Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente, estou ajudando um amigo meu a montar um computador que ele só vai usar pra programar e usar pra design, entretanto eu fiquei com uma dúvida: Quais memórias são compatíveis com a placa-mãe MSI B450M PRO VDH MAX?

O pc que montei pro meu amigo foi esse:
CPU: AMD Ryzen 5 4600G

GPU: Vai ser o gráfico integrado do CPU

RAM: 16gb (2x8gb) em 3200mhz (Ainda não escolhi a marca, pois eu realmente não sei se vai ser compatível)

Placa-mãe: B450M PRO VDH MAX (com atualização de BIOS na Pichau)

Armazenamento: SSD Western Digital - WD GREEN 480GB

Gabinete: (Ainda não escolhi)

Fonte: Mancer Thunder 400w

ORÇAMENTO: R$ 2.000

O porque dessa pergunta é por causa que eu tive um trauma envolvendo incompatibilidade de memória quando eu migrei pra plataforma AM4. Bom, explicando: Eu tive um problema de compatibilidade de memória RAM, simplesmente a placa-mãe que uso MSI B450M-A PRO MAX não funcionava com certas memórias, atualmente estou tendo que utilizar as memórias que são compatíveis na lista da minha placa-mãe. E por isso estou fazendo este post pra ver quais memórias ram são compatíveis. Eu gostaria de saber se tem como saber se tal memória RAM é compatível com tal placa-mãe, entendem?

OBS: Ainda não foram comprada as peças, estamos na parte do planejamento de quais peças escolher.

Postado

Basicamente qualquer memória DDR4 será compatível, isso é válido para qualquer placa-mãe. Só fica no ar a questão da memória que você está comprando ser confiável ou não. Se for de marcas sólidas, como Kingston, XPG, Corsair, etc. a chance de você ter problemas é baixíssima, agora se for dessas marcas genéricas, Mancer, Rise Mode, Husky, etc. aí a chance de você ter uma dor de cabeça é um pouco maior. As vezes nem é problema da memória não funcionar no PC, às vezes é questão do perfil XMP não funcionar, ou de não ficar estável, coisas do tipo.

Eu utilizo minha B450M PRO-VDH Max com um par de memórias RAM Geil Evo Potenza 8GB 3600MHz CL18 há mais ou menos 3 anos sem ter passado por nenhum problema nesse tempo todo. Geil não é tão popular aqui no Brasil, mas parece ser uma marca decente, pelo menos alguns dos seus modelos de memória estão listadas na MSI em alguns modelos de placa-mãe. Aqui no fórum também já recomendei essa placa-mãe para outras pessoas usarem com memórias XPG ou Kingston, por exemplo, e também ninguém nunca retornou pra dizer que teve problemas.

Só ressaltando que a lista QVL só deve ser utilizada como base, são algumas amostras de modelos de memória que o fabricante testou na placa-mãe e talvez tenha algumas otimizações a mais para facilitar overclock e coisas do tipo. Usuários comuns não devem seguir essa lista a risca.

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Basicamente qualquer memória DDR4 será compatível, isso é válido para qualquer placa-mãe. Só fica no ar a questão da memória que você está comprando ser confiável ou não. Se for de marcas sólidas, como Kingston, XPG, Corsair, etc. a chance de você ter problemas é baixíssima, agora se for dessas marcas genéricas, Mancer, Rise Mode, Husky, etc. aí a chance de você ter uma dor de cabeça é um pouco maior. As vezes nem é problema da memória não funcionar no PC, às vezes é questão do perfil XMP não funcionar, ou de não ficar estável, coisas do tipo.

Beleza.

Eu utilizo minha B450M PRO-VDH Max com um par de memórias RAM Geil Evo Potenza 8GB 3600MHz CL18 há mais ou menos 3 anos sem ter passado por nenhum problema nesse tempo todo. Geil não é tão popular aqui no Brasil, mas parece ser uma marca decente, pelo menos alguns dos seus modelos de memória estão listadas na MSI em alguns modelos de placa-mãe. Aqui no fórum também já recomendei essa placa-mãe para outras pessoas usarem com memórias XPG ou Kingston, por exemplo, e também ninguém nunca retornou pra dizer que teve problemas.

Hmmm, certo. Qual modelo de memória tu recomendaria por nessa config aí? Outra coisa relacionada a placa-mãe: Se não me engano, essa B450M PRO VDH MAX precisa de atualização na BIOS pra reconhecer o 4600G, certo?

Só ressaltando que a lista QVL só deve ser utilizada como base, são algumas amostras de modelos de memória que o fabricante testou na placa-mãe e talvez tenha algumas otimizações a mais para facilitar overclock e coisas do tipo. Usuários comuns não devem seguir essa lista a risca.

QVL eu não sabia, pesquisei no google e diz significar Quality Vendor List, certo? Bom, agora entendi porque as memórias estão na lista de compatibilidade. É por causa que, como tu disse, a fabricante testou somente aquelas memórias, mas outrs por fora podem funcionar.

Uma coisa interessante a ressaltar é que uma vez comprei uma memória mancer banshee e ela não funcionou na minha placa-mãe, recentemente vi um post de uma outra pessoa com a mesma placa-mãe que a minha dizendo que a memória RAM não funcionou, algo assim.

Postado
agora, Aizen_. disse:

Hmmm, certo. Qual modelo de memória tu recomendaria por nessa config aí?

A mais barata que você conseguir encontrar das marcas que eu dei de exemplo já serve, em promoções você acha memórias boas a R$130-150 por cada módulo de 8GB. Exemplo:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25636/memória-DDR4-xpg-gammix-d35-8gb-3200mhz-black-ax4u32008g16a-sbkd35

A menos que você queira algo mais específico, talvez com RGB ou visual diferenciado, ai vai ter que pagar um pouco mais caro.

5 minutos atrás, Aizen_. disse:

Se não me engano, essa B450M PRO VDH MAX precisa de atualização na BIOS pra reconhecer o 4600G, certo?

Não precisa, lotes mais novos já vem com BIOS mais recentes (não a última, mas uma das mais recentes) e que já dão suporte para o 4600G.

7 minutos atrás, Aizen_. disse:

QVL eu não sabia, pesquisei no google e diz significar Quality Vendor List, certo? Bom, agora entendi porque as memórias estão na lista de compatibilidade. É por causa que, como tu disse, a fabricante testou somente aquelas memórias, mas outrs por fora podem funcionar.

Sim, é só uma lista de memórias verificadas. Você pode reparar que a maioria das memórias na lista geralmente são modelos um pouco mais premium.

17 minutos atrás, Aizen_. disse:

Uma coisa interessante a ressaltar é que uma vez comprei uma memória mancer banshee e ela não funcionou na minha placa-mãe, recentemente vi um post de uma outra pessoa com a mesma placa-mãe que a minha dizendo que a memória RAM não funcionou, algo assim.

Sim, já vi casos parecidos várias vezes com memórias Mancer, e também com algumas memórias chinesas, tipo Asgard, principalmente aquelas Juhor que costuma vender a pior categoria de memórias. Asgard até tem memórias boas, mas hoje em dia costumam ser os modelos mais caros (mais premium). Ela ganhou fama vendendo memórias baratas com qualidade decente, mas atualmente suas memórias baratas são apenas baratas mesmo, não é o mesmo nível de qualidade de antigamente.

Postado
19 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A mais barata que você conseguir encontrar das marcas que eu dei de exemplo já serve, em promoções você acha memórias boas a R$130-150 por cada módulo de 8GB. Exemplo:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25636/memória-DDR4-xpg-gammix-d35-8gb-3200mhz-black-ax4u32008g16a-sbkd35

A menos que você queira algo mais específico, talvez com RGB ou visual diferenciado, ai vai ter que pagar um pouco mais caro.

Oh, perfeito! Muito obrigado. Tenho uma duvida: O CSM ou Legacy da BIOS pode afetar o XMP? Tenho essa duvida pois algo estranho acontece com um outro pc de um amigo meu, a gente ativa o XMP da BIOS e o pc não da Vídeo mais, mesmo a memória sendo 3200mhz.  Ai a gente tem que tirar o xmp pra voltar ao normall

Postado
2 horas atrás, Aizen_. disse:

O CSM ou Legacy da BIOS pode afetar o XMP?

Teoricamente, não. CSM/Legacy é apenas a forma de boot do sistema. Hoje em dia não faz mais sentido utilizar esse modo.

2 horas atrás, Aizen_. disse:

Tenho essa duvida pois algo estranho acontece com um outro pc de um amigo meu, a gente ativa o XMP da BIOS e o pc não da Vídeo mais, mesmo a memória sendo 3200mhz.  Ai a gente tem que tirar o xmp pra voltar ao normall

Tem certeza que isso está relacionado com o fato do PC usar modo CSM/Legacy em vez de UEFI? O PC pode não aceitar o XMP por diversos motivos, mas nunca vi nada relacionado com o modo de boot. Qual a configuração do PC dele? Incluindo modelo do processador, da placa-mãe e da memória.

Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Tem certeza que isso está relacionado com o fato do PC usar modo CSM/Legacy em vez de UEFI?

Não tenho certeza, mas na época ele falou que se ativar o XMP o pc não dava boot no Windows. Isso foi há 4 meses atrás, mas lembrando da conversa que tive com ele, ele teve que mudar um troço envolvendo o CSM na BIOS pra voltar a dar boot no Windows. Ele disse que reutilizou um SSD que tinha em casa, mas o SSD estava em MBR, e não GPT. Pode ter furo nessa história, já que faz bastante tempo isso.

Qual a configuração do PC dele?

Se não me falhe a memória, a config dele é:

R5 5500

ASUS A520M PRIME

RTX 3060

16 gb (2x8 da marca Hikisemi)

O resto da config eu não lembro, mas lembro que a fonte dele não tinha certificação do Teclab.

O PC pode não aceitar o XMP por diversos motivos, mas nunca vi nada relacionado com o modo de boot.

Entendi. Eu mesmo nunca cheguei a estudar muito sobre o XMP ou quais motivos o pc pode não aceitar. Tu conseguiria me listar os mais comuns? 

Postado
22 horas atrás, Aizen_. disse:

Não tenho certeza, mas na época ele falou que se ativar o XMP o pc não dava boot no Windows. Isso foi há 4 meses atrás, mas lembrando da conversa que tive com ele, ele teve que mudar um troço envolvendo o CSM na BIOS pra voltar a dar boot no Windows. Ele disse que reutilizou um SSD que tinha em casa, mas o SSD estava em MBR, e não GPT. Pode ter furo nessa história, já que faz bastante tempo isso.

Pelo que eu sei, partição MBR só é reconhecida no modo CSM/Legacy, uma placa-mãe configurada em UEFI só trabalha com partição GPT.

Se não me falhe a memória, a config dele é:

R5 5500

ASUS A520M PRIME

RTX 3060

16 gb (2x8 da marca Hikisemi)

O resto da config eu não lembro, mas lembro que a fonte dele não tinha certificação do Teclab.

O Ryzen 5 5500 suportaria 3200MHz por padrão, placas-mãe da ASUS possuem BIOS bem estáveis e raramente dão problemas com memória, a única coisa que fica como suspeita aí são as memórias, pois são modelos genéricos, é praticamente a mesma coisa das memórias Mancer.

Entendi. Eu mesmo nunca cheguei a estudar muito sobre o XMP ou quais motivos o pc pode não aceitar. Tu conseguiria me listar os mais comuns? 

Primeiro de tudo é saber se seu CPU suporta a frequência do perfil XMP. 3200MHz é uma velocidade padrão garantida pela AMD para CPUs da linha 5000/4000/3000 (exceto os modelos 3200G e 3400G, que tem nome 3000, mas usam arquitetura da série 2000). CPUs mais antigos da série 2000 e 1000 tinham muitos problemas para atingir frequências mais altas, essa era uma das principais críticas contra a AMD. A frequência padrão de um Ryzen de 2ª geração era 2666MHz, com sorte dava pra tentar um overclock de 3000MHz, com mais sorte ainda, dava pra ir além. A partir da terceira geração, a controladora de RAM dos Ryzen melhorou bastante, foi aí que 3200MHz virou padrão, e eu mesmo uso 3600MHz.

Aí vem a questão de você ter uma placa-mãe decente. Primeiro passo é tentar comprar uma placa-mãe de marca boa, que tenha uma boa reputação com suas BIOS (ASUS e MSI são as duas melhores), porque às vezes a única coisa que impende você de conseguir estabilizar o XMP da sua memória RAM é um bug ou falta de otimização na BIOS. A qualidade de construção da placa-mãe também pode interferir na estabilidade de comunicação entre CPU e RAM, mas pegando uma placa de boa marca, você também evita esse tipo de problema. Claro que até marcas boas podem fazer placas ruins de vez enquanto, então é bom pesquisar antes.

Outro ponto é seguir a indicação no manual para instalação correta dos módulos de RAM. Placas com quatro slots tem lugar correto para instalar 1 ou 2 módulos, se você instalar de qualquer jeito, também pode atrapalhar na estabilidade. Inclusive eu já vi alguns usuários que estavam tendo problemas para estabilizar o XMP só por terem instalado as memórias de forma incorreta. Além disso, a AMD só garante os 3200MHz para até 2 pentes de RAM. Apesar de ter melhorado bastante a controladora de RAM dos seus CPUs nos últimos anos, ainda é um ponto fraco dos processadores AMD (nisso a Intel é bem melhor). Para 4 pentes, a frequência garantia pela AMD passa a ser 2933MHz, no caso de 4 módulos single-rank, ou 2666MHz para módulos dual-rank (mesmo se tiver single-rank no meio). Isso não quer dizer que não dá pra usar mais do que isso, alguns usuários consguem usar 3200MHz ou até 3600MHz mesmo com 4 módulos de RAM, mas é algo bem raro.

Postado
14 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O Ryzen 5 5500 suportaria 3200MHz por padrão, placas-mãe da ASUS possuem BIOS bem estáveis e raramente dão problemas com memória, a única coisa que fica como suspeita aí são as memórias, pois são modelos genéricos, é praticamente a mesma coisa das memórias Mancer.

Hikisemi se não me engano é uma marca mais focado pra parte de segurança, eu acho. Mas não sabia que as memórias deles eram genéricas.

CPUs mais antigos da série 2000 e 1000 tinham muitos problemas para atingir frequências mais altas, essa era uma das principais críticas contra a AMD

Essa parte da história dos Ryzen da AMD eu nem sabia. Eu só lembrava que antes dos Ryzen, no caso os AMD FX, os FX eram bastante criticados por causa da Alta Temperatura que eles atingiam.

Outro ponto é seguir a indicação no manual para instalação correta dos módulos de RAM.

Essa eu tô ligado, sempre instalar a memória no slot 2 e no slot 4 (se não me engano é B1 e B2). Ai ele ativa o dual-channel

Inclusive eu já vi alguns usuários que estavam tendo problemas para estabilizar o XMP só por terem instalado as memórias de forma incorreta.

Não sabia dessa parte que o xmp poderia dar problema se a memória estivesse instalada no slot errado.

Apesar de ter melhorado bastante a controladora de RAM dos seus CPUs nos últimos anos, ainda é um ponto fraco dos processadores AMD (nisso a Intel é bem melhor). Para 4 pentes, a frequência garantia pela AMD passa a ser 2933MHz, no caso de 4 módulos single-rank, ou 2666MHz para módulos dual-rank (mesmo se tiver single-rank no meio). Isso não quer dizer que não dá pra usar mais do que isso, alguns usuários consguem usar 3200MHz ou até 3600MHz mesmo com 4 módulos de RAM, mas é algo bem raro.

Interessante isso.

Amanhã vou falar com meu amigo e pedir pra ele explicar o que causa esse problema de não conseguir ativar o XMP. Ai eu te dou mais detalhes

Postado
Em 01/09/2024 às 08:01, Aizen_. disse:

Hikisemi se não me engano é uma marca mais focado pra parte de segurança, eu acho. Mas não sabia que as memórias deles eram genéricas.

É comum companhias especializadas em outras áreas entrarem no mercado de hardware com produtos white label, devido a facilidade e o baixo custo.

Essa parte da história dos Ryzen da AMD eu nem sabia. Eu só lembrava que antes dos Ryzen, no caso os AMD FX, os FX eram bastante criticados por causa da Alta Temperatura que eles atingiam.

FX foram CPUs horríveis, tinham um IPC mais baixo que os CPUs anteriores (da linha Phenom) e muito abaixo dos Intel concorrentes. Eles faziam sucesso aqui no Brasil devido ao baixo custo em relação a Intel, mas justamente por isso também tinha bastante dor de cabeça. O pessoal queria montar um PC barato usando FX, logo também comprava placa-mãe barata. O VRM das placas de entrada não eram preparados para CPUs de 95-125W, então os usuários desses processadores e placas-mãe vivam tendo problemas com desempenho.

Amanhã vou falar com meu amigo e pedir pra ele explicar o que causa esse problema de não conseguir ativar o XMP. Ai eu te dou mais detalhes

Fico no aguardo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!