Ir ao conteúdo

Troca de placa-mãe AM4

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Montei meu PC em 2020 na plataforma AMD, com as especificações abaixo. Minha placa-mãe era de entrada e de uns tempos pra cá ela tem oxidado algumas entradas, além de ter tido um problema em que eu tive que regravar a BIOS quando troquei de processador. Queria uma indicação de outra placa-mãe pra fazer a substituição, embora eu fique meio bitolado de investir novamente em AM4 já havendo o AM5. Há algo que preciso me atentar na escolha de outra AM4? Existe algum up possível sem gastar rios de dinheiro?

MSI B450M Pro-VDH Plus
2x8gb ram Asgard Loki 3000mhz
SSD NVMe 480gb Asgard Loki
Ryzen 5 5600
Radeon RX 6700XT
Gabinete Sharkoon TG5

Postado

A MSI B550M PRO-VDH WIFI é a melhor escolha considerando preço (729 reais) e qualidade LINK

Placa completa, com VRM robusto, PCIE 4.0, 2 slots M.2, botão flash BIOS, wifi, 2 conectores ARGB, 2 conectores RGB, 1 CPU FAN, 4 SYS FAN. 
Não recomendarei a B550M ASUS TUF porque está custando 900 reais na data de hoje.

Tem também a ASUS Prime B550M-A por 629 reais LINK
Placa de entrada da ASUS, com preço justo e boa qualidade. Suporta qualquer Ryzen 7 da plataforma AM4.

E se quiser gastar o mínimo possível, tem a Pichau Danuri B550M-PX por 430 reais LINK
Veja um review caso tenha interesse LINK

Existe a necessidade da troca da placa-mãe? Quais locais estão oxidados? 

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion Grato pelas sugestões e principalmente por ter especificados os possíveis ganhos! Sobre a placa-mãe, alguns locais estão enferrujando, e pelo menos duas USB simplesmente não funcionam muito bem. Moro no litoral, mas bem longe das praias (alguns km de distância), então só posso supor que foi poeira ou algo do gênero. Não sei se tem relação, mas os próprios conectores USB dos periféricos parecem ter sido danificada na placa-mãe, também apresentando pequenos sinais de oxidação (mesmo alguns não sendo tão antigos quanto o pc). Por fim, quando troquei meu R5 3600 por um R5 5600 tive um problema com a BIOS, que não atualizava de jeito nenhum, tendo sido necessário regravar. Enfim, ela já não era tão boa na época que comprei, era bem de entrada, então não me estranha muito. 

Sei que não é o local apropriado, mas pretendo trocar minhas memórias ram também, tem algo que eu devo pensar em relação a placa-mãe na hora de escolher? Acho que o melhor pra AM4 é 2x16gb de 3600 né? Grato.

• Solução
Postado

O que deve saber sobre placas mãe AM4, é que as B550 e X570 (apenas os modelos decentes) contam com PCIE 4.0, que é um barramento com maior largura de banda para dados trafegarem, ocasionando numa maior quantidade de dados.
O PCIE 4.0 está presente nos slots PCIE X16 (Placa de Vídeo) e M.2 (SSD NVMe).

Detalhe, quando uma placa-mãe tiver mais de um slot M.2, pode ser que somente 1 seja PCIE 4.0, como acontece nas B550. 

Como já possui Processador e Placa de Vídeo com PCIE 4.0 e pretende comprar uma nova placa-mãe, faz todo sentido comprar uma com suporte, embora haja muita discussão de como uma Placa de Vídeo 4.0 desempenha em configurações 3.0 e se perde ou não desempenho.

O consenso é que Placas de Vídeo 4.0 com 16 pistas (lanes) não perdem desempenho em configurações 3.0, e este é seu caso. Já aquelas 4.0 com 8 lanes, como RX 6600, RX 6600 XT, RX 6650 XT, RX 7600, RTX 4060, RTX 4060 TI entre ouras, também não perdem desempenho e, quando perdem, dependendo o jogo, é algo mínimo. Há também as Placas de Vídeo 4.0 com 4 lanes como RX 6400 e RX 6500 XT, e essas perdem desempenho em configurações 3.0.
Ainda assim opiniões e testes podem variar. 
Um vídeo de peperaio sobre o assunto.

Já no slot M.2 4.0, poderá usar um NVMe com velocidade de até 7200mb/s sem perder desempenho, pois ao inserir esse mesmo NVMe numa configuração ou slot 3.0, ele trabalhará com metade da velocidade (o que já é demais, e 90% das população brasileira deve estar nessa média).

Quanto às memórias, não precisa fazer upgrade se não quiser gastar dinheiro, pois as suas ainda são suficientes. Ainda assim, se quiser trocar, acho válido 2 pentes de 16gb. Precisa olhar também a latência que, quanto melhor, melhor, e não apenas a frequência 3600mhz. De qual memória está falando?

Para gráficos integrados, frequências mais altas dão mais desempenho. Já para PC's com Placa de Vídeo, quando houver ganho, será de 2 a 5 fps em média em relação a memórias 3200mhz. Dê uma pesquisada no youtube, não sei precisar isso.

• Jasiel alterou o título para Troca de placa-mãe AM4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!