Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu tenho um  Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML120L V2, RGB, 120mm, tenho ele a 1 ano e 3 meses, e começou a funcionar de maneira estranha depois de uma limpeza que fiz.

Troquei pasta térmica, mas não prendi corretamente e estava esquentando ficando sempre em 90 a 100º, arrumei e ele ficou normal 35 a 45º ( em IDLE com alguma coisa ou outra do computador rodando),deixei desligado de um dia para o outro e vi que voltou a esquentar, não podia ser pasta térmica ne encaixe pois estavam ok anteriormente.

Reiniciei o pc pensando que fosse algum bug do programa ou Windows (utilizo o MSI para verificar essas informações), e para minha surpresa a temperatura voltou ao normal depois de reiniciar, mas se eu deixo alguns minutos desligados e ligo novamente ele volta a esquentar muito mesmo em IDLE, mas se eu reinicio o pc umas 2 vezes volta a temperatura normal. se deixar de um dia para o outro a mesma coisa.

Minha placa-mãe é uma Gigabyte H170M-D3H, não tem pino exclusivo para a bomba, quando pesquisei e por indicação de amigos, coloquei a bomba ligada no conector Sys_fan e a ventoinha do wc no Cpu_fan, não consigo ouvir direito a bomba do WC, sempre foi muito silencioso, mas quando está quente a ventoinha faz barulho, desconfio que seja a bomba, mas não entendo esse funcionamento inconstante dela, penso que pode ser ar que entrou quando tirei a bomba, mas deveria voltar ao normal após um tempo de uso não? 

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Postado
45 minutos atrás, Darksiderkbr disse:

Sys_fan e a ventoinha do wc no Cpu_fan

eu faria o contrário.

além disso é importante checar nas configurações da BIOS se a velocidade do que tiver ligado a bombaestá o tempo todo em 100%, o outro pode modular conforme temperatura, mas a bomba precisa estar sempre 100% da velocidade.

Postado
Em 28/08/2024 às 13:55, Eder Neumann disse:
Citação

Em 28/08/2024 às 13:09, Darksiderkbr disse:

Sys_fan e a ventoinha do wc no Cpu_fan

eu faria o contrário.

Não a razão para ligar a bomba do WC no CPU_FAN. A ligação esta correta, pois o CPU_FAN vem programado no BIOS para controlar dinamicamente - em função da temperatura do CPU; a rotação de fans, seja fan de air cooler do CPU, seja fan de radiador de WC.

Verifique no BIOS se o conector SYS_FAN que plugou a bomba esta configurado como na imagem, se não estiver mude, e salve as configurações do BIOS.

Bomba em rotação constante no máximo*, bomba iniciada pela temperatura do CPU. Muitos usuários de placas da Gigabyte erram nesta parte.

* Usuários avançados - que entendam o que estão fazendo; podem experimentar com rotação menor, ex. 60-70%, visando reduzir o ruído.

- Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!