Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Rapaziada, fui jogar Dead Space Remake e por curiosidade fui ver as temperaturas do processador pleo HWmonitor. Estavam em 90,4º, em um dia com 24º bem fresco e eu tenho um watercooler da Corsair de 360mm. Talvez tenha alguma relação mas desde que eu instalei a controladora da corsair e reconectei o watercooler a bomba ta com os RGB's apagada. O que pode estar causando essa temperatura tão alta?

PS: se não aparece o Pump ali é porque ele não ta conectado, certo?

Minhas especificações:

MSI 850W gold

RTX 3060 Zotac 12gb
32gb Corsair 3600hz

Ryzen 7 5700x3d

ASRock b550m steel legend

Watercooler 360mm Corsair

2 kit de fans rise 360mm

1 fan corsair 

image.png.71deaf39439c7be372bbfe4e334402d8.png

Postado

@iurimenconi o nome se é fan ou wp é bem difícil aparecer, normalmente vai estar só o nome do conector. olhe em ql conector está a bomba e deixe a num destinado só pra ela, normalmente está como FAN/WP (conector circulado em verde), aí você vai no seu programa de configuração de rotação das fans e deixa a bomba configurada pra 100% o tempo todo, a curva de rpm das fans vai de sua preferência e necessidade, EU costumo deixar rpm minimo de 50% a 30º e a a partir de 65º 100% de RPM pra todas as fans, a média de temperatura do ambiente aqui é 20-30º

outra coisa q tem q ser levado em consideração, onde está instalado seu radiador? cima, frente, baixo, lateral?

ql seu gabinete e como estão configuradas as fans push/pull? (se quiser/puder manda foto q agiliza)

image.thumb.png.85bd8fdff878abdfc47a73ca428aa435.png

Postado

meu gabinete é o Lian Li O11 EVO Dynamic, RGB, eu instalei o radiador na parte de cima jogando pra fora, 3 fans embaixo e 1 atrás puxando ar para dentro do gabinete e mais 3 na lateral jogando para fora, mas vou adicionar aqui as fotos.

Imagem do WhatsApp de 2024-08-25 à(s) 09.28.04_5bff6d97.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-08-25 à(s) 09.28.06_98ce5b8b.jpg

Postado
33 minutos atrás, iurimenconi disse:

eu instalei o radiador na parte de cima jogando pra fora, 3 fans embaixo e 1 atrás puxando ar para dentro do gabinete e mais 3 na lateral jogando para fora

FAN do radiador ok, 3 embaixo ok(isso se estiver puxando ar para dentro gabinete). Mas o traseiro sempre deve tirar ar também. No seu lugar experimentaria deligar os FAN Laterais porque um dos problemas desse tipo de gabinete é ser quase impossível manter um fluxo de ar laminar nos radiadores (tanto CPU quanto GPU). O gabinete é práticamente um "sistema aberto" de tanta abertura.

Quanto à bomba não posso opinar porque não conheço essa controladora Corsair, mas e ligando sem, direto na WP(water pump)?

Outra coisa, são FAN de 120 ou 140mm?

Postado
6 minutos atrás, PedraX disse:

FAN do radiador ok, 3 embaixo ok(isso se estiver puxando ar para dentro gabinete). Mas o traseiro sempre deve tirar ar também. No seu lugar experimentaria deligar os FAN Laterais porque um dos problemas desse tipo de gabinete é ser quase impossível manter um fluxo de ar laminar nos radiadores (tanto CPU quanto GPU). O gabinete é práticamente um "sistema aberto" de tanta abertura.

Quanto à bomba não posso opinar porque não conheço essa controladora Corsair, mas e ligando sem, direto na WP(water pump)?

Outra coisa, são FAN de 120 ou 140mm?

Vou inverter depois o fan de trás então. Todos os Fans são de 120mm

Sobre a bomba, reconectei direto no WP bem onde você circulou e usei o adaptador que veio com o WC pra reconectar o cabo do RGB direto na placa-mãe (antes estava na controladora). Ainda não reconhece a bomba no HWmonitor e nem os RGB ligam

Postado

@iurimenconi eu usava dessa forma aí, mudei essa semana e tive uma redução de qse 10º no geral tanto pra cpu, qnt gpu

3x radiador jogando pra dentro, 3 de baixo dentro, 3 lateral fora e 1 traseira fora

e adicionei um calço abaixo dos pés do gabinete pra ficar mais espaço pra entrada de ar, além de remover o filtro de ar dos q estão jogando pra fora, meu gabinete n é lian li, mas é similar mesmo modelo, recomendo tentar dessa forma, pois as fans do radiador jogando pra fora acabam puxando ar q já foi esquentado pela gpu. então o q é mais importante pegar ar fresco é cpu e gpu de resto tirando o ar quente

ps: aqui tem ar, e isso pode influenciar tb

ele n vai reconhecer como "bomba", pra a placa-mãe é só mais um motor/fan, o importante é você colocar ela sozinha num conector e deixar pra estar 100% de rotação o tempo todo

Postado

@G4R0D Vou mudar pra essa formatação de fans também, em dia de calor 10º faz muita diferença. Pra controlar a bomba, onde eu posso setar 100%? Porque o ICue não mostra a bomba, só pra controlar o resfriamento dos fans (que estão no radiador e o fan de trás)image.thumb.png.3e3ad80382ff63a3bc3d5c54203f91c6.png

• Solução
Postado

https://www.ASRock.com/mb/AMD/B550M Steel Legend/#Download eu uso o programa da propria ASRock
seria o ASRock Tuning Utility, nesse link baixa o Motherboard Utility, aí nele tu encontra, no app tu consegue controla cada conexaõ em separado

Deixo assim a bomba:

image.png.9a0dd498d9eb9fb2c284d3337b1abe05.png

E a curva das fans assim:

image.png.b605e71fdbff024a6369f8bf8f7f569c.png

ele é bem simples de mexer e n ocupar muito do pc enquanto roda em segundo plano

Postado

O GodZula testou todas as combinações possíveis de fans num Lian Li 011 Dynamics EVO, e o melhor compromisso foi a posição  "A" - tanto faz se com a GPU na horizontal ou vertical:

• 3 fans lateral direita puxando ar do ambiente para dentro
  • 3 fans no fundo puxando ar do ambiente para dento
  • 1 fan na traseira, puxando ar aquecido para fora
  • 3 fans do radiador do WC 360 no topo, puxando ar aquecido para fora.

Com a GPU n vertical a  F e a J até baixa 2 graus no CPU mas esquenta 4 e 2 graus na GPU.

011-Dynamics-EVO.jpg

16 horas atrás, iurimenconi disse:

meu gabinete é o Lian Li O11 EVO Dynamic, RGB, eu instalei o radiador na parte de cima jogando pra fora, 3 fans embaixo e 1 atrás puxando ar para dentro do gabinete e mais 3 na lateral jogando para fora

As 3 da lateral jogando (ar) para fora estão erradas*, elas estão puxando  a maior parte do ar fresco que entra pelas 2 fans no fundo mais perto da frente para fora, evitando vá para os fans do radiador. É similar ao erro de colocar 3 fans no topo do gabinete quando usa air cooler.

Basicamente só a fan traseira esta mandando ar fresco para o radiador, já que as 3 do fundo são Rise Mode - CFM fake; fracas que movimentam pouco ar e também estão empurrando ar quente que sai da GPU na direção do radiador, o porque é importante que a fan traseira puxe para fora, vai expulsar parte deste ar.

Fans-erradas.jpg

* Provavelmente colocou desse jeito porque achou que ficaria "mais bonitinho", mas para isso deveria ter comprado fans reversas - puxam ar para dentro sem estarem mostrando a traseira.

Para comparação, o Guiga Games testou um Ryzen 5700X3D com o air cooler DeepCool AG400 (1 fan 120mm), GPU RTX4070 Ti Leadtek Hurricane, gabinete Montech Air 903 Base - que tem ótimo airflow; com  2 fans de 140mm na frente, 1 na traseira - CFM 85, pressão 2.5, temperatura ambiente 31 graus. Jogando COD Warzone o CPU ficou em 72 graus.

Postado

@1lokos LTT tb já testou, J2c tb já testou, e diversos outros já testaram, e todos os resultados SEMPRE divergem, a circulação do ar no ambiente influência MUITO, n conheço esse godzula, mas cada caso é um caso, nunca se atenha a fulano disse q esse é o melhor e é como vou usar, faça seus testes, mudes as fans, mude o local q o gabinete fica, isso tudo influência pacarai!

Postado

De fato, cada "case" é um caso, e também depende da qualidade das fans usadas. Vide que o Air 903 Base que tem ótimo airflow com apenas 3 fans de 140mm, PWM, CFM 85,  pressão 2.5 (anunciados, na prática deve ser menos) - 2 de entrada, 1 de exaustão, e nem são fans de linha comercial, mas modelos mais baratos para gabinete. No Sky Two GX vem as AX140.

Mas como no caso do OP o gabinete é o mesmo do cara da bateria de testes, o teste pelo menos serve de parâmetro para começar - as diferenças de temperaturas entre as melhores e piores configurações não foi muita; e é 99% certeza que o sujeito não testou usando fans "de enfeite" tipo RizyMody. 😜 

O Mr.Matt Lee recomenda para aquário usar "força bruta" - fans com alto CFM e pressão.

Como curiosidade, o caso de teste mais curioso que já vi foi do NZXT H7 (2024) no KitGuru, o gabinete vem com 3 fans NZXT sem LED na frente, trocaram por fans NZXT RGB, inclusive no WC Kraken - usaram 10 fans ao custo de $230; o resultado foi aumento da temperatura do CPU em 7 graus. Bom, pelo menos baixou 3 graus na GPU. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...