Ir ao conteúdo

Fans traseiros e superiores, qual a direção ideal do fluxo de ar?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Pretendo comprar 3 coolers fan para meu gabinete, porém ele só tem suporte para 1 traseiro e 2 superiores, minha dúvida é devo deixar todos como exaustores ou deixo algum soprando o ar para dentro?

Postado

Recomendo que deixe os dois superiores jogando o ar para dentro do pc e o traseiro jogando para fora, assim pode criar um fluxo de ar constante dentro do pc para melhorrefrigeração. (mas caso queira deixar os 3 jogando ar para dentro também não vejo problema caso tenha por onde o ar sair).

Postado
7 horas atrás, Hiago7 disse:

Pretendo comprar 3 coolers fan para meu gabinete

Para desempenho térmico ou estética?

Qual sua atual configuração e gabinete?

Têm fan alguma aí?

Ideal é que hajam duas fans na frente puxando ar para dentro do gabinete e uma traseira retirando, caso utilize air cooler.

Postado

Se for gabinete tipo Aigo DK100* - que não tem onde aparafusar fans na frente, e nem adiantaria, não tem entrada de ar; faça o que o Rick_ALK disse, os fans de cima puxando ar, o de trás soprando para fora, assim o fan do air cooler recebe ar fresco.

Ignore a "popular wisdom" de que ar quente sobe - de fato sobe, mas no restrito espaço de um gabinete isso não tem relevância.

dk100-bk45.jpg

BTW - Num vídeo recente o "Pixauzete" subliminarmente sugeriu esse gabinete para os "escritos", na montagem "custo-benéficio" com Ryzen 8500G. Bom, pelo menos combinou: gabinete ruim, APU ruim, placa-mãe ruim (MSI A620M-E)... 😜 

* Se for o Pichau HX300M Glass da para colocar dois fans na frente, prendendo com fita dupla face ou abraçadeira de Nylon "enforca gato".

Postado
2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Para desempenho térmico ou estética?

Qual sua atual configuração e gabinete?

Têm fan alguma aí?

Ideal é que hajam duas fans na frente puxando ar para dentro do gabinete e uma traseira retirando, caso utilize air cooler.

@RonaldoXbox Térmico, RX550, I3-4160, 16GB RAM, o gabinete é o Aigo DK100, já tenho um fan em cima da placa-mãe.

8 horas atrás, Ricky_ALK disse:

Recomendo que deixe os dois superiores jogando o ar para dentro do pc e o traseiro jogando para fora, assim pode criar um fluxo de ar constante dentro do pc para melhorrefrigeração. (mas caso queira deixar os 3 jogando ar para dentro também não vejo problema caso tenha por onde o ar sair).

@Ricky_ALK obrigado pela sugestão, provavelmente vou usar essa configuração mesmo.

49 minutos atrás, 1lokos disse:

Se for gabinete tipo Aigo DK100* - que não tem onde aparafusar fans na frente, e nem adiantaria, não tem entrada de ar; faça o que o Rick_ALK disse, os fans de cima puxando ar, o de trás soprando para fora, assim o fan do air cooler recebe ar fresco.

Ignore a "popular wisdom" de que ar quente sobe - de fato sobe, mas no restrito espaço de um gabinete isso não tem relevância.

dk100-bk45.jpg

BTW - Num vídeo recente o "Pixauzete" subliminarmente sugeriu esse gabinete para os "escritos", na montagem "custo-benéficio" com Ryzen 8500G. Bom, pelo menos combinou: gabinete ruim, APU ruim, placa-mãe ruim (MSI A620M-E)... 😜 

* Se for o Pichau HX300M Glass da para colocar dois fans na frente, prendendo com fita dupla face ou abraçadeira de Nylon "enforca gato".

@1lokos Meus hardwares são todos da 4ª geração, é o que cabe no meu bolso no momento, mas consigo usufruir de todos os jogos que tenho vontade de jogar, obrigado por dar mais embasamento ao que o Ricky_ALK escreveu, vou usar essa configuração que ele sugeriu.

Postado

E como estão as temperaturas?

Imagino que pelo hardware gerar pouco calor, deva precisar de pouco fluxo de ar, então em tese essa sua fan deveria dar conta.

Tenho uma máquina com um i5 3470 e seu (triste) cooler box, o gabinete têm literalmente duas entradas/saídas de ar, não uso nenhuma ventoinha adicional e minhas temperaturas ficam dentro do aceitável mesmo em estresse.

• guilherme_dr alterou o título para Fans traseiros e superiores, qual a direção ideal do fluxo de ar?
Postado
4 horas atrás, RonaldoXbox disse:

E como estão as temperaturas?

Imagino que pelo hardware gerar pouco calor, deva precisar de pouco fluxo de ar, então em tese essa sua fan deveria dar conta.

Tenho uma máquina com um i5 3470 e seu (triste) cooler box, o gabinete têm literalmente duas entradas/saídas de ar, não uso nenhuma ventoinha adicional e minhas temperaturas ficam dentro do aceitável mesmo em estresse.

@RonaldoXbox Só com navegador e algumas tarefas mais simples fica na casa dos 45°C, agora em um jogo mais pesado por exemplo o RE7 fica em média em 80°C

Postado
18 horas atrás, Hiago7 disse:

Pretendo comprar 3 coolers fan para meu gabinete, porém ele só tem suporte para 1 traseiro e 2 superiores, minha dúvida é devo deixar todos como exaustores ou deixo algum soprando o ar para dentro?

Postado
22 horas atrás, Hiago7 disse:

Só com navegador e algumas tarefas mais simples fica na casa dos 45°C, agora em um jogo mais pesado por exemplo o RE7 fica em média em 80°C

Para uma única ventoinha + gabinete forno estão boas, não ideais, mas longe do território de perda de quadros.

A meu ver não compensa tanto assim adicionar mais ventoinhas em seu gabinete, já que na prática só irá diminuir um pouco um número na sua tela, desempenho se manterá o mesmo e a saúde da CPU também.

• Solução
Postado

Neste vídeo o cara testou - sem muito rigor; as duas configurações possíveis do DK100:

• Duas fans no topo como entrada, fan traseira como exaustão.
  • Fan traseira como entrada, duas fans no topo como exaustão.

Sem estresse, as duas fans no topo como admissão foram mais benéficas, já com estresse empatou, provavelmente porque as fans usadas (Mancer); são "de enfeite" - pouco CFM e pressão; a capacidade e velocidade de renovar o ar do interior do gabinete não acompanhou a geração de calor pelo CPU.

Note também que com as fans no topo admitindo ar, deixar a lateral sem o vidro faz pouca diferença.

DK100.jpg

Postado
6 horas atrás, 1lokos disse:

Neste vídeo o cara testou - sem muito rigor; as duas configurações possíveis do DK100:

• Duas fans no topo como entrada, fan traseira como exaustão.
  • Fan traseira como entrada, duas fans no topo como exaustão.

Sem estresse, as duas fans no topo como admissão foram mais benéficas, já com estresse empatou, provavelmente porque as fans usadas (Mancer); são "de enfeite" - pouco CFM e pressão; a capacidade e velocidade de renovar o ar do interior do gabinete não acompanhou a geração de calor pelo CPU.

Note também que com as fans no topo admitindo ar, deixar a lateral sem o vidro faz pouca diferença.

DK100.jpg

@1lokos Obrigado cara, ajudou muito!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...