Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estava procurando uma placa-mãe barata para usar com um i5 12400f, e encontrei a ASRock H610M-HVS por um preço bem agradável, poderiam me dizer se ela é uma opção para minha CPU? Se ela suporta PCIe 4.0? E se é bem construída.

Lembrando que escolhi o i5 12400f, para um PC de longo prazo, que pretendo usar sem realizar upgrades por no mínimo, uns 5 anos, e por conta do preço bem agradável, porquê infelizmente, a AMD não é o mesmo custo/benefício que antes... 

Postado

Esta a H610M-HVW parece ter um VRM bem simplório, mas é de se esperar que dê conta do i5-12400F, afinal é um CPU de entrada. O preço combina com o i5-12400F.

O Slot PCIe x16  para a GPU é PCI 4.0

Para NVMe é PCI 3.0 - limitação do chipset H610; e aparentemente esta placa não tem slot M.2 - pois existe a versão H610M-HDV/M2; o que explica o preço abaixo da média para H610.

• Armazenamento
  • - 4 x conectores SATA3 6.0 Gb/s

A H610m-HVS/M2 é R$ 470,00 na Amazon.

Nesse tópico do Reddit o autor usa a H610M-HDV/M2 com i5-12400F, uma segunda impressão:

Citação

Outra atualização depois de usar a placa-mãe por uma semana. É perfeitamente capaz de lidar com o 12400f (provavelmente não o F também).

A CPU usa cerca de ~ 45 W durante os jogos, mas pode consumir 65 W e 115 W no Cinebench e Aida64 sem nenhum grande pico de temperatura nos VRMs.

Provavelmente não recomendaria a placa se você fosse manter sua CPU no TDP máximo por longos períodos, mas para jogos ela é perfeitamente adequada.

Postado
3 minutos atrás, 1lokos disse:

Esta a H610M-HVW parece ter um VRM bem simplório, bom é de se esperar que dê conta do i5-12400F, afinal é um CPU de entrada. O preço combina com o i5-12400F.

O Slot PCIe x16  para a GPU é PCI 4.0

O slot M.2 para NVMe é PCI 3.0 - limitação do chipset H610.

Então posso comprar com segurança? É uma boa placa-mãe para meu processador?

@1lokos O Ryzen 5 5600, junto com uma MSI B450M PRO-VDH MAX sairia uns trocados a mais, mas tem melhor opção para upgrade, já o i5 12400f com essa placa-mãe sairia mais barato, por um desempenho melhor na maioria dos jogos, poderia me ajudar a fazer essa escolha?

• Solução
Postado

Note que editei acima colocando mais informações, esta placa não tem slot M.2 para NVMe, a versão H610M-HVS/M2 com o slot para NVMe é R$ 470,00.

Bom, é opção se quer gastar o mínimo possível e entende que não poderá usar outro CPU LGA1700 nesta placa.

Considere um Ryzen 5500 + B450 ou A520 - ex. Gigabyte A520M S2H, ficará com preço semelhante, e embora o Ryzen 5500 não renda como o i5-12400F ficará  com a opção de usar um Ryzen 5700X3D daqui a uns 2 anos. 

Postado
10 minutos atrás, 1lokos disse:

Note que editei acima colocando mais informações, esta placa não tem slot M.2 para NVMe, a versão H610M-HVS/M2 com o slot para NVMe é R$ 470,00.

Bom, é opção se quer gastar o mínimo possível e entende que não poderá usar outro CPU LGA1700 nesta placa.

Considere um Ryzen 5500 + B450 ou A520 - ex. Gigabyte A520M S2H, ficará com preço semelhante, e embora o Ryzen 5500 não renda como o i5-12400F ficará  com a opção de usar um Ryzen 5700X3D daqui a uns 2 anos. 

Entendi amigo, muito obrigado pela explicação, vou considerar isso na hora de fazer minha escolha, pois como os Intel de 15° geração já estão por vir, acho que vou ir pelo AM4, e ir fazendo upgrades aos poucos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!