Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiz um upgrade de uma GTX 1060 para uma RTX 4060 mas desde o 1 dia que coloquei no pc, ela apresentou um problema bem esquisito. Quando estou no youtube vendo vídeos e coloco em fullscreen, em vídeos em que uma pessoa está sendo gravada, quando o vídeo vai para fullscreen ele dá uma laggada até sincronizar com o áudio. Mesmo com vídeos de gameplay, a única parte do vídeo que trava é a da câmera da pessoa.

Já mandei a gpu para assistência técnica da ASUS relatando o problema mas eles me devolveram dizendo que a placa está funcionando perfeitamente.

Meu setup é: Ryzen 7 5700x, placa-mãe B550M ASUS tuf gaming plus, 2x8gb ram DDR4 3200mhz fonte 650w coolermaster

Com a 1060 não tenho qualquer tipo de problema, só acontece com a 4060, em raras ocasiões ela dá falha de vídeo em jogos, mas é muito raro e não consigo replicar para mostrar. Coloquei um link abaixo com o mesmo vídeo que mandei para assistência técnica para comprovar o problema. 

Conversando com uma pessoa pra tentar resolver, descobri que a gpu tem HDMI 2.1 enquanto meu monitor é HDMI 2.0. Seria esse um possível problema? Devo comprar um cabo HDMI 2.1? Meu monitor é um 25" LG 21:9 UltraWide™ Full HD IPS Monitor 25UM58

https://drive.google.com/file/d/1_FbSBPWSdphoVGfSG06rMWhzQZ40dVAS/view

Postado
4 minutos atrás, Hontor disse:

Conversando com uma pessoa pra tentar resolver, descobri que a gpu tem HDMI 2.1 enquanto meu monitor é HDMI 2.0. Seria esse um possível problema? Devo comprar um cabo HDMI 2.1? Meu monitor é um 25" LG 21:9 UltraWide™ Full HD IPS Monitor 25UM58

Não tem nenhuma relação com versão do HDMI. Versões mais novas do HDMI são apenas para permitir resoluções mais altas com taxas de atualização maiores. Seu monitor mesmo nem é HDMI 2.0, ele é HDMI 1.4, que é mais que suficiente para 2560x1080 75Hz.

Seu problema talvez esteja relacionado com drivers, como você disse que usava uma GTX 1060 antes, fiquei curioso pra saber se você fez todo o processo de remoção dos drivers anteriores antes de colocar a nova placa no seu PC, e então agora sim instalar os drivers para ela do zero. Você teria feito isso?

Postado

Sim, cheguei a usar o Guru3D pra remover todos os drivers e fiz o teste da placa sem driver nenhum e o problema continuou. Fiz o download somente do driver da 4060 e o problema continuou.

Postado

@Hontor agora eu estava me lembrando que já percebi alguns pequenos engasgos ao entrar e sair do modo tela cheia no Youtube com a minha GTX 1660 Ti, mas somente quando estou usando assistindo o vídeo em qualidade 4K, por exemplo. Pra falar a verdade isso não me incomoda ao ponto de eu ficar procurando a causa do problema, eu só aceito. Talvez até seja um bug do Chrome, do Youtube, sei lá.

Vale ressaltar que os canais grandes do Youtube já tem acesso a vídeos codificados em AV1, a RTX 4060 tem decodificação de vídeos AV1 via hardware, enquanto a GTX 1060 não tem. Mesmo não tendo uma placa capaz de decodificar AV1, você ainda pode ver os vídeos em AV1 usando o CPU pra decodificar. Pode ser que na sua GTX 1060 era seu processador que estava sendo usado, então você não via o problema, agora que está usando a placa de vídeo (RTX 4060), o problema ocorre devido a algum bug.

Clicando com o botão direito em cima do vídeo e depois indo em Estatísticas para Nerds, você consegue ver o tipo de codec que está sendo usado no vídeo.

Postado
26 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Hontor agora eu estava me lembrando que já percebi alguns pequenos engasgos ao entrar e sair do modo tela cheia no Youtube com a minha GTX 1660 Ti, mas somente quando estou usando assistindo o vídeo em qualidade 4K, por exemplo. Pra falar a verdade isso não me incomoda ao ponto de eu ficar procurando a causa do problema, eu só aceito. Talvez até seja um bug do Chrome, do Youtube, sei lá.

Vale ressaltar que os canais grandes do Youtube já tem acesso a vídeos codificados em AV1, a RTX 4060 tem decodificação de vídeos AV1 via hardware, enquanto a GTX 1060 não tem. Mesmo não tendo uma placa capaz de decodificar AV1, você ainda pode ver os vídeos em AV1 usando o CPU pra decodificar. Pode ser que na sua GTX 1060 era seu processador que estava sendo usado, então você não via o problema, agora que está usando a placa de vídeo (RTX 4060), o problema ocorre devido a algum bug.

Clicando com o botão direito em cima do vídeo e depois indo em Estatísticas para Nerds, você consegue ver o tipo de codec que está sendo usado no vídeo.

Achei um vídeo em que consigo replicar o problema e o codec é: 

Codecs

av01.0.09M.08 (399) / opus (251)

A questão é que também dá falhas de vídeo, embora muito raro, em jogos, e também na netflix. E também acho estranho que essas travas nos vídeos aconteçam somente na imagem delas das câmeras, se tiver uma gameplay de fundo, não tem esse engasgo na gameplay, só na imagem da pessoa.
Tem algum programa pra testar gpu que você recomenda pra eu tentar entender o problema? Uma vez fiz um teste no Haven benchmark e deu uma falha de vídeo num momento que levou o fps a quase 0, mas não salvei o teste.

Postado

@Hontor Se você está tendo problemas em jogos e benchmarks, então precisamos investigar isso melhor. O Heaven Benchmark é até bom, porém ele é bem antigo e muito leve para placas modernas, e por isso mesmo é estranho você ter tido essa queda de FPS. Verifique o comportamento em outros benchmarks, como o Superposition.

Infelizmente agora eu estarei de saída por algumas horas e infelizmente não vou pode acompanhar seu caso de perto, talvez algum outro colega que estiver online poderá auxiliar.

Postado

Eu tenho essa mesma suspeita,

14 minutos atrás, Hontor disse:

Achei um vídeo em que consigo replicar o problema e o codec é: 

Codecs

Segue esses passos aqui, por gentileza:

• Digite chrome://flags na barra de pesquisa(se estiver usando o chrome ou opera).
  • Nas opções Override software rendering list e Out of process SW H.264 decoding(acredito que vai ser esse o caso pra você), mude a chave pra Enabled ou Ativado.

Aguardo retorno.

Postado
23 minutos atrás, Jougiska disse:

Eu tenho essa mesma suspeita,

Segue esses passos aqui, por gentileza:

• Digite chrome://flags na barra de pesquisa(se estiver usando o chrome ou opera).
  • Nas opções Override software rendering list e Out of process SW H.264 decoding(acredito que vai ser esse o caso pra você), mude a chave pra Enabled ou Ativado.

Aguardo retorno.

Uso o Brave Browser e tinha somente o override. A única opção com 264 é Toggle hardware accelerated H.264 Vídeo encoding for Cast Streaming que está como Default, podendo ser ativado ou desativado. Ativei o override, já testei uns 10 vídeos diferentes e parece que resolveu a questão dos engasgos nos vídeos.

Postado
1 hora atrás, Hontor disse:

Ativei o override, já testei uns 10 vídeos diferentes e parece que resolveu a questão dos engasgos nos vídeos.

Resolveu também a parte do áudio?

1 hora atrás, Hontor disse:

A única opção com 264 é Toggle hardware accelerated H.264 Vídeo encoding for Cast Streaming que está como Default, podendo ser ativado ou desativado.

Deixa ativado também, as vezes muda como aparece pra você de acordo com o hardware.

• J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 4060 com lag no vídeo quando vai para fullscreen
Postado
2 horas atrás, Jougiska disse:

Deixa ativado também, as vezes muda como aparece pra você de acordo com o hardware.

O áudio não travava, somente o vídeo e resolveu sim. Vou deixar ativado a outra opção também

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Hontor disse:

av01.0.09M.08 (399) / opus (251)

Aqui está dizendo que o codec usado era o AV1 (no Youtube aparece AV01), então não tem nenhuma relação com H.264, que no Youtube apareceria como AVC.

@Hontor você conseguiu testar outros benchmarks?

Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Aqui está dizendo que o codec usado era o AV1 (no Youtube aparece AV01), então não tem nenhuma relação com H.264, que no Youtube apareceria como AVC.

@Hontor você conseguiu testar outros benchmarks?

Testei o superposition que você citou, fiz o teste tanto no 1080p high quanto extreme. Não chegou a dar nenhuma falha de vídeo, mas é como falei, as falhas de vídeos são raras e difíceis de replicar. Continuo fazendo testes nos vídeos, a solução que o amigo ali em cima deu parece ter melhorado o problema mas não resolveu ainda. 

18 horas atrás, Jougiska disse:

Estava vendo uma live agora com o youtube no modo teatro e o engasgo aconteceu. Parecia que tinha melhorado o problema mas aparentemente não resolveu

Postado
4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Fuçando mais um pouco nas funções experimentais do Chrome( chrome://flags ) eu vi que tem essa mesma opção, sobre o AV1. Você pode tentar ativar ela também, @Hontor.

Postado
47 minutos atrás, Jougiska disse:

Fuçando mais um pouco nas funções experimentais do Chrome( chrome://flags ) eu vi que tem essa mesma opção, sobre o AV1. Você pode tentar ativar ela também, @Hontor.

Mesmo com ela ativa, continua engasgando até mesmo no modo teatro

Postado
7 minutos atrás, Hontor disse:

Mesmo com ela ativa, continua engasgando até mesmo no modo teatro

Eu tô bem entretido com isso. Esse problema de codec tem aparecido em navegadores aleatórios e placas aleatórias, mas não vi nenhum tópico ser elaborado até a solução ainda. Bizarro.

Postado
2 horas atrás, Pedroou disse:

Tenta ativar ou desativar o Rezible bar na BIOS, caso tenha essa opção.

Estava desativado, ativei e não resolveu

• Triste 1
Postado

@Hontor no Youtube tem uma opção chamada "Iluminação Cinematografica" ali no mesmo local onde você configura velocidade/qualidade do vídeo. Vi alguns relatos na internet que essa opção estava causando alto uso da GPU até em RTX 4090. Sei que é um caso diferente do seu, mas não custa nada tentar desativar, caso você tenha ela ativada aí.

Postado
14 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Hontor no Youtube tem uma opção chamada "Iluminação Cinematografica" ali no mesmo local onde você configura velocidade/qualidade do vídeo. Vi alguns relatos na internet que essa opção estava causando alto uso da GPU até em RTX 4090. Sei que é um caso diferente do seu, mas não custa nada tentar desativar, caso você tenha ela ativada aí.

Fiz isso mas não resolveu. Ontem joguei The First Descendant por algumas horas com as configs no high com DLSS ativo no modo performance e, após algumas horas, comecei a ter sérios problemas de queda de fps. Na média, o fps ficava em 80-90, e quando dava essas queda de fps ele ficava em 20-25, mas só começou a dar depois de algumas horas de jogo. Fora as falhas de vídeo que a placa dá algumas vezes. Estou começando a achar que realmente a gpu está com defeito e o pessoal da assistência técnica da ASUS é que são incompetentes

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...