depois trabalho e estudo. Sou praticamente leigo no assunto, sei do básico que alguém que tem interesse em montar deve saber, e já recebi algumas opiniões quanto algumas peças e elas estão sujeitas à mudanças. Pretendo comprar um gabinete sim, pois quando comprei meu primeiro computador já montado, eu não entendia de nada, busquei o nome mais da hora que eu - enquanto criança - pudesse achar e pedi que eu pai comprasse. Quanto à mouse, teclado, monitor, estou satisfeito com os meus - mas se quiserem dar opiniões sobre monitores bom pra se usar com 2, no caso ter 2 monitores, ficaria agradecido. 

Possível orçamento: 3500 - 4000

RTX 3050 8GB por R$ 1.649
Ryzen 5 5500 por R$ 615
ASRock a520m phantom gaming 4 amd DDR4 porR$ 684
Fonte gamemax gs600 600w 80 plus white pfc ativo por R$ 319
SSD Crucial BX500 500GB SATA lll 2,5" por R$ 215
Kit de Memórias HyperX Fury 2x8 por R$ 321

Pretendo trocar o processaodor por uma Ryzen 5 3600, me foi dito que é mais barata e tem a mesma performance, mas não encontrei uma dessa mais barata que a 5 5500. Quanto à placa de vídeo, quero para jogos pesados como Dragon Ball Z: Kakarot, Persona 3 Reload, Elden Ring, esses jogos que são extremamente exigentes. Gostaria de poder jogar com uma qualidade alta em pelo menos 70 fps. Também pretendo trocar de placa-mãe, mas ainda não verifiquei outras opções. Agradeço desde já qualquer ajuda, muito obrigado.

• Solução
Postado

@Archie Joestar Vou montar um novo setup para você conforme o seu orçamento, pois para os requisitos que você pede, tenho uma impressão que a RTX 3050 possa não suprir tudo da forma que você deseja, levando em consideração que um dos modelos dela tem desempenho praticamente igual a uma GTX 1660 Super, sendo uma das piores placas de vídeo lançadas pela Nvidia, ninguém do Clube recomenda a 3050.

Processador: Ryzen 5 5600  - R$900 ( é uma boa loja, pode ficar tranquilo ).

placa-mãe: b550m MSI pro-vdh MSI - R$729,99

memória RAM: XPG 2x8GB 3200Mhz - R$300

SSD: Kingston 1TB - R$459,99

Fonte:  450w Cooler Master 80 Plus Bronze MPE-ACAAB - R$269,99

Gabinete: Montech Air 903 Branco - R$279,90

Placa de vídeo: RX 6650 XT - R$1599,99

Tudo fica: R$4.539,86.

Passou um tanto do seu orçamento, porém, optando por alguns componentes um pouco inferiores, fica o seguinte total:

placa-mãe: b450m PRO-VDH Max - R$549,99

Placa de vídeo: RX 6600 8GB - R$1349,99

Tudo fica: R$4.109,86.

Ainda passa um pouco, mas acredito que seja o ideal para conseguir manter uma curvatura de upgrade para um Ryzen 7 5700X3D e uma placa de vídeo melhor que a RX 6600 8GB.

EDIT1: Eu só coloquei o gabinete branco, pois está praticamente 50 reais mais barato que o modelo preto 🤣.

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado
11 minutos atrás, Archie Joestar disse:

RTX 3050 8GB por R$ 1.649

RTX 3050 nesse preço é um assalto! Ela leva uma surra de uma RX 6600 de R$1350-1.400 e mais ainda de uma RX 6650 XT de R$1.500-1.600, inclusive a RX 6650 XT ganha até da RTX 3060 12GB.

13 minutos atrás, Archie Joestar disse:

Ryzen 5 5500 por R$ 615

Está num bom preço.

13 minutos atrás, Archie Joestar disse:

ASRock a520m phantom gaming 4 amd DDR4 porR$ 684

Outro assalto. Essa A520 está quase o preço de uma boa B550, por R$730 você pega uma MSI B550M PRO-VDH WiFi, placa muito completinha e excelente custo-benefício. E por menos de R$600 ainda dá pra pegar uma ASUS TUF Gaming A520M-Plus, que também tem uma excelente construção, apesar das limitações do chipset A520. Essa A520 da ASRock fica quase no nível de uma A520 comum na faixa dos R$400-450. Placa da ASRock fica como 4ª opção, depois de já ter pensando em ASUS, MSI e Gigabyte, principalmente porque as placas AM4 da ASRock estão mais suscetíveis a problemas de BIOS.

16 minutos atrás, Archie Joestar disse:

Fonte gamemax gs600 600w 80 plus white pfc ativo por R$ 319

Não vou dizer que é assalto de novo pra não ficar repetitivo, mas é uma péssima escolha. Fonte bem de entradinha custando mais caro que fonte de já estabelecida, como a Cooler Master MWE Bronze V2 450W com 5 anos de garantia. Alias, 450W dá e sobra para o PC que você está montando, mas esse modelo tem versões de 500W, 550W, 600W...não que você precise.

18 minutos atrás, Archie Joestar disse:

SSD Crucial BX500 500GB SATA lll 2,5" por R$ 215

Está por um bom preço, mas não faz sentido investir em SSD SATA em pleno 2024 com tantas opções de SSD NVMe no mercado, que são mais rápidos e mais práticos de instalar.

19 minutos atrás, Archie Joestar disse:

Kit de Memórias HyperX Fury 2x8 por R$ 321

Não ficou claro os modelos certos dessa memória, elas seriam 3200MHz?

19 minutos atrás, Archie Joestar disse:

Pretendo trocar o processaodor por uma Ryzen 5 3600, me foi dito que é mais barata e tem a mesma performance, mas não encontrei uma dessa mais barata que a 5 5500.

Melhor manter o 5500 no lugar do 3600. O Ryzen 5 3600 não encontrará tão facilmente a venda, até um tempo atrás tinha alguns no Aliexpress bem baratos, não como está agora.

Enquanto estava escrevendo minhas opiniões o colega @Middoken já postou uma configuração com todos os problemas corrigidos. Eu assino embaixo.

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado

Isso tudo q o middoken falou eu só trocaria o cpu se tiver dentro do seu orçamento por mais 200-300 você pega um 5700x ou 5700x3d q são "melhores" até q o 5800x

e pegaria uma ram single channel de 16gb mais barata pra depois colocar outra pra dual channel 2x16gb, você teria um pc capaz de jogar e fazer streaming qse qq jogo atual

• Curtir 1
Postado

Esqueci de comentar antes, mas eu uso dois sites pra verificar se vale a pena ou não: um é o versus, que é um site de comparação, e o outro é o technical.city, esse servindo pra saber se um jogo X roda ou não na config. Não sei se essa informação é importante, mas achei bom comentar.

@Middoken Muito obrigado meu mano, ajudou muito até colocando os sites, valeu mesmo. Meu único pé atrás é que nem eu nem ninguém próximo de mim comprou pela gigantec - aí dá aquele anseio, kkkkk. Quanto à fonte, não seria melhor eu pegar uma de 600w? Não entendo o porquê de ambos você e o mano Guilherme abaixo recomendarem uma de 450w. Ademais, fico extremamente agradecido, de verdade.

@GuilhermeGB Perdão mano, sim, seria 3200mhz sim. Quanto ao SSD, a vantagem do NVMe sob o SATA é a velocidade dele? Eu não queria comprar um HD, só um SSD, se fosse preciso eu comprava um HD de 1tb e 1 SSD de 240/500 só pra colocar o sistema operacional e uns jogos mais pesados.

@G4R0D Opa meu mano, comentei a resposta e nem vi que tinha respondido, mb. Eu notei que ambas placas que os manos Guilherme e Middoken recomendaram tem 4 "encaixes" do ram. Eu tenho uma placa-mãe aqui que se fosse descrever, lascada seria elogio. É uma FM2A55M-HD+ que veio num pc montado que comprei em meados de 2016 - e percebo que ela so tem 2 desses "encaixes". Isso seria single ou dual channel?

Postado
10 minutos atrás, Archie Joestar disse:

Esqueci de comentar antes, mas eu uso dois sites pra verificar se vale a pena ou não: um é o versus, que é um site de comparação, e o outro é o technical.city, esse servindo pra saber se um jogo X roda ou não na config. Não sei se essa informação é importante, mas achei bom comentar.

@Middoken Muito obrigado meu mano, ajudou muito até colocando os sites, valeu mesmo. Meu único pé atrás é que nem eu nem ninguém próximo de mim comprou pela gigantec - aí dá aquele anseio, kkkkk. Quanto à fonte, não seria melhor eu pegar uma de 600w? Não entendo o porquê de ambos você e o mano Guilherme abaixo recomendarem uma de 450w. Ademais, fico extremamente agradecido, de verdade.

@GuilhermeGB Perdão mano, sim, seria 3200mhz sim. Quanto ao SSD, a vantagem do NVMe sob o SATA é a velocidade dele? Eu não queria comprar um HD, só um SSD, se fosse preciso eu comprava um HD de 1tb e 1 SSD de 240/500 só pra colocar o sistema operacional e uns jogos mais pesados.

@G4R0D Opa meu mano, comentei a resposta e nem vi que tinha respondido, mb. Eu notei que ambas placas que os manos Guilherme e Middoken recomendaram tem 4 "encaixes" do ram. Eu tenho uma placa-mãe aqui que se fosse descrever, lascada seria elogio. É uma FM2A55M-HD+ que veio num pc montado que comprei em meados de 2016 - e percebo que ela so tem 2 desses "encaixes". Isso seria single ou dual channel?

Esses sites que usa são ótimas ferramentas, recomendo também olhar outras ferramentas como:

MeuPCNet (Consulta preços e possui ferramenta para simular a escolha de peças do seu pc) https://meupc.net/build
TechPowerUp (Uso muito para comparar GPUs) https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-rx-6650-xt.c3898
TomHardware (Informações sobre hardware em geral) https://www.tomshardware.com/reviews/gpu-hierarchy,4388.html
Adrenaline (Informações hardware em geral) https://www.adrenaline.com.br/hardware/placa-mãe-como-eu-escolho-dicas-de-hardware-02/

Outros criadores de conteúdo que também são muito bons e que vão te clarear em suas escolhas são:
-Adrenaline
-LucasPeperaio
-GuigaGames
-Lock Gamer Hardware 

E claro, também consegue muita informação participando de grupos do telegram, discord, whatsapp ou de fóruns

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Archie Joestar disse:

Quanto ao SSD, a vantagem do NVMe sob o SATA é a velocidade dele? Eu não queria comprar um HD, só um SSD, se fosse preciso eu comprava um HD de 1tb e 1 SSD de 240/500 só pra colocar o sistema operacional e uns jogos mais pesados.

Muda a velocidade máxima teórica, o que não faz diferença para uso comum, e NVMe é bem mais simples de instalar que o SATA, é menos cabo dentro do gabinete também. OK que o BX500 é dito ser um bom SSD, não é igual a esses SSDs genéricos (white label), mas um dos motivos para evitar a compra de SSD SATA é evitar de comprar esses SSDs genéricos.

E eu já de dou uma dica sobre jogos e SSD, nenhum jogo lançado nos últimos anos vai se dar bem com HDD. O HDD já é coisa do passado, no máximo você guarda alguns documentos ou jogos antigos que ainda rodavam bem no HDD, mas jogos mais atuais ou jogos que você joga com muita frequência e que dependem de tempos de loading mais rápidos (jogos online), eu recomendo manter sempre no SSD. Se você gosta de ter vários jogos no PC pra não precisar ficar baixando/excluindo toda hora, é bom ter bastante espaço.

Postado

@Archie Joestar os amd tem trabalhado melhor com dual channel e permite melhor frequencias da ram, usando single ou dual, quando usando quad (dual-dual) tem limitação, mas a maioria das placas mid-high end vão ter 4 slot, porque a "perda" é muito pouca em relação a possibilidade de expansão, porque se você já tivesse um 2x8gb instalado era seria mais pratico pegar outro kit 2x8gb, mas eu recomendo 2x16gb

image.png.1de2f11eb2c4cbe559f1437e3c00671f.png

qnt a quantidade de encaixes a sua atual seria dual channnel, qnt for usar se tiver 2 ou 4 pentes de ram o ideal é q seja conforme a imagem

(alguns fabricantes podem usar seuqnecia diferente, mas em grande maioria é dessa forma)

se for um pente, pula um slot da esq pra dir e encaixa, é a forma com q trabalha melhor atualmente

• Obrigado 1
Postado

@G4R0D Provavelmente vai ser destacado, né? no caso os equivalentes de mesma cor. Tipo, o DIMMA1 e o DIMMB1 serem amarelos e o DIMMA2 e DIMMB2 vermelhos, por exemplo. Mas qualquer coisa, é só ficar alternando, como você recomendou. Valeu pela explicação irmão, tmj 

Postado
6 horas atrás, G4R0D disse:

só trocaria o cpu se tiver dentro do seu orçamento por mais 200-300 você pega um 5700x ou 5700x3d q são "melhores" até q o 5800x

Somente o 5700X3D compensaria, para uma máquina destinada à jogos o 5700X não é uma escolha tão boa já que a diferença de preço dele para o 5600 é muito grande para o ganho oferecido, mesmo em jogos FPS. Além de estourar o orçamento já estourado, mas seria sim o ideal.

Ainda assim, o Ryzen 5 5600 ainda é incrível hoje em dia, já que o OP não vai jogar profissionalmente ele já será mais que suficiente.

6 horas atrás, G4R0D disse:

pegaria uma ram single channel de 16gb mais barata pra depois colocar outra pra dual channel 2x16gb, você teria um pc capaz de jogar e fazer streaming qse qq jogo atual

Acredito que se o usuário não tiver uma alta quantidade de RAM como pré requisito, melhor ir de 2x8GB. Já que DDR4 já está sendo passado e se tornando uma tecnologia "morta", investir em uma alta quantidade de RAM não vale mais a pena. Há também o fator de o custo ser muito alto aqui no Brasil, se o OP não se importasse em comprar no mercado chinês até poderia ver algum modelo ou outro da Asgard que costumam estar com bom preço.2

A opção 2x16GB deste link parecem uma boa, poucas reclamações e é parte da TUF alliance, só tenha em mente que pode vir a não ser compatível com sua configuração mas as chances costumam serem pequenas.

@Archie Joestar As configurações passadas anteriormente são incríveis, mas só tenho três adições:

Lexar NM620 1TB está com um baita preço, é um incrível SSD que é até melhor que o NV2 em alguns quesitos. Última vez que um NVMe deste calibre estava tão ""barato"" foi há mais de 2 meses.

- Diversas das peças citadas pelo colega @Middoken estão com preços altos, como por exemplo processador e placa de vídeo, espere por promoções para pagar menos nelas.

- Eu pessoalmente tenho preferência pela A520 Plus II TUF citada pelo Guilherme, têm saído por menos de 500 reais em promoções e compensa muito.

6 horas atrás, Archie Joestar disse:

Meu único pé atrás é que nem eu nem ninguém próximo de mim comprou pela gigantec

É uma loja pequena mas confiável, entrega rápido, atende bem seus clientes, costuma oferecer preços competitivos e já têm mais de 10 anos no mercado.

Dê uma olhada na página deles do Reclame Aqui para sanar dúvidas.

6 horas atrás, Archie Joestar disse:

Quanto à fonte, não seria melhor eu pegar uma de 600w? Não entendo o porquê de ambos você e o mano Guilherme abaixo recomendarem uma de 450w.

É porquê a configuração sugerida mal consome energia mesmo quando estressada, ficará na casa dos 300w mesmo que opte pela RX 6650 XT. Boas fontes que consigam suprir 600w geralmente são mais caras, e no seu caso se tornam algo já que haverá muita potência de sobra mesmo quando sua máquina estiver dando seu máximo.

Leia um artigo informativo sobre o tópico de superdimensionamento da fonte.

O modelo indicado pelos colegas possui 5 anos de garantia, foi aprovado em uma série de testes de fontes (realizadas pelo canal do Teclab) e ainda é reconhecida como Tier B - sendo Tier A o mais alto; em uma lista dos melhores modelos de fontes.

As recomendações do colega @Slakzor são muito mais confiáveis e precisas que estes sites enganosos que tens usado, são bastante úteis para comparar o desempenho de uma peça com outro ou simplesmente entender algo novo que está ocorrendo.

4 horas atrás, Archie Joestar disse:

Provavelmente vai ser destacado, né? no caso os equivalentes de mesma cor.

Na dúvida cheque o manual, varia de placa em placa então não podemos te dar uma definitiva.

Em placas mais baratas só vêm dois, aí já facilita o trabalho. 🤣

Mas falando sério, poucos modelos têm alguma forma de destaque visual nos slots principais de RAM, vejamos a ROG Strix B550-F, placa feita para overclockers e que custa R$ 1.300 não têm distinção alguma nos conectores principais.

image.png.b027d4c7fb02a9affb225943ca519d0f.png

Agora se pegarmos uma placa para entusiastas haverá sim está diferença, só há o detalhe dela estar custando quase R$ 2.200 atualmente. Me refiro à X670E TUF Gaming Plus.

placa-mae-asus-tuf-gaming-x670e-plus-amd

• Curtir 1
  • Amei 1
  • J.Augusto F alterou o título para Até R$4.000,00: A520M Phanton, Ryzen 5 5500, 16GB e GeForce RTX 3050
Postado

Valeu meu mano Ronaldo, agradeço demais por ter sanado minha dúvida e pelos artigos. Penso em ir comprando as peças ao pouco. Não posso pagar por uma máquina completa no momento, então pretendia ir comprando os componentes pouco a pouco.

Sei que estou soando repetitivo, mas muito obrigado à todos. Estão me ajudando demais nessa jornada.

Estou pesquisando sobre a b450m que o amigo Middoken recomendou, e vi que caso eu queira instalar o 5600 na mesma, eu teria que fazer BIOS usando uma da série 3000. Alguns afirmam que não, outros que sim. Em primeiríssimo lugar, o que seria BIOS? Já escutei um amigo meu comentando sobre, mas nunca entendi muito bem. Em segundo, se eu tivesse que fazer essa BIOS, realmente teria que comprar uma mais antiga? 

Assim que eu comprar todos os componentes, vou separar cada manual e ler tal como uma criança lendo uma HQ 😂😂😂

Novamente, agradeço demais, de verdade, à cada um

• Amei 1
Postado

@Archie Joestar sobre a atualização da BIOS, alguns sites oferecem esse serviço, alguns cobram a mais e outros cedem, caso n tenha explicito no site, entre em contato com eles para verificar, é bem mais pratico dessa forma e evita transtornos.
BIOS é tipo o sistema operacional exclusivo da placa, como um android ou ios, é ela q vai pegar as informações do componente e dizer q tá tudo como deveria ser pra poder começar, continua as leituras e aprendizado! boa sorte aí!

Postado
1 hora atrás, Archie Joestar disse:

e vi que caso eu queira instalar o 5600 na mesma, eu teria que fazer BIOS usando uma da série 3000. Alguns afirmam que não, outros que sim. Em primeiríssimo lugar, o que seria BIOS?

Ryzen 5 5600 é um processador já há bastante tempo no mercado, você comprando uma placa-mãe AM4 nova hoje, não precisa mexer com BIOS nenhuma.

Essa MSI B450M PRO-VDH Max, em específico, a última vez que vi já estava vindo de fábrica com BIOS de abril de 2023, talvez os modelos mais recentes já estejam até vindo com algo mais recente. O suporte para o Ryzen 5 5600 já existe desde 2022.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...