Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Busquei um pouco sobre esses 2 recursos na internet, mas ainda fiquei com algumas dúvidas. Segue print do AMD Adrenaline Software e as dúvidas abaixo.

image.png.c6a9771d3b58ef1d3adc1991c41fabb8.png

1. O FSR 3 é só o upscaling (Radeon Super Resolution) ou são as duas tecnologias?

2. Utilizei o upscaling colocando o Warzone em 1368x768 e ativando o Radeon Super Resolution + o gerador de grames ligado = a imagem ficou um pouco feia com muitos frames. Após isso, coloquei o Warzone na resolução do meu monitor normal (1920x1080) e deixei o gerador de frames ligado, a imagem ficou bonita novamente e permanecendo com boa quantidade de frames. No app Adrenaline dizia que o Radeon Super Resolution estava ligado, então por que a imagem estava feia com a resolução mais baixa? Essa função não devia deixar a imagem parecendo 1080p mesmo com a resolução baixa?

3. Para jogos competitivos, como Warzone, vocês acham bom deixar qual das duas funções ligadas (ou as duas desligadas)? Porque o gerador de frames pode aumentar o inputlag, mas deixa meu jogo bem mais fluido. Já o upscaling estava deixando meu jogo mais feio (ainda não sei se isso é o comum, aguardo resposta da pergunta 2.), mas os frames são todos reais, né?

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Entendendo os recursos de upscaling e geração de frames na AMD
  • Coordenador
Postado
10 horas atrás, gspcarvalho disse:

1. O FSR 3 é só o upscaling (Radeon Super Resolution) ou são as duas tecnologias?

O FSR3 traz tanto o upscaling quanto o gerador de quadros. Contudo, precisa ser implementado pelos desenvolvedores dos jogos para funcionar (você deve procurar nas opções gráficas de cada jogo).

2. Utilizei o upscaling colocando o Warzone em 1368x768 e ativando o Radeon Super Resolution + o gerador de grames ligado = a imagem ficou um pouco feia com muitos frames. Após isso, coloquei o Warzone na resolução do meu monitor normal (1920x1080) e deixei o gerador de frames ligado, a imagem ficou bonita novamente e permanecendo com boa quantidade de frames. No app Adrenaline dizia que o Radeon Super Resolution estava ligado, então por que a imagem estava feia com a resolução mais baixa? Essa função não devia deixar a imagem parecendo 1080p mesmo com a resolução baixa?

Você sempre deve manter a resolução nativa do monitor para aproveitar o upscaling. O upscaling existe justamente para não ser necessário reduzir a resolução.

O que esse recurso faz é renderizar a imagem em uma resolução inferior e usar algoritmos para redimensionar para a resolução nativa do seu monitor. Ao fazer isso, existe uma perda na qualidade de imagem, mas ela é muito menor que a perda ocasionada por reduzir a resolução final. De qualquer forma, o ideal é evitar upscaling em 1080p, exceto se for realmente necessário (esse recurso é melhor aproveitado em resoluções mais altas, como 1440p e 4K, onde a perda de qualidade fica bem menos perceptível e o ganho de desempenho é brutal).

O FSR depende de implementação específica por jogo. Contudo, o AFMF (AMD Fluid Motion Frames) pode ser ativado a nível de driver, no painel de controle da AMD, e funciona com qualquer jogo. Inclusive essa é uma das vantagens da AMD sobre a Nvidia.

3. Para jogos competitivos, como Warzone, vocês acham bom deixar qual das duas funções ligadas (ou as duas desligadas)? Porque o gerador de frames pode aumentar o inputlag, mas deixa meu jogo bem mais fluido. Já o upscaling estava deixando meu jogo mais feio (ainda não sei se isso é o comum, aguardo resposta da pergunta 2.), mas os frames são todos reais, né?

Para jogos competitivos como o Warzone, você pode, se quiser, ativar o FSR dentro do jogo para aumentar o desempenho (lembrando de manter a resolução nativa), mas o ideal é não usar o gerador de quadros, justamente porque ele insere algum input lag.

Eu sinceramente optaria por apenas ajustar a qualidade do jogo para melhorar o desempenho. Em um jogo competitivo, você não precisa jogar no máximo.

No mais, os frames são sempre "reais", mesmo quando gerados por interpolação por meio do gerador de quadros. O input lag vem do fato desses frames interpolados não corresponderem a comandos e instruções dentro da engine do jogo.

Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

Você sempre deve manter a resolução nativa do monitor para aproveitar o upscaling. O upscaling existe justamente para não ser necessário reduzir a resolução.

O que esse recurso faz é renderizar a imagem em uma resolução inferior e usar algoritmos para redimensionar para a resolução nativa do seu monitor. Ao fazer isso, existe uma perda na qualidade de imagem, mas ela é muito menor que a perda ocasionada por reduzir a resolução final. De qualquer forma, o ideal é evitar upscaling em 1080p, exceto se for realmente necessário (esse recurso é melhor aproveitado em resoluções mais altas, como 1440p e 4K, onde a perda de qualidade fica bem menos perceptível e o ganho de desempenho é brutal).

image.png.7e99172ab64755813619f29bce8e7cf1.png

Veja: "o recurso ficará inativo até que o usuário defina a resolução do jogo inferior à resolução nativa do monitor...", ou seja, ele pede pra eu diminuir a resolução do jogo nas configurações e o app transforma em 1080 novamente, não é assim? Eu fiz o que pediu, deixei o COD em 1368 e ativei o Super Resolution, apareceu que tinha detectado e que o Super Resolution estava ativo, mas ao desativar essa função e colocar o jogo novamente em 1920x1080, a qualidade da imagem melhorou bastante.

2 horas atrás, KairanD disse:

Para jogos competitivos como o Warzone, você pode, se quiser, ativar o FSR dentro do jogo para aumentar o desempenho (lembrando de manter a resolução nativa), mas o ideal é não usar o gerador de quadros, justamente porque ele insere algum input lag.

Eu sinceramente optaria por apenas ajustar a qualidade do jogo para melhorar o desempenho. Em um jogo competitivo, você não precisa jogar no máximo.

No mais, os frames são sempre "reais", mesmo quando gerados por interpolação por meio do gerador de quadros. O input lag vem do fato desses frames interpolados não corresponderem a comandos e instruções dentro da engine do jogo.

Entendo! Eu instalei o Warzone pelo GamePass agora que ta na beta do BO6, e o Adrenaline Software não reconhece o jogo quando abre, vi que é comum porque no GamePass nós não temos o jogo comprado. Sendo assim, eu só consigo ativar no menu do jogo o gerador de frames, não consigo ativar o upscaling (precisa do Adrenaline reconhecendo o jogo para ser ativado). Sem gerador de frames fica 80-100fps. Com gerador de frames fica 200fps. Mesmo nessa diferença brusca é melhor eu deixar o gerador de frames desativado?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...