Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência com o monitor ASUS TUF VG27AQL3A nessas últimas 3 semanas e aproveitar para divulgar a promoção dele no momento.

Promoção na Kabum Monitor Gamer ASUS TUF VG27AQL3A - R$2.199,99.

Algumas características dele:

• Tamanho da tela de 27", proporção 16:9 Wide;
  • Resolução QHD (2560x1440p);
  • Até 180Hz de taxa de atualização (via DisplayPort);
  • Painel Fast IPS;
  • Tempo de resposta mínimo: 1ms(GTG);
  • Extreme Low Motion Blur;
  • Tecnologia VRR (Adaptive-Sync);
  • 2 Alto-falantes de 2W de potência;
  • 1 porta DisplayPort 1.4;

• 2 portas HDMI 2.0;

• Hub USB: 2x;

• Conector para fone de ouvido USB 3.2 Gen 1 tipo A;

• AMD FreeSync Premium;

• NVIDIA G-SYNC;

• Inclinação +20° ~ -5°;

• Rotação +20° ~ -20°;

• Pivô +90° ~ -90°;

• Ajuste de altura: 0~130mm.

Adquiri ele por R$2.399,99 a vista e creio que ele seja uma das melhores opções de monitor QHD abaixo de R$3.000.

Na caixa veio o monitor, suporte, manuais, chave de fenda em forma de L, parafusos e suas proteções, cabo de energia e cabo DisplayPort.

O suporte dele é em V, bem pesado e firme, com um tecido antiderrapante em baixo.

Um ponto negativo dele é o acesso das portas E/S. Tive certa dificuldade para conectar o DisplayPort, pois bem abaixo das entradas há uma parte do monitor que cobre um pouco o acesso, deixando o cabo meio torto na hora de plugar e com perigo de quebrar o cabo ou a entrada, mas depois que consegui conectar, ele ficou bem. 

Não teve dead pixel ou stuck pixel, o vazamento de luz é pouquíssimo e ghosting quase nulo.

Ele tem certas dificuldades com cenas escuras, se configurar ele certinho pode ser que resolva, preciso aprender ainda.

Seu menu é de fácil entendimento disponível em diversas línguas. Há vários modos de imagem, ajuste de volume do som, configuração de brilho, HDR e muitas outras opções.

O design dele é muito lindo e ergonômico, predominantemente preto com o símbolo da ASUS cromado na parte inferior e com um adesivo no suporte mostrando que ele possui G-SYNC.

A construção do monitor é robusta, a tela aparenta ser muito resistente, aguentou meus empurrões nas minhas tentativas de plugar o cabo DP.

Na minha percepção, saindo de um monitor básico, a qualidade de imagem dele é incrível. Sua resolução QHD junto com a alta taxa de atualização me trouxe uma sensação ótima de fluidez e qualidade.

Minha mesa é pequena em largura, então quando fico bem próximo do monitor os cantos somem do meu campo de visão ou ficam distorcidos. Além disso, a resolução FHD fica boa nos jogos se eu não ficar muito próximo dele, logicamente por ele ser 27" essa resolução torna a imagem mais quadriculada, mas mantendo uma certa distância a imagem fica ótima, sem distorções ou pixels aparentes.

Minha máquina sofre um pouco para entregar os jogos na resolução e taxa da atualização máxima, mas vale muito a pena. Minha experiência com jogos ficou em outro nível.

Pelo preço que paguei, esperava um alto-falante um pouco mais potente, não tinha noção de que 2W de potência seriam tão pouco assim, ainda assim ele quebra um galho, isso se não estiver chovendo ou o ventilador estiver ligado.

No geral, ele é um ótimo monitor QHD pelo preço oferecido, ainda mais agora com essa promoção, recomendo imensamente. Seus contras são a construção errada do monitor nas portas E/S e seu alto-falante fraquinho.

Agradeço a todos aqui do fórum que me ajudaram a decidir qual monitor escolher e pelos diversos aprendizados ao longo desses meses.

Espero que esse review ajude aqueles que procuram por um monitor com essas características, qualquer dúvida a mais podem mandar ai.

IMG_20240819_193555.jpg

OBS: Na imagem, as cores estão feias pela qualidade da câmera do meu celular.

IMG_20240816_123924~2.jpg

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Postado

Ótimo review colega! Espero que sirva de base para algumas pessoas que estejam com essa vontade de comprar um bom monitor com esses parâmetros.

Quem sabe mais para frente, eu poste uma review do meu AOC 240Hz também.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@CristianCDS Estava numa dúvida cruel entre ele (vg27aql3a) e o AW2724DM. Realmente os 2 tem configs muito boas e não sabia qual escolher. Acaba que fui de dell mesmo (paguei 2264). Não achei comparações realmente relevantes entre os 2 modelos, então estava complicado escolher. Mas acredito que fizemos boas escolhas 🙏

Postado

@BaianoMaster Eu também estava na dúvida entre o da ASUS e o Alienware, mas na época o Alienware estava acima dos R$3.000, então, pelo ASUS ter saído mais barato e com taxa de atualização maior, optei por ele. Acredito que por R$2.264 o AW2724DM valha muito a pena, você fez uma ótima escolha mesmo.

Esses dias eu estava vendo alguns comentários do AW2724DM estar com alto índice de problemas na tela, não me recordo exatamente quais, mas ele tem muitas qualidades, com toda certeza.

Se você puder, faça um review dele também!

• Obrigado 1
Postado

@BaianoMaster Não se preocupa mano, cada caso é um caso, ele pode chegar 100%, mas se vier com defeito você pode devolver em até 7 dias da data que você recebeu ele, além da Dell ter um suporte e garantias excelentes.

Sobre os reviews, eu estava pesquisando monitores para recomendar a outros usuários aqui do fórum e em algumas lojas eu vi alguns reviews negativos dele. Repito: Não há com o que se preocupar, você tem garantias caso haja problemas.

Eu mesmo fiquei todo ansioso do meu ASUS vir com defeito, mas chegou tudo certo.

Postado

@CristianCDS Opa, meu monitor chegou mano, tô muito feliz! Pensa num negócio bonito e grande. Mas acho que fiz errado, na hora de segurar o monitor, estava segundo pelas bordas laterais ao invés de pelo suporte de trás, fui moleque demais, espero que não dê problemas quanto a isso nas bordas da tela 😞🙏

Depois mando fotos dele aqui. Será q n da problemas isso que falei? 🫤

Ligue ele e não mostrou nada nos cantos 

@CristianCDS

Postado
31 minutos atrás, BaianoMaster disse:

Será q n da problemas isso que falei?

Acredito que não mano, os monitores tem que ser resistentes, eu também manuseei errado o meu quando abri, porque ele é grande e pesado, e deu tudo certo. Faz os testes nele nesse site.

• Obrigado 1
Postado

@CristianCDS Mn, agradeço demais! Realmente, o monitor é bem pesado como o seu também e a gente fica muito ansioso. Fico até com medo de manusear o monitor e as outras peças que já chegaram, medo de estragar ou algo assim 😑. Mas vou fazer o teste que me indicou depois, muito grato Cristian 👍🫡

Depois de fazer esses testes, ele da algum resultado ou a gente que tira as próprias conclusões? Acho que já vi outro colega aqui usar o teste do marciano com o AOC Destiny

• mês depois...
Postado

@fefoda Pior que só testei em 1 jogo - LEGO Star Wars The Skywalker Saga; e a imagem ficou bem ruimzinha, pixelada, mais por conta da tela ser grande e, na minha opinião, FullHD não se encaixa em monitor de 27" pra mais. Mas posso testar em outros jogos que tenho, qual/quais jogo(s) você pretende jogar?

Postado

@CristianCDS Mano, estou em busca de um monitor que me atenda em FPS competitivo tipo COD e CS, mas também que tenha boa qualidade de imagem para games mais casual como assassin's creed, gta, souls like e etc..

Postado

ATUALIZAÇÃO:

Em 02/09/2024 às 09:37, CristianCDS disse:

Pelo preço que paguei, esperava um alto-falante um pouco mais potente, não tinha noção de que 2W de potência seriam tão pouco assim, ainda assim ele quebra um galho, isso se não estiver chovendo ou o ventilador estiver ligado.

Não havia percebido que ele vinha de fábrica com 50% do volume, coloquei em 100% e melhorou muito, porém ainda é inferior ao meu antigo monitor.

O HDR do monitor não têm nada de especial, em casos até piora a imagem.

Postado

@Gabriel321312 Não estou em casa agora, ao meio dia posso ver, mas eu não mexi muito nas configurações dele em si, eu testei os modos, mexi bastante nas cores e depois voltei pro padrão de fábrica porque é mais fácil configurar pelo software da minha placa de vídeo (NVIDIA).

• Curtir 1
Postado

Saquei. Eu uso placa da nvidia também, mas só configurei o monitor

Realmente acho que ele se perde no preto as vezes, dai ativei o shadow boost mas dai acho que ele passa da linha as vezes... ta difícil deixar 100%

• Curtir 1
Postado
Em 30/10/2024 às 14:44, CristianCDS disse:

@fefoda Olha, um bom monitor é o AOC Destiny 25" 240Hz, mesmo sendo painel VA ele têm ótima qualidade de imagem e, pela alta taxa de atualização, muita responsividade.

@CristianCDSEsse monitor é bem brabo, mas queria um QuadHD. Acho que vou optar por esse VG3A ou o ASRock PG1B

Postado

@fefoda Olha, eu não sei se esse monitor da ASRock vai ser bom, não têm muitos reviews desse modelo em específico, até porque o monitor é novo, a ASRock está tentando entrar no mundo dos monitores e como todo monitor que vêm pro Brasil é capado, eu não confiaria muito nele sem ter um review decente e confiável de um profissional.

Se você realmente quer um bom monitor QHD no Brasil, as melhores opções são esse da ASUS e o Alienware AW2724DM por enquanto.

@Gabriel321312 Olhei as configurações do meu monitor, o brilho está em 100 e o contraste em 80, mas eles estão travados assim, é meio bugad0 ajustar pelo monitor quando se ajusta pelo software ao mesmo tempo, além de estar no Modo Corrida, não sei porquê.

Talvez você possa desabilitar ou habilitar o Obscurecimento Dinâmico, pode ser que ele esteja provocando este efeito em cenas escuras.

No mais, recomendo deixar as configurações do monitor de fábrica, apenas mudando o idioma, se quiser, e colocando o volume no máximo.

Postado
2 horas atrás, CristianCDS disse:

@fefoda Olha, eu não sei se esse monitor da ASRock vai ser bom, não têm muitos reviews desse modelo em específico, até porque o monitor é novo, a ASRock está tentando entrar no mundo dos monitores e como todo monitor que vêm pro Brasil é capado, eu não confiaria muito nele sem ter um review decente e confiável de um profissional.

Se você realmente quer um bom monitor QHD no Brasil, as melhores opções são esse da ASUS e o Alienware AW2724DM por enquanto.

@Gabriel321312 Olhei as configurações do meu monitor, o brilho está em 100 e o contraste em 80, mas eles estão travados assim, é meio bugad0 ajustar pelo monitor quando se ajusta pelo software ao mesmo tempo, além de estar no Modo Corrida, não sei porquê.

Talvez você possa desabilitar ou habilitar o Obscurecimento Dinâmico, pode ser que ele esteja provocando este efeito em cenas escuras.

No mais, recomendo deixar as configurações do monitor de fábrica, apenas mudando o idioma, se quiser, e colocando o volume no máximo.

saquei, obrigado. eu uso no modo corrida também, e tirando isso não mudei muita coisa. Eu ativei o shadow boost porque deu uma ajudada

esse é o meu primeiro monitor "bom", e eu achei realmente muito bom com essa ressalva das cenas mais escudas, onde parece que fica muito escuro mesmo

• Curtir 1
Postado

Fala irmão, boa tarde. @CristianCDS O que acha da entrega em cores da imagem dele e nitidez? Meu uso seria para trabalho, sou editor de Vídeo e as vezes edito algumas fotos. Vou jogar de vez em quando mas minha preocupação maior seria com a qualidade da imagem mesmo.

Postado

@Gabriel VB Tarde. Cara, não sou profissional nem entusiasta, mas eu acredito que é incrivelmente boa.

Como eu disse no review, eu saí de um monitor basicão da AOC para um monstro QHD de 27" e o salto foi enorme, não consigo mais usar somente o meu monitor antigo pois me incomodo com a qualidade das cores e a baixa fluidez. 

Há esse review do PCMAG, único que achei mais completinho, não sei se é confiável, mas também não achei reviews negativos sobre o modelo.

O foco desse modelo é entregar alta qualidade de imagem junto com uma alta responsividade, acredito que possa ser ótimo para você que navegaria nos dois mundos de edição de vídeos e imagens e jogos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!