Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pelo que li muitos vendedores resetam o SMART de um HD para quando iniciado o CrystalDiskInfo ele mostra poucas horas de uso e saudável

um teste de superfície básico de qualquer software consegue encontrar mostrar todos esses setores ruins e badblocks mesmo se o smart foi resetado?

teste de dois hds meus:

HDD1 Kesu6.png

HDD2 Kesu3.png

Postado

Faça um teste de gravação + leitura com o HDD Sentinel em todo disco. Se tiver qualquer coisa ruim, o smart será atualizado. Veja também se a curva de velocidade do HD não tem nenhuma irregularidade. 

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Marcos A77 disse:

um teste de superfície básico de qualquer software consegue encontrar mostrar todos esses setores ruins e badblocks mesmo se o smart foi resetado?

No meu entender, no caso dos HDDs tanto o teste rápido como o teste completo vão detectar os erros físicos que foram desmarcados quando o SMART foi zerado. Ainda não sei de caso em que este exame de superfície foi enganado. Eu confio plenamente no resultado de qualquer um deles.

O erros lógicos que foram desmarcados não voltam a aparecer. Erro lógico não é erro físico, o erro físico depois de desmarcado permanece defeituoso mesmo sem estar marcado como e quando os dados forem gravados nele, não poderão ser lidos. O erro lógico depois de desmarcado fica funcional normalmente porque os dados podem ser gravados e lidos normalmente.

Pelo que observei, o principio desta atividade fraudulenta consiste na maioria dos casos na venda de HDD externo, num case, já formatado e pronto para uso, o que induz o usuário comprador a começar a usar do jeito que está, gravando seus arquivos normalmente, confiando que está tudo certo.

Passado algum tempo, geralmente o suficiente para o vendedor sumir ou então o site de compra não ter mais como proteger o dinheiro do comprador, a unidade vai começar a dar os problemas que foram ocultados, ocorrendo perda de dados ou acionamento do SMART.

Já peguei caso em que o vendedor rebaixou um HDD de 1TB para 500GB, isolando as partições que estavam com Bads. A unidade funcionou bem por bastante tempo e a farsa só foi descoberta muito tempo depois quando começaram a aparecer Bads na superfície que ainda estava boa.

Postado

qual o erro (fisico ou logico) que faz aumentar badblocks e setores ruins e sao principal causa de perda de dados por corrupção?

eu tenho um hdd wd e uso a anos com saude amarelo alerta e ele tem reallocated sectors count ainda funciona e os valores não aumentam no crystal disk info

para saber se o HD q foi alterado smart esta realmente saudável ou perto de morrer é necessario somente o full scan ou o teste rápido pega a real situação do HD mesmo q o smart alterado para parecer novo e sem erros?

eu tenho dois da marca kesu comprado no aliexpress

• Membro VIP
Postado

Há muito tempo atrás eu fiz um curso em que foi ensinado que ao marcar um bloco como defeituoso, o sistema acaba automaticamente marcando os blocos vizinhos, como uma espécie de prevenção. Isso pode variar de um programa para outro.

Também lembro que a principal causa que deram para surgirem novos Bads Bloks físicos é a queda de energia e/ou o retorno da energia que foi interrompida, a segunda causa é a própria superfície do disco que começa a se descascar devido à formação de ferrugem entre a parte espelhada e o disco de metal, eu vi isso com os próprios olhos quando abrimos um HDD cheio de Bads. A terceira causa é o calor. A última causa seria o desgaste natural ou perda da capacidade de manter o magnetismo que foi gravado.

De fato um HDD com alguns Bads identificados pode durar por anos em pleno funcionamento antes de pifar, ou então pifar da noite para o dia. Isso é uma loteria imprevisível.

O teste rápido já é o suficiente para identificar todo e qualquer mal que foi suprimido quando zeraram o SMART.

Na realidade quando se mascaram ou se ocultam os erros do HDD, apenas se retarda a nova detecção deles.

Se o erro for na trilha zero, não tem como mascarar ou ocultar porque o HDD fica inútil mas, se for em outras partes e se não ultrapassar a quantidade que o HDD suporta, ao forçar uma nova firmware sem as marcações de erros, o HDD volta a aparentar ter saúde até o momento em que em que os erros são detectados e identificados de novo.

Essa marca de HDD Kesu eu não conheço, isso não seria o case? O que importa é a marca do HDD que está dentro do case.

Postado

a marca chinesa do case é Kesu as marcas dos HDDS sao HGTS e a outra Western Digital ambos de 1TB mas o Smart deles foi alterado ou resetado porque mostra poucas horas de uso e sem erros eu fiz esses dois scan rápido com o software Victoria isso é suficiente para revelar o real estado do hdd e se ele pode ser usado para arquivamento? o scan ajuda o smart a fazer uma nova detecção e atualizar os valores? se alterar o smart todo software q fizer scan vai ser enganado a real situação dos hdds?

como você avalia os resultados desses dois testes?

os dois models sao esses:

HDD1 Kesu.png

HDD2 Kesu.png

• Membro VIP
Postado

Para o HGST e o WD basta o programa do fabricante, dashboard e utilities:

https://support-pt.wd.com/app/products/downloads/softwaredownloads?_gl=1*7kn9us*_gcl_au*MTM5NzI0MDI5MS4xNzI1NDg3NTE1

Navegue pelas opções e veja o que mais lhe interessa a ser feito ou diagnosticado nos HDDs.

Você pode usar outros utilitários mas, esses dois são os melhores para estas marcas.

Atualmente a HGST é uma divisão da WD, não tem mais um utilitário próprio da Hitachi.

Os dois são excelentes, inclusive ainda tenho alguns guardados aqui sem uso.

Só o fato de ambos mostrarem que foram ligados 4 vezes e tem 3 horas de uso não é o suficiente para se afirmar que foram adulterados, existe a possibilidade de serem realmente novos.

Se bem que é suspeito os dois terem as mesmas contagens.

Outros indícios como diferença entre o que está escrito na etiqueta e o que aparece na tela do Crystal Disk Info podem confirmar ou não a tese de adulteração; número de série, versão da firmware e modelo do HDD. Se for tudo igual significa que a probabilidade de ter sido adulterado é pequena e se forem divergentes a probabilidade de ter a firmware adulterada para apagar o smart é grande.

Tem ainda o exame do H2Testw em que ele escreve arquivos e depois lê dando um relatório no final com a real capacidade do HDD.

Isso pode levar dias na conexão USB e horas direto na SATA. Pelo menos tira qualquer dúvida da real capacidade deles.

Só a tela do CrystalDiskInfo não é o suficiente para avaliar porque ele não faz um exame, ele apenas lê o arquivo binário que consta no HDD, o qual pode ter ou não sido adulterado.

O utilitário do fabricante é bem preciso e avalia a real situação do HDD, mesmo no exame curto, se houver algo, será detectado.

Fiquei intrigado com um deles ser exibido como apple HDD, é bem provável que estava instalado num notebook da maçã, eu já tive um desses por mais de dez anos, no qual aparecia na etiqueta a figura da maçã preta.

Postado

eu testei com o Victoria não é suficiente para ter alguma conclusao que eles estão bons de saude? somente os programas dos fabricantes é que fazem isso?

como eles estão dentro de carcaça plastica com presilhas não tenho como abrir sem danificar o plastico vou somente pelo crystal mesmo

o serial que aparece no crystal é possível colocar em algum site para conferir se existe se é verdadeiro?

voce falou em firmware sem marcações de erros, eles fazem isso nos hdds do aliexpress sendo um modificação que nem os software de teste detecte se o hdd esta saudável ou não?

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Marcos A77 disse:

voce falou em firmware sem marcações de erros, eles fazem isso nos hdds do aliexpress sendo um modificação que nem os software de teste detecte se o hdd esta saudável ou não?

Calma, pelo que sei, funciona assim: quando o HDD é fabricado, ele passa por um exame de superfície, realizado pela própria controladora do HDD, ai ela marca quais os setores que deram erro de leitura e os separa para não serem usados, numa espécie de tabela de partição, esse arquivo segue pelo resto da vida do HDD e conforme a controladora vai identificando novos setores danificados, vai acrescentando na tabela e marcando para não usar mais. Quando estoura o limite de arquivos, ela passa a mostrar os cluster danificados.

Todo HDD vem de fábrica com alguns cluster ruins porém, a controladora gerencia isto e não mostra nada, só mostra o HDD inteirinho perfeito.

Na adulteração da firmware, esta tabela é apagada e a controladora passa a pensar que não existem setores defeituosos, fica igual estava na condição de fábrica. A vida do HDD segue normal, até o momento em que passa a detectar os setores com defeito e vai incluindo na tabela, o que automaticamente entra na lista do SMART assim que ultrapassa o limite de gerenciamento da controladora, aquilo que ela esconde na tabela e não nos mostra.

O que passa do limite, fica visível para o Crystal e qualquer outro programa.

Postado

e o q ocorre no meu caso comprei esses hds no aliexpress fiz esses dois testes rápido com o Victoria acho q não mostrou erros depois rodei o crystal depois copiei arquivos para ele e guardei, todo mundo sabe que eles sao usados porque tem videos de pessoas abrindo o case da kesu e tem alguns detalhes nos hdds mas pelo q entendi se o smart for resetado o teste que fiz com o victoria desmascara o smart resetado e mostra a eles os valores reais da saude do hdd mas se o firmware tiver sido trocado alterado para não detectar esses erros fica difícil o software de teste como o victoria pegar os erros e mostrar para saber a real situação do hdd e se futuramente os arquivos vão corromper secretamente por aumento desses erros

• Membro VIP
Postado

Eu não conheço o Victoria, o que eu sei é que utilitários diferentes do fabricante podem usar parâmetros ou configurações diferentes de diagnóstico e assim produzir ou não falsos relatórios ou falsos resultados positivos.

Como exemplo, eu sito o programa sentinel que detectou bads em um SSD, o dono descartou e eu simplesmente gravei zeros em tudo, depois formatei e no exame de superfície, nada foi encontrado, o SSD estava perfeito sem nenhum BAD, de fato, os bads detectados pelo sentinel eram defeitos lógicos e não físicos.

Se você preferir, pode confiar no programa que quiser.

Eu particularmente me sinto muito mais feliz com os programas do fabricante e não me sinto seguro com outros programas.

No caso destas marcas eu não conheço se tem o recurso de conferir o número de série mas, parece que na página de suporte tem opção de enviar mensagem e quem sabe, lá dá para explicar que comprou agora o HDD e queira saber se o número de série é autêntico ou então se pode dar a data de fabricação ou alguma outra informação.

As modificações de firmware para esconder a real situação do HDD são detectadas por qualquer programa que faça o exame.

Pelo que sei, tanto o Victoria como qualquer outro programa consegue detectar os erros que foram ocultados.

São duas frentes de investigação:

A primeira é se o HDD possui ou não BADS, qualquer programa que faça exame de superfície vai detectar, no seu caso eu confio plenamente no Dashboard e no Utilities do fabricante, bem como também confio no Disk Genius.

Se os dois disserem que o HDD está bom, eu não me preocupo mais.

A outra frente de investigação seria na real capacidade do HDD, pode ser que ele seja de 320 GB e esteja mostrando que é de 1TB, como também pode ser que seja de 1TB mesmo.

A única forma que conheço para verificar é o H2Testw, se o teste indicar que tem 1TB, não me restam quaisquer dúvidas de que posso confiar no HDD. E se mostrar que tem outra capacidade menor, significa que cai no golpe e não posso confiar na unidade.

Postado

então o Victoria pode detectar se o firmware foi alterado ou trocado e se o SMART foi resetado pelo quick scan do Victoria e de qualquer outro software?

basear somente pelo crystal disc sem nenhum scan é arriuscado por ele pode ter sido resetado o smart ou trocado o firmware?

• J.Augusto F alterou o título para Software mostram setores ruins e badblocks se o SMART HD foi resetado?
  • Membro VIP
Postado

O Victoria e qualquer outro software que faça um exame de superfície pode detectar setores defeituosos.

A detecção se o firmware foi adulterado ou não é impossível de ser determinada por um programa, o que acontece de fato é que os indícios são analisados e ai se chega a conclusão de que o firmware foi adulterado ou não.

Igual fazem com o hodômetro do carro, você vai comprar um carro que marca no hodômetro ser 0Km mas, os pneus estão carecas, os pedais estão gastos, o estofamento todo rasgado etc. Está na cara que o carro não é 0Km.

Postado

então se no quickscan de algum software não encontra nenhum erros pode ser indicio ou não q o fimware foi alterado para sempre encontrar zero erros? mas não tem como saber?

se o firmware foi alterado para não mostrar erros então o teste rápido de qualquer software não pega esses erros porque não sao fisicos?

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Marcos A77 disse:

então se no quickscan de algum software não encontra nenhum erros pode ser indicio ou não q o fimware foi alterado para sempre encontrar zero erros? mas não tem como saber?

Não é bem assim, não existe como alterar o firmware para sempre encontrar zeros, é exatamente o contrário, quando eles alteram o firmware, apenas apagam os erros que já haviam sido encontrados antes, na primeira verificação ou exame de superfície que for feita, seja no rápido (apenas alguns setores de amostragem) ou no completo (todos os setores são testados), os erros físicos serão detectados e voltarão a aparecer.

11 horas atrás, Marcos A77 disse:

se o firmware foi alterado para não mostrar erros então o teste rápido de qualquer software não pega esses erros porque não sao fisicos?

O erro físico é impossível de ser corrigido, o máximo que pode ser feito é ser marcado como defeituoso e assim a controladora não usar mais o setor.

Quando ele deixa de ser marcado (na adulteração do firmware), apenas não aparece na tabela de setores defeituosos e vai parecer que não tem erro nenhum.

No primeiro exame que for feito, o setor danificado volta a ser marcado como danificado.

Postado

como você avalia esses testes nos dois hds que eu tenho?

HDD1 Kesu6.png

HDD2 Kesu3.png

os erros logicos existe o risco deles alterarem o firmware para nunca detectar erros logicos e nem mesmo os programas de teste detecte e quando for salvar arquivos no hdd ser salvo nesses setores de erros logico corrompendo os arquivos?

• Membro VIP
Postado

Olhando estes resultados; a minha análise para os dois HDDS é que você ganhou um prêmio de loteria porque eu nunca tinha visto resultados tão bons como estes:

1.jpg.adbb019810644056a4a5d4817db76fbd.jpg2.jpg.5678c692c26930523d55444110627dc8.jpg

Em ambos a quantidade de clusters excelentes é muito maior que a quantidade de bons, enquanto que nas demais classificações não tem nada, inclusive não existe nenhum cluster com erro de leitura.

Se fosse um HDD bastante usado, com muitas e muitas horas de uso, além de muitos e muitos mesmo GB gravados e lidos, a superfície de gravação já teria se deteriorado um pouco e a quantidade de clusters excelentes seria menor do que a quantidade de clusters bons.

Um HDD entrando no bico do corvo já tem alguns Clusters com erro de leitura.

Lembrando que esta é uma análise de interpretação pessoal dentro do meu nível de experiência e pode divergir com a analise técnica de um profissional do ramo.

Outro detalhe é que não confio em programas que não são do fabricante e só me sentiria mais seguro depois de ver o resultado do Dashboard e do Utilities.

• Curtir 1
Postado

os programas que não sao do fabricante sao totalmente descartaveis os resultados para algo do proximo ao resultado que a analise do software do fabricante original?

os erros logicos existe o risco deles alterarem o firmware para nunca detectar erros logicos e nem mesmo os programas de teste detecte e quando for salvar arquivos no hdd ser salvo nesses setores de erros logico corrompendo os arquivos?

pelos resultados do teste você acha que algo no hdd foi hackeado para mostrar esses resultados? é possível a placa do case da kesu usb 2.0 ou 3.0 ter adulterado os testes?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Marcos A77 disse:

os programas que não sao do fabricante sao totalmente descartaveis os resultados para algo do proximo ao resultado que a analise do software do fabricante original?

A real resposta para esta questão, acredito eu, apenas um profissional da área pode responder com certeza de convicção.

Na minha experiência pessoal, coloco em sem sombra de dúvidas os do fabricantes, enquanto que os que não são do fabricante eu deixo na classificação de alguma dúvida no resultado.

A minha convicção parte da base de que diferentes programas utilizam diferentes critérios de avaliação.

Pode ser que exista um programa melhor e mais confiável que o do fabricante mas, eu ainda não conheço, como por exemplo esse Victória o qual nunca usei e nem sequer conhecia antes de ler este post.

Vivendo e aprendendo.

Eu acho impossível de acontecer este tipo de alteração de nunca detectar um erro lógico.

O meu entendimento é que o erro físico é porque o programa não consegue escrever e ler o que escreveu, ou seja o cluster perdeu a capacidade de reter os dados.

Já no caso do erro lógico, o cluster está bom, nele se pode escrever e ler o que escreveu, ele consegue reter os dados mas, como ele foi marcado como sendo um setor danificado, a controladora e todos os programas deixam de analisar ele, apenas porque está na lista.

Quando se apaga a lista, numa nova análise, a tendência é que apenas os realmente danificados fisicamente sejam detectados e selecionados, enquanto que os que estavam bons serão detectados como bons e não entram na lista.

Não existe um programa, pelo que sei, que seja capaz de diferenciar erro físico de erro lógico. O que existe na realidade é a tabela com os setores marcados como sendo ruins, sejam eles bons ou realmente ruins.

No seu caso específico, nenhum de seus HDDs apresentou setores defeituosos.

Quer estejam com as firmwares originais ou estejam com uma firmware adulterada, a superfície física de gravação está perfeita e consequentemente nenhum dado gravado ali será perdido, até que no futuro, algum evento aconteça e danifique a superfície.

pelos resultados do teste você acha que algo no hdd foi hackeado para mostrar esses resultados? é possível a placa do case da kesu usb 2.0 ou 3.0 ter adulterado os testes?

Apenas o resultado do Victória não é suficiente para mim, como já me expressei antes, eu confio no programa do fabricante. Considerando que o programa do fabricante dê o mesmo resultado e que os dados da etiqueta sejam iguais aos dados mostrados na tela, minha conclusão vai no sentido que estes dois HDDs não foram hackeados.

E se foram, o cara que fez isso é muito bom no que faz porque não deixou qualquer vestígio ou evidência que possa ser usado como prova.

Sobre a placa do case, ai a história pode se complicar, se procurar na internet sobre algo que possa evidenciar uma adulteração neste nível, não vai encontrar nada, absolutamente nada.

Porém, em nível de teoria existe a possibilidade, aliás, no nível teórico tudo pode ser hackeado.

Eu enxergo duas possibilidades enquanto que profissionais da área podem enxergar muito mais longe do que eu:

A primeira hipótese é o adaptador USB desprovido de controladora ou então possui uma controladora antiga desprovida de firmware, nesta situação não consigo visualizar um cenário para hack.

Na segunda hipótese, o adaptador tem uma controladora e essa controladora possui um firmware, pela minha lógica, se possui uma firmware, ela pode ser modificada ao bel prazer, inclusive para se mostrar resultados adulterados porque os dados passam pela controladora do dispositivo USB, ou seja, ela fica entre o HDD e o computador e para mim, tudo que fica entre duas coisas, pode em teoria, modificar o que passa por ela.

Essas suas perguntas me deixaram com a pulga atrás da orelha. Será que já existe hack de controladora USB? De qualquer forma eu tiraria a dúvida facilmente no laboratório, basta espetar a unidade pelo USB, fazer o exame e anotar o resultado, depois pega a mesma unidade e espeta direto no sata, sem o adaptador USB e repete o exame, se os resultados forem diferentes, significa que tem algo no adaptador USB e se forem iguais, está tranquilo, ainda não hackearam as controladoras de adaptadores USB.

• Membro VIP
Postado

Parece o Neo procurando a Matrix. Risos.

Eu também procuro por respostas.

Na parte de Fórum, você já está em um, inclusive um dos melhores nas recomendações das inteligências artificiais que tem por ai.

O problema é que não vai encontrar neles o tipo específico de resposta que procura.

Teria que pesquisar em diversos segmentos com milhares de posts, tem os abertos e desenvolvidos pelos fabricantes dedicados aos usuários compradores do produto, tem os dedicados a um ou outro segmento de hardware que incluem os HDDs e nesse assunto, só vai encontrar as respostas que procura nos grupos restritos de fabricantes e engenheiros da área. Eu já tentei me infiltrar em alguns deles e fui rapidamente descoberto por não dominar o linguajar apropriado.

No caso dos profissionais, existem muitos cursos por ai, principalmente na área de recuperação de dados, todos pagos e direcionados ou focados na recuperação de dados com equipamentos próprios e diferenciados. Talvez, ao fazer um destes cursos presenciais, consiga arrancar alguma resposta do instrutor neste sentido.

Sinceramente, não sei lhe indicar nada sobre.

Sugiro tentar arrancar respostas das inteligências artificiais, elas leem os conteúdos da internet e retransmitem, a questão crucial é apenas saber escrever as palavras chave corretas do assunto em questão.

O bom é que elas dão a referência de pesquisa e ai pode ler com seus próprios olhos as fontes.

• Haha 1
Postado

eu estava em um forum TrueNAS community perguntei a eles sobre o quick scan e full scan de algum software para HDDs para descobrir a verdadeira situação de saude de um HDD que possivelmente teve SMART resetado ou firmware modificado para não mostrar os erros e eles disseram que tinha que fazer um full scan de varios dias kkk e me passaram este link não entendi nada

https://github.com/dak180/disk-burnin-and-testing

• Membro VIP
Postado

Realmente o exame completo vai diagnosticar a verdadeira situação do HDD mas, eu prefiro evitar porque acaba gastando desnecessariamente a vida útil da unidade, por exemplo; o exame de 1TB vai fazer com que o SMART registre que o HDD já leu 1TB de arquivos e também gravou 1TB de arquivos.

Existem comandos direto pelo prompt que podem ser feitos como por exemplo CHKDSK, SFC /SCANNOW e CLEAN que fazem as mesmas funções dos programas de análise. Isso seria o básico e requer digitação por parte do usuário de toda a sequência de comandos para execução das tarefas.

Também existem os Scripts que são os mesmos comandos agrupados numa concha que dispensam a digitação e podem ser executados com apenas alguns cliques.

O link passado mostra um script para executar testes de gravação e inserção de blocos defeituosos. Se bem que também pode ser usado para exclusão de blocos defeituosos.

Me parece que um dos objetivos deste script seria inserir blocos defeituosos numa unidade, seja por desgaste natural ou simples inserção na tabela de falso positivo de BAD.

Geralmente o tempo de resposta de 0.6 é considerado na avaliação e o cluster que responder neste tempo é classificado como bom.

O script reduz o tempo de resposta para 0.1 e praticamente todos os clusters não vão conseguir responder tão rapidamente e serão classificados como defeituosos, sendo que na realidade não estão defeituosos.

O objetivo final é a unidade ser classificada como inservível ou sucata, quando na realidade ainda é um HDD bom e em condições plenas de uso.

Digamos que faltam alguns dias para acabar a garantia da unidade e o usuário executa o script fazendo com que a unidade seja aceita em RMA e recebe outro HDD novo no lugar ou o dinheiro de volta.

Em outro nível, como por exemplo numa empresa, o usuário poderia fazer o mesmo procedimento para várias unidades e assim a empresa descartaria os HDDs comprando outros. É claro que o descarte ficaria por conta do usuário que executou os scripts e consequentemente ele se apropriaria das unidades, faria uma nova configuração na firmware e teria no final do processo a posse de várias unidades praticamente novas para usar ou comercializar. Quem sabe ele não vendeu elas no Ali dentro de cases Kaesu? Risos.

O outro objetivo parece ser o contrário, desmarcar blocos defeituosos, tipo estendendo o tempo de resposta de modo que o bloco, independente de estar defeituoso ou não, seja reclassificado como bom.

Só na prática eu entenderia o que realmente o script faz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...