Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite guys,

Começar pelo setup:
meu gabinete é esse: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11611/gabinete-gamer-gamemax-shine-g517-mid-tower-com-1-fan-vidro-temperado-black-s-fonte
Processador: Ryzen 5 5600gt
memória RAM: 2x8gb cl20 3200mhz
placa-mãe: MSI A320M-A Pro

s

Estou com um problema de aquecimento, se força de mais o processador ele chegou a bater 89graus em pouco tempo, cerca de 1min de stress, chegando a pergunta agora, desculpa enrolação, vou comprar 1 air cooler daqui alguns meses( acabei de montar o pc com o coolerbox, não queria refazer) e estava pensando nesse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/130040/air-cooler-rise-mode-gamer-g800-RGB-amd-intel-90mm-preto-rm-ac-o8-RGB, o que acham? alguma outra opção?

Pergunta 2: Além do air cooler, estou de olho em algumas fans ( meu pc tem 1 que vem com o gabinete ), tava pesquisando e achei essas:
https://www.kabum.com.br/produto/391820/cooler-fan-gamemax-120mm-argb-preto-fn-12rainbow-d (mesmo modelo da que tenho)
https://www.kabum.com.br/produto/250660/ventoinha-rise-mode-wind-rainbow-120mm-preto-rm-wn-02-RGB (seria um pouco mais barata, mas vale a pena? qualidade, marca etc)
Alguma outra fan que poderia recomendar, sem aumentar muito o valor?

Obrigado desde já!

Postado

@Tiberio Percebi isso depois que comprei, mas ele tem uma entrada enbaixo é bem pouco.
não me preocupei muito com o aquecimento... porque meu primeiro pc e anterior, o gabinete era todo fechado e mesmo assim não tinha problema com aquecimento

• Solução
Postado

Esqueça air cooler de CPU e fan "rizymody", são fracos, as fans promete "50CFM", mas o estimado é 43. CFM fake. 😜 

Air Cooler de CPU "BBB":

Thermalright Assassin X 120 R SE, ARGB - R$ 119,99  - A versão sem LED "frufru" era R$ 109,99 mas esgotou.

A fan Gamemax também é fraca... porém fans eficientes custam pelo menos uns R$ 50,00 (com LED)... e deu para perceber que você quer fan de R$ 10,00. 🤔

• Velocidade da Ventoinha: 1100 rpm +-10%
  • Fluxo Máximo de Ar: 36 CFM +- 10%
  • Pressão Estática Máxima: 1.08mm - H2O

Um detalhe, na descrição do gabinete diz ter "RGB" o que sugere RGB  (12v) conector de 4 pinos redondos [oooo].

•  faixa RGB no painel frontal, que pode ser programada pelo controlador interno, incluindo inúmeros efeitos e cores.

Esta fan Gamemax do link é ARGB (5v), então antes de comprar verifique na controladora que tem no gabinete como é o formato do conector de LED

• 4 pinos - [oooo] é RGB (12v)
  • 3 pinos - [oo o] note a falha entre dois pinos - ARGB (5V).

Os dois tipos não se misturam. Se a controladora não for 3 pinos [oo o] - ARGB (5v) a fan do link não serve.

Nesse gabinete "fornello" mais fans não farão muita diferença, já que a entrada de ar é pouca, se é que tem.

Para melhorar o jeito é remover a frente quando for fazer uso intenso do CPU. Nesses casos é bom usar imãs para manter o painel no lugar, assim remove fácil.

• Curtir 1
Postado

Descobri que o fan e fita de LED do gabinete Shine são ARGB (5v) conector de 3 pinos [oo o].

Porém a controladora só tem dois conectores de LED, e apenas um é no formado convencional [oo o], o conector da fita de LED (LED LIGHTS3) é formato proprietário.

LED-gamemax.jpg

Se for usar até mais uns 4 fans com LED ARGB (5v) pode comprar um cabo Splitter ARGB (5v) 1>4 e expandir o conector da controladora para os cabos de LED ARGB (5v) dos 4 fans.

Cabo-Adaptador-ARGB-5V-3-Pinos-1-para-4-

Veja o que o vendedor da marca fala a partir dos 4:49:

Postado

Tem que conectar o cabo de alimentação das fans no Molex da fonte, porque estas fans Gamemax não tem conector PWM, são fans de rotação (RPM) fixa.

As fans tem dois cabos para ligar:

O de alimentação da ventoinha - em Molex da fonte.

O cabo de alimentação dos LED - que sendo ARGB (5v) precisa ligar em controladora ARGB ou conector ARGB de placa-mãe que tenha conector do mesmo tipo.

Cooler-FAN-Gamemax-120mm-ARGB-Preto-FN-1

Alias, reparando nos cabos da fan não precisa comprar o cabo "splitter ARGB" sugerido no vídeo acima, no cabo de LED tem conector ARGB macho e fêmea, vá ligando enfileirado - até 4; e liga no conector ARGB (5v) 3 pinos [oo o] da controladora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!