Ir ao conteúdo

G-Sync em Notebooks gamers

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de saber se ao conectar um monitor que suporte Gsync por meio de um adaptador displayport-HDMI no meu notebook, o monitor ainda suportará o Gsync? Ou para ser habilitado a conexão precisa ser displayPort nativa?

• Solução
Postado

Monitores que tem suporte a G-Sync através do VESA Adaptive Sync (forma mais comum hoje em dia) só terá suporte a essa tecnologia através de conexão DisplayPort 1.2 ou superior, ou HDMI 2.1 ou superior. Só que HDMI 2.1 é extremamente caro de ser implementando, então só está disponível em equipamentos que realmente precisam dessa versão de HDMI, ou seja, equipamentos com suporte a resolução 4K 120Hz, por exemplo. Conexão DisplayPort 1.2 é bem mais barata de se implementar, praticamente todos os monitores modernos com G-Sync tem suporte, a questão seria só seu notebook tem essa conexão ou não.

Postado

O notebook não possui entrada para displayport, apenas HDMI 2.0. Já ouvi falar que um adaptador para displayport fêmea poderia funcionar, mas não tenho certeza. 

Postado
agora, Enzo Braga disse:

O notebook não possui entrada para displayport, apenas HDMI 2.0. Já ouvi falar que um adaptador para displayport fêmea poderia funcionar, mas não tenho certeza. 

Na verdade é uma saída, não uma entrada. E conforme eu disse acima, o suporte para VRR (Variable Refresh Rate / Taxa de Atualização Variável) só é suportado a partir do HDMI 2.1, então você não terá suporte a partir de uma conexão 2.0.

https://www.HDMI.org/spec21sub/variablerefreshrate

Postado

Acabei me confundindo um pouco, aparentemente o meu notebook (acer nitro v15) tem a saída HDMI 2.1 e não 2.0. Estou me decidindo atualmente entre o LG ultragear de 144hz ou sua versão mais nova de 180hz com G-sync, possuem preços parecidos, mas não sei se o G-sync e 36hz a mais mudariam tanto a experiência em jogos para mim.

OBS: Estou saindo de um monitor de 60hz e painel TN, então acredito que já seja uma grande mudança independente do monitor que eu escolha.

Postado
Em 02/09/2024 às 15:28, GuilhermeGB disse:

@Enzo Braga certo, o manual que encontrei diz que é HDMI 2.1 mesmo. No caso você precisaria de um adaptador HDMI 2.1 para DisplayPort 1.4, então não é qualquer adaptador. O problema será você encontrar um produto confiável.

Mas caso eu opte por um monitor de 180hz, terei que usar o cabo displayport para transmitir essa frequência com a saída do notebook, ou utilizando o HDMI 2.1 ele já suportaria a frequência de 180hz em 1080p? Além disso, acabo de ver que os monitores que estou buscando possuem saída para HDMI 2.0, já o notebook possui saída para 2.1, não sei se gera alguma incompatibilidade ou se usar um HDMI 2.0 o notebook reconhecerá normalmente.

Postado
15 horas atrás, Enzo Braga disse:

Mas caso eu opte por um monitor de 180hz, terei que usar o cabo displayport para transmitir essa frequência com a saída do notebook, ou utilizando o HDMI 2.1 ele já suportaria a frequência de 180hz em 1080p?

A largura de banda do HDMI 2.1 é altíssima, é suficiente para 4K HDR 120Hz, 1080p não é nada perto disso. Teoricamente, daria para usar 1080p 720Hz que ainda sobraria banda.

15 horas atrás, Enzo Braga disse:

Além disso, acabo de ver que os monitores que estou buscando possuem saída para HDMI 2.0, já o notebook possui saída para 2.1, não sei se gera alguma incompatibilidade ou se usar um HDMI 2.0 o notebook reconhecerá normalmente.

Primeiro, os monitores não possuem saídas, eles possuem entradas. Segundo, se você quer ter suporte G-Sync em monitores de baixo custo, esquece HDMI, só vai conseguir isso através do DisplayPort, pois como eu disse, o suporte a VRR no HDMI é algo recente, só começou a partir do HDMI 2.1 (a mais atual), enquanto no DisplayPort já existe desde a versão 1.2. A conexão sempre vai ficará limitada pelo "elo mais fraco", ou seja, se você tem um notebook que suporta HDMI 2.1, um cabo que suporta HDMI 2.1, mas seu monitor só suporta HDMI 2.0, vai tudo ficar limitado a 2.0. O mesmo aconteceria se fosse o cabo que suportasse apenas 2.0 e o restante suportasse 2.1.

Resumindo: em teoria, pra você ter suporte a VRR no seu noteobok, você precisaria de um adaptador de HDMI 2.1 para DisplayPort 1.4 para ter o suporte ao VRR. Eu coloquei em teoria no começo, porque nunca vi nenhum caso de alguém usando esse tipo de adaptador, então não posso dar 100% de garantia que vai funcionar.

Eu já estava achando estranho seu notebook não ter conexão DisplayPort, mas fui dar uma olhada melhor no manual fornecido para Acer e vi que ele tem suporte para DisplayPort através da conexão USB tipo C. Então seria mais fácil você comprar um cabo USB tipo C > DisplayPort em vez de perder tempo com cabo HDMI > Display Port. Aqui é algo mais garantido porque o suporte a DisplayPort é nativo das conexões USB 3.2 no conector tipo C, só vai precisar de um cabo de boa qualidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!