Ir ao conteúdo

PC por R$ 2.000,00: Gigabyte A520M S2H, Ryzen 5 5600G e 16GB, vale a pena?

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou bem perto de montar um PC para uso geral e alguns jogos leves, e gostaria de receber recomendações e sugestões sobre a configuração que tenho em mente. Abaixo estão os componentes que já escolhi e o preço que encontrei para cada um:

CPU: AMD Ryzen 5 5600G - R$ 715,00

memória RAM: 2x8GB DDR4 - R$ 196,00

placa-mãe: A520M S2H - R$ 450,00

Gabinete: Montech Air 903 Base - R$ 300,00

Fonte: SilverStone 500W - R$ 229,00

SSD NVMe: 256GB (já comprado) - R$ 120,00

Cooler do Processador: ???

Total: R$ 2.070,00

Queria saber se vocês acham que essa configuração está balanceada e se os preços estão bons, se houver alguma dica ou melhoria que eu possa considerar, seria ótimo.

• Membro VIP
Postado

Particularmente, considero a escolha muito equilibrada. Porém, nesta faixa de preço, e considerando ainda a necessidade de compra dos periféricos, eu preferiria escolher um notebook, e usá-lo como desktop, com monitor externo, teclado e mouse.

Postado
13 minutos atrás, Gabriel U disse:

Particularmente, considero a escolha muito equilibrada. Porém, nesta faixa de preço, e considerando ainda a necessidade de compra dos periféricos, eu preferiria escolher um notebook, e usá-lo como desktop, com monitor externo, teclado e mouse.

Agradeço pelo feedback, já possuo os periféricos e estou buscando uma solução que maximize o desempenho pelo custo, acredito que um desktop seja a melhor escolha pra mim nesse momento.

• Solução
Postado

Boa noite!

Passo aqui para te dar algumas informações em como melhorar suas escolhas e economizar, abaixo elas:

3 horas atrás, Gyston2089 disse:

CPU: AMD Ryzen 5 5600G - R$ 715,00

Em promoções o Ryzen 5 5600GT sai por R$ ~600, entregando um desempenho até 10% maior que seu antecessor, vale a pena esperar.

memória RAM: 2x8GB DDR4 - R$ 196,00

Esqueceu se de mencionar o modelo e suas respectivas especificações, mas de qualquer forma acho que não valham tanto a pena, neste preço só no mercado chinês e SE curtir uma aposta.

De qualquer forma, duas XPG D35 8GB estão saindo por R$ 288, com 10 anos de garantia e ótima qualidade.

placa-mãe: A520M S2H - R$ 450,00

Infelizmente não encontrei testes específicos relacionados à ela, mas duvido que não siga a tendência de ser uma placa ultra básica por parte da "Gigabomba", em promoções a ASUS TUF A520M Plus II sai por 470 - 520 reais, e acaba compensando muito mais que essa aí pelos recursos oferecidos e incrível qualidade de construção, se quiser (não recomendo, para jogos é uma péssima escolha) pode até pôr um Ryzen 9 5950X que essa placa o rodará sem problema algum, pelos valores citados realmente é incrível.

4 horas atrás, Gyston2089 disse:

Gabinete: Montech Air 903 Base - R$ 300,00

O modelo de gabinete com o atual maior custo/benefício, ótima escolha.

Fonte: SilverStone 500W - R$ 229,00

É o mínimo que se deve comprar atualmente, mas um ponto negativo dela é ter capacitores básicos, e por R$ 10+ encontra a Galax Omega GL500S que é bastante melhor.

Cooler do Processador: ???

Desnecessário, tanto o 5600G quanto o GT vêm com cooler box, em um case bem arrefecido (caso do modelo escolhido) o mesmo dará conta, a CPU deve pegar na média ~75ºC - ~85ºC.

Juntando tudo:

Processador no preço ideal: 600 reais

RAM: 288 reais

placa-mãe: 550 reais (vamos imaginá-la no pior dos casos(

Gabinete: Air 903 Black (320 reais) ou Air 903 White (280 reais).

Fonte: 240 reais

Se pagar estes preços o total da máquina ficará pouca coisa abaixo de seu orçamento, mas diversas peças terão uma melhor qualidade que pode acarretar bastante em sua durabilidade ao médio/longo prazo, upgrades futuros também são facilitados.

• Haha 1
  • guilherme_dr alterou o título para PC por R$ 2.000,00: Gigabyte A520M S2H, Ryzen 5 5600G e 16GB, vale a pena?
Postado
13 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Boa noite!

Passo aqui para te dar algumas informações em como melhorar suas escolhas e economizar, abaixo elas:

Em promoções o Ryzen 5 5600GT sai por R$ ~600, entregando um desempenho até 10% maior que seu antecessor, vale a pena esperar.

Esqueceu se de mencionar o modelo e suas respectivas especificações, mas de qualquer forma acho que não valham tanto a pena, neste preço só no mercado chinês e SE curtir uma aposta.

De qualquer forma, duas XPG D35 8GB estão saindo por R$ 288, com 10 anos de garantia e ótima qualidade.

Infelizmente não encontrei testes específicos relacionados à ela, mas duvido que não siga a tendência de ser uma placa ultra básica por parte da "Gigabomba", em promoções a ASUS TUF A520M Plus II sai por 470 - 520 reais, e acaba compensando muito mais que essa aí pelos recursos oferecidos e incrível qualidade de construção, se quiser (não recomendo, para jogos é uma péssima escolha) pode até pôr um Ryzen 9 5950X que essa placa o rodará sem problema algum, pelos valores citados realmente é incrível.

O modelo de gabinete com o atual maior custo/benefício, ótima escolha.

É o mínimo que se deve comprar atualmente, mas um ponto negativo dela é ter capacitores básicos, e por R$ 10+ encontra a Galax Omega GL500S que é bastante melhor.

Desnecessário, tanto o 5600G quanto o GT vêm com cooler box, em um case bem arrefecido (caso do modelo escolhido) o mesmo dará conta, a CPU deve pegar na média ~75ºC - ~85ºC.

Juntando tudo:

Processador no preço ideal: 600 reais

RAM: 288 reais

placa-mãe: 550 reais (vamos imaginá-la no pior dos casos(

Gabinete: Air 903 Black (320 reais) ou Air 903 White (280 reais).

Fonte: 240 reais

Se pagar estes preços o total da máquina ficará pouca coisa abaixo de seu orçamento, mas diversas peças terão uma melhor qualidade que pode acarretar bastante em sua durabilidade ao médio/longo prazo, upgrades futuros também são facilitados.

Obrigado pela explicação detalhada! Acho que vou comprar tudo junto da black friday. Obrigado.

Postado

Acho que vou comprar tudo junto da black friday

Sugiro então voltar umas ~3 semanas antes de bater o martelo nas compras, o mercado de hardware é incrivelmente volátil então uma recomendação de agora pode não ser tão boa quando for a hora definitiva.

Postado
16 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Sugiro então voltar umas ~3 semanas antes de bater o martelo nas compras, o mercado de hardware é incrivelmente volátil então uma recomendação de agora pode não ser tão boa quando for a hora definitiva.

Obrigado pela dica! Faz todo sentido esperar um pouco antes de fechar as compras, especialmente considerando as promoções que podem surgir. Vou seguir sua recomendação e dar uma olhada nas opções algumas semanas antes de comprar para garantir que estou fazendo as melhores escolhas. Agradeço novamente pela ajuda e pela paciência! Volto aqui em novembro.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!