Ir ao conteúdo

Upgrade em PC Antigo,LGA 775

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Postado

Olá,sou novo aqui no site.Tenho um kit já antigo com as seguintes configurações e estou pensando em fazer um upgrade:

placa-mãe : MW-G41T-M7 -Megaware-

Processador : Core 2 Quad Q9400 (Antes tinha um Pentium E8400)

memória RAM : 4x2 GB Smart 1333MHz -Limitado à 1066MHz- (Antes usava 2x1 GB 800MHz)

Placa de vídeo : GPU integrada GMA X4500 4(Só serve pra dar vídeo e sofre em jogos básicos )

Compreendo que se trata de um kit bem antigo,entretanto,no momento não é viável o upgrade de plataforma e o PC atende às minhas demandas (Estudos em programação,entretenimento e alguns jogos leves como Tomb Raider e GTA V.Esses últimos com placa de vídeo,por que o Tomb Raider 2013 roda entre 9 e 15 fps com o gráfico integrado).Seria melhor investir numa placa de vídeo como a RX 550 do seguinte anúncio https://www.terabyteshop.com.br/produto/20487/placa-de-Vídeo-afox-radeon-rx-550-4gb-gddr5-afrx550-4096d5h4-v6?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMI8e6m2YeViAMVTF5IAB0MNxZHEAQYCCABEgIDOfD_BwE,juntar mais um pouco e comprar uma RX 580,ou fazer um upgrade de plataforma?Sei que no caso de escolher a RX 580 o gargalo será imenso porém,acabo gastando menos por que num futuro upgrade de plataforma não preciso comprar outra placa de vídeo.

O que vocês recomendam?

• Membro VIP
Postado

1. Sugiro um upgrade de processador, conforme a lista a seguir:
https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_2_Quad/Q9400.html

2. De acordo com as especificações da sua placa-mãe (veja mais aqui), ela suporta slots de RAM com 8GB. Logo, a compra de dois pentes de 8GB RAM DDR3 (em vez de usar 4 pentes de 2GB) vai melhorar sua estabilidade e performance geral (além de aumentar a quantidade total de RAM).

3. Sugiro a RX580 mesmo. Bom custo-benefício, e qualquer coisa muito acima dela vai ficar muito limitada pelo resto do setup.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Levir_D disse:

Opa Gabriel,agradeço a tabela,mas o foco do Tópico é o upgrade de placa de vídeo.

Coloquei apenas o link de início, e salvei sem querer. Mas, minha resposta (agora corrigida), sana melhor as dúvidas das suas 2 perguntas, relacionadas às suas 3 opções de melhoria na configuração.

1. Sobre qual opção é a melhor: do ponto de vista econômico, fazer o que sugeri (upgrade processador e RAM, o que te possibilita um melhor aproveitamento da placa de vídeo depois). Do ponto de vista prático, trocar a plataforma inteira por uma de entrada mais moderna.

2. As demais recomendações são autoexplicativas, creio eu. E vale salientar também que, dada a diferença de potência entre processador e placas dedicadas, mesmo a RX 550 não deve ter uma performance muito diferente da RX 580 nessa configuração, a não ser que você troque o processador para o Core 2 Quad Q9705, ou o Extreme Q9770, por exemplo. Aí a combinação fica mais interessante...

Postado

1 hora atrás, Levir_D disse:

GTA V

Apesar de GTA V ser um jogo leva para PCs atuais, não é tão leve assim para um Q9400, principalmente porque eu suponho que você queira jogar online. Independente da placa que escolher, esse CPU não vai render de uma forma tão satisfatória, geralmente foca-se em 60+ FPS, e pra isso você precisaria de um CPU mais moderno.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Apesar de GTA V ser um jogo leva para PCs atuais, não é tão leve assim para um Q9400, principalmente porque eu suponho que você queira jogar online. Independente da placa que escolher, esse CPU não vai render de uma forma tão satisfatória, geralmente foca-se em 60+ FPS, e pra isso você precisaria de um CPU mais moderno.

De fato. A CPU atual dele é um Quad Core de 2.7GHz de frequência máxima. Se conseguir substituir por um Q9705, também Quad Core, e com mesmo TDP, mas de 3.2GHz, dá pra jogar melhor...

Postado
22 horas atrás, Gabriel U disse:

Coloquei apenas o link de início, e salvei sem querer. Mas, minha resposta (agora corrigida), sana melhor as dúvidas das suas 2 perguntas, relacionadas às suas 3 opções de melhoria na configuração.

1. Sobre qual opção é a melhor: do ponto de vista econômico, fazer o que sugeri (upgrade processador e RAM, o que te possibilita um melhor aproveitamento da placa de vídeo depois). Do ponto de vista prático, trocar a plataforma inteira por uma de entrada mais moderna.

2. As demais recomendações são autoexplicativas, creio eu. E vale salientar também que, dada a diferença de potência entre processador e placas dedicadas, mesmo a RX 550 não deve ter uma performance muito diferente da RX 580 nessa configuração, a não ser que você troque o processador para o Core 2 Quad Q9705, ou o Extreme Q9770, por exemplo. Aí a combinação fica mais interessante...

Nesse caso,eu acho que seria melhor comprar uma RX 580 8GB que,por mais que possa gerar um gargalo enorme,me possibilita mais comodidade ao fazer um upgrade de plataforma,que vou me esforçar pra conseguir o quanto antes.Obrigado!!

22 horas atrás, Diego Mendes Rodrigues disse:

@Levir_D , bom dia.

A RX 550 é muito fraca, sugiro uma RX 570 ou RX 580.

R$ 459,97 - Placa De Vídeo AMD MS Armor Radeon RX 570 4GB

R$ 500,00 - Placa de Vídeo XFX RX 570 4GB

R$ 600,00 - Placa de Vídeo AMD XFX RX 580 4GB
R$ 630,00 - Placa de Vídeo Sapphire RX 580 4 GB

Espero ter ajudado!

Diego

Com poucas pesquisas na internet encontrei anúncios em que a 580 8GB custava pouco mais de 200 reais que a 550 4GB e realmente,a diferença de desempenho entre as duas é enorme.Obrigado pela ajuda Diego!!

21 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Sim,o C2Q Q9400 geralmente fica em 100% durante a gameplay no GTA V e levando em conta o que os outros colegas disseram sobre a 550 em comparação com a 580,cheguei à conclusão de que seria melhor comprar a 580 e,futuramente,investir numa plataforma mais nova.Obrigado!

• Curtir 1
Postado

2. De acordo com as especificações da sua placa-mãe (veja mais aqui), ela suporta slots de RAM com 8GB. Logo, a compra de dois pentes de 8GB RAM DDR3 (em vez de usar 4 pentes de 2GB) vai melhorar sua estabilidade e performance geral (além de aumentar a quantidade total de RAM).

3. Sugiro a RX580 mesmo. Bom custo-benefício, e qualquer coisa muito acima dela vai ficar muito limitada pelo resto do setup.

aproveitando o tópico do colega, eu to levantando um PC pra minha esposa e que rode alguns joguinhos. I5 3570k. Essa placa de vídeo vai casar bem com esse processador?

Postado

Apenas uma correção,estou usando dois pentes de 4GB DDR3 e,provavelmente minha placa-mãe suporta módulos de 8GB entretanto,no máximo 1.

2 minutos atrás, DarkStalker disse:

aproveitando o tópico do colega, eu to levantando um PC pra minha esposa e que rode alguns joguinhos. I5 3570k. Essa placa de vídeo vai casar bem com esse processador?

Bom dia amigo.O I5 3570K embora antigo,deve levar bem uma placa de vídeo como a RX580 8GB e se você escolhê-la agora,ela ainda pode segurar um futuro upgrade de processador e placa-mãe.

Qual o foco do uso dela com o PC?São jogos muito atuais?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, DarkStalker disse:

@Levir_D Na verdade é mais internet/estudo e de vez em quando ela joga um the sims 4, sincity... esses tipos de jogos.

Jogos com porte mobile geralmente são mais leves. Até vídeos integrados (com boa quantidade de RAM para o processador e para o vídeo) dão conta desse tipo de jogo. Ainda assim, placas como as RX série 500, ou as GTX série 10** e 16** são os melhores custo-benefício quando se fala de "gaming low end" (ou jogatina de baixo orçamento) hoje em dia. Logo, as intermediárias de alguns anos atrás são as novas melhores opções de entrada, e basicamente qualquer PC, por mais fraco que seja, consegue se adaptar a pelo menos uma delas.

Sendo assim, e trocando em miúdos, recomendo: Core i5-3470K, pelo menos 8GB RAM em dois pentes (mas 16GB ainda é preferência), um bom SSD, e placas até RX 580 ou GTX 1660. Não muito acima disso, pra não ficar (muito) desbalanceado.

1 hora atrás, Levir_D disse:

Nesse caso,eu acho que seria melhor comprar uma RX 580 8GB que,por mais que possa gerar um gargalo enorme,me possibilita mais comodidade ao fazer um upgrade de plataforma,que vou me esforçar pra conseguir o quanto antes.Obrigado!!

[...]

Sim,o C2Q Q9400 geralmente fica em 100% durante a gameplay no GTA V e levando em conta o que os outros colegas disseram sobre a 550 em comparação com a 580,cheguei à conclusão de que seria melhor comprar a 580 e,futuramente,investir numa plataforma mais nova.Obrigado!

É realmente um bom raciocínio para a escolha de placa. É sempre melhor ter sobra de performance na placa de vídeo, do que no processador. Realmente é uma boa escolha, considerando as condições atuais de investimento no seu setup.

Sobre o processador, se você usa 2 pentes de 4GB, a substituição deles por 2 pentes de 8GB (dobrando o total de memória disponível) pode ajudar seu processador a ganhar um pouco mais de folga no desempenho. Isso ocorre porque, com mais memória disponível, o processador precisa fazer menos swap (usando armazenamento como memória RAM), e também precisa de menos operações de escrita constantes na RAM (tirando arquivos do armazenamento, escrevendo na RAM, usando, apagando da RAM, tirando novos arquivos do armazenamento, e assim por diante).

Ou seja, se a troca de processador não for uma opção por agora, pelo menos o aumento de RAM pode ser. E pode ajudar bastante.

• Curtir 1
Postado
Em 28/08/2024 às 08:25, Levir_D disse:

Apenas uma correção,estou usando dois pentes de 4GB DDR3 e,provavelmente minha placa-mãe suporta módulos de 8GB entretanto,no máximo 1.

Bom dia amigo.O I5 3570K embora antigo,deve levar bem uma placa de vídeo como a RX580 8GB e se você escolhê-la agora,ela ainda pode segurar um futuro upgrade de processador e placa-mãe.

Qual o foco do uso dela com o PC?São jogos muito atuais?

Exato, plataforma LGA 775 não suporta pentes DDR3 de 8Gb. Mesmo os pentes de 4Gb, só funcionam se forem Dual Rank pois estes irão possuir chips de 256Mb. As memórias DDR3 8gb dual rank utilizam chips 512Mb.

Em relação a placa de Vídeo, mesmo um Q9650 só consegue levar sem gargalo(ou com pouco gargalo) uma GTX 750ti. Qualquer placa de Vídeo acima dela ficará limitada, eu já testei aqui...

Já que não pode gastar muito para trocar de plataforma, recomendo procurar no mercado de usados(OLX ou marketplace do facebook) placas usadas como a GTX 750ti, RX550, RX 560, etc, com valor de no máximo 300 reais(acima disso esta caro e não vale a pena). Mercado Livre é muito inflacionado, muito difícil encontrar algo que vale a pena.
Já a RX580 eu acho que só vale a pena até uns 400 reais, e mesmo assim tem que tomar muito cuidado porque a maioria dessas placas são chinesas recondicionadas que foram usadas largamente em mineração(eu tenho uma dessas que paguei 290 reais na aliexpress e por enquanto esta funcionando, mas estou ciente que ela pode "morrer" a qualquer momento).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!