Ir ao conteúdo

PC com Ryzen 5 8600G, A620M e 32GB RAM DDR5 até R$ 4.000 compensa?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Config pelo site (meupc.net): LINK

Planilha com preços, peças e links de onde peguei as peças:

R5 8600G: LINK
Preço: 1.405,54
Sobra: 2.594,46

A620M: LINK
Preço: 602,26
Sobra: 1.992,2

memória RAM 32gb: LINK
Preço: 805,54
Sobra: 1.186,66

SSD:LINK
Preço: 419,89
Sobra: 766,77

Cooler processador:LINK
Preço: 64,59
Sobra: 702,18

Fonte:LINK
Preço: 499,88
Sobra: 202,3

Gabinete:LINK
Preço: 294,00
Sobra: -91,7

Total (parcelado): 4.091,60 (estourou por 91,60)
Total (à vista): 3.669,56 (dentro do orçamento)

Um cara respondeu um tópico que eu criei: LINK, falando que com o preço que eu usei pra fazer essa config, daria pra montar um PC DDR5 melhor que o outro, eu não consegui montar um com R$3500,00 mas "consegui" com R$4000,00 parcelado o orçamento estoura, mas a vista não, acredito que comprando o gabinete e a fonte à vista ele fica abaixo dos R$4000,00.

Queria saber se essa config compensa, ou se é possível fazer alguma alteração melhorando ela, mantendo nessa faixa de preço.

@vinizinhus

• Pedroou alterou o título para PC com Ryzen 5 8600G, A620M e 32GB RAM DDR5 até R$ 4.000 compensa?
Postado

@Batata Defumada Objetivos para jogos e estudos, só que obviamente mais para jogos, tinha colocado um AM4 em um outro post, por essa faixa de preço, e falaram que nesse preço daria pra pegar um AM5, as peças estão em promoção, então está bem mais barato, por esse preço não compensa?

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, KauanHGS disse:

Objetivos para jogos e estudos, só que obviamente mais para jogos

Que tipo de jogo? Porque nem placa de vídeo dedicada tem, a depender do tipo de jogo que você quiser rodar os gráficos integrados não vão entregar uma performance satisfatória.

Postado

Jogos FPS no geral, e jogos de história, os jogos que eu vi, como GOW, RDR, TLOU etc, esse processador vai rodar, se der uma forçada roda até Starfield.

Além de jogos vou precisar usar para iniciar na programação, e ele vai suprir de boa essa parte.

Postado

A placa-mãe é extremamente básica e com VRM ruim, a julgar pelo teste do Guiga
Eu não a compraria, e sei que o preço é tentador.
No teste de COD Warzone com o Ryzen 5 8600G o VRM ficou em 83 graus e o processador em 77.

O detalhe é que no teste ele usou um WC, um Cooler que soprasse ar diretamente na direção do soquete poderia, talvez, "despiorar" as coisas. Por outro lado, o teste foi feito em bancada, e ao se colocar tudo dentro de um Gabinete há chances de ficar ainda pior. 
Pessoalmente, a Placa AM5 mais barata que eu confiaria é a ASUS TUF GAMING A620M-PLUS

Quanto ao processador, seu gráfico integrado é bom, superando 5600G e 5700G, porém a parte de processamento é semelhante ao Ryzen 5 5600.
Ou seja, ao combiná-lo com uma Placa de Vídeo você continuará com desempenho de Ryzen 5 AM4.

Na AM5 o mínimo que eu compraria é o Ryzen 5 7600.

• Solução
Postado
1 hora atrás, KauanHGS disse:

a configuração desse tópico: tópico, valeria mais a pena?

Nesse tópico acima está optando por uma fonte A650BN que custa 370 parcelado e 314 à vista, sendo que eu já disse que na Kabum ela custa 329 parcelado e 289 à vista LINK

Falei também da Galax Omega 500, que está custando 282 parcelado e 239 à vista LINK

O Cooler é ruim, como 1lokos disse. O barato e bom é o DeepCool AG400, que custa 126 LINK

O 5700G acompanha Cooler, porém não sei como ele se sai no próprio 5700G.

Para quem está com orçamento limitado, o bom e barato são os itens abaixo:

Ryzen 5 5500 = R$ 648,90 LINK / Gigabyte A520M S2H = R$449,99 LINK / 2 pentes de memória 3200mhz cl16 = R$ 118,99 cada LINK
SSD Kingston NV2 1TB = R$ 424,90 LINK / RX 6600 = R$ 1.369,99 LINK / Fonte Galax Omega GL500S = R$ 239,99 LINK
Gabinete Montech x3 MESH = R$ 249,90 LINK

Total R$ 3.621,65 

Isso é o que dá para comprar de melhor na data de hoje com orçamento limitado.
Se quiser melhorar pode trocar o processador pelo Ryzen 5 5600, que custa R$ 853,31 LINK e a placa-mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi, que custa R$ 729,99 LINK

@KauanHGS

Lembrando de nunca utilizar estabilizador, mas sim filtro de linha. Filtro de linha da marca clamper é recomendado LINK

• Curtir 3
Postado
18 horas atrás, KauanHGS disse:

A620M: LINK - MSI A620M-E

Considerando que quer um PC de baixo custo, esta até OK'ish.

Porém fique consciente de que esta placa-mãe tem VRM fraco - nesse teste*  até com Ryzen 8600G ficou na casa dos 80º,* então quando puder trocar de CPU pode ser que terá que comprar uma placa-mãe melhor.

* Um ponto a notar é que neste teste o Guiga Games inventou a besteira de usar um WC 120mm Rise Mode, o que prejudica o VRM sem dissipador da placa-mãe, porque não circula ar na região, mas mesmo que usasse um air cooler não iria deixar o VRM abaixo dos 80 graus.

Citação

Cooler processador: LINK -  2 heatpipes, fan 90mm, 3 pinos (sem PWM), RGB Rainbow.

Economize os R$ 65,00 - pois a comprar CPU cooler fraco use o cooler box AMD Wraith Stealth que vem com o CPU, pois se o gabinete tiver airflow decente é suficiente para os Ryzen final "G".

Um detalhe que talvez não tenha observado do cooler do link: "iluminação arco-íris fixa" - ou seja LED RGB Rainbow, não muda de cores, não tem efeitos - não pode colocar para "dançar a Macarena"; sequer pode desligar o "empiriquitamento". 😜 

Na minha opinião para substituir o cooler box deve comprar cooler que tenha pelo menos 4 heatpipes e fan de 120mm, sendo o mais barato - que vale a pena; o Gamdias Boreas E1-410 - a partir dos R$ 80,00.

Se quer CPU cooler com LED "frufru" deve comprar no padrão A-RGB (5v) - que é o padrão moderno, endereçável; porém placa-mãe barata de entrada não tem conector ARGB (5v), assim será obrigado a gastar mais uns R$ 80-100,00 comprando uma controladora A-RGB. 

Tem fonte confiável mais barata que essa que colocou - que é de marca polêmica. O fato desta ai ser modular não faz diferença prática, a fonte e cabos extras vão ficar ocultos pelo PSU cover.

• Curtir 1
Postado

@1lokos

14 minutos atrás, 1lokos disse:

Um detalhe que talvez não tenha observado do cooler do link: "iluminação arco-íris fixa" - ou seja LED RGB Rainbow, não muda de cores, não tem efeitos - não pode colocar para "dançar a Macarena"; sequer pode desligar o "empiriquitamento". 😜 

meio que o frufru não importa, eu to indo pelo preço, e não se é bonito

Postado

@Crixus Champion se eu tivesse grana eu pegaria, mas vou pegar um pc mais pra outubro e tal, mas já estou vendo o que compensa e o que não compensa pra quando for comprar, ter uma ideia do que pesquisar, talvez depois que eu compre um pc, o que eu estou agora vá para o meu irmão, se eu fizer um tópico de upgrade no pc, tem problema se eu te marcar?

Postado
9 minutos atrás, KauanHGS disse:

@Crixus Champion se eu tivesse grana eu pegaria, mas vou pegar um pc mais pra outubro e tal, mas já estou vendo o que compensa e o que não compensa pra quando for comprar, ter uma ideia do que pesquisar, talvez depois que eu compre um pc, o que eu estou agora vá para o meu irmão, se eu fizer um tópico de upgrade no pc, tem problema se eu te marcar?

Pode marcar se precisar.

Contudo, a recomendação de outubro pode ser diferente em relação à de hoje, visto que preços podem mudar até mesmo em questão de horas. 

Postado

@Crixus Champion sim, quando eu for pesquisar pra realmente comprar, eu vou buscar o melhor preço, por enquanto estou analisando qual processador é melhor que outro, essas coisas, só para quando eu realmente for comprar, eu ter um guia do que buscar

terminei de escrever o tópico, ai vou te marcar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!