Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, Tenho um PC na seguinte cfg:

-Maxsun b450m Ms-Challenge

-Ryzen 5 4600g 4.5ghz PBO em 200mhz tanto no CPU quanto na vega 7. Não alterei tensão, está estável e a temperatura está tranquila.

-Vega 7 em 2.1ghz( Por causa do PBO, normal fica em 1.9ghz e 1.6ghz de velocidade na memória.

-16gb ram 2x8 Juhor 3200mhz em XMP Cl18 Chip Samsung B-die.

Fonte Redragon 500w 80 Plus bronze e PFC ativo.

Gostaria de fazer um OC na memória RAM para 3600mhz, tentei fazer por meio do thaiphoon e do DRAM Calculator. O dram me passou essa configuração. Configurações recomendadas pelo DRAM Calc

Alterei tudo que ele mostrou desde tCL até o CAD_Bus e que tinha disponível na minha placa-mãe, entretanto ou não dava vídeo ou não aplicava as configurações. 

Meu processador tem o limite de fábrica de 3200mhz entretanto vi no Google que mesmo assim é possível sim aumentar além do máximo recomendado. 

Ae, teve uma vez que alterei somente a velocidade para 3600mhz e não alterei os CL, ficaram bem altos daí a minha vontade de arrumar e melhorar.

Gostaria de saber como configurar corretamente além de qual seria o máximo que eu poderia chegar.

Postado

Bom dia! Já tive um 4600G, ele vai até 4000Mhz de memória, já tentei passar disso e dá erro...

As suas memórias não são tão diferentes das minhas, o que vai conseguir é melhorar um pouco as latências, de Cl18-22 para CL18-20, que é o que eu fiz nas minhas.

Infelizmente esses chips Samsung de 3200 CL18 são da linha ruim da Samsung... (Acho que é D-Die...)

Postado

@thgqrz Ai que tá o problema, se fossem BDie (pelo menos dessas que o DRAM calculator se refere) elas ligariam em pelo menos CL16 em 3200, já vi até CL14.

O melhor é voce ver se ela liga em 3600 primeiro, para depois melhorar os timmings.

Normalmente quando a memória não é tão boa, ela liga em 3600 com um CL de 22. A minha por exemplo, não liga em 3600 de jeito nenhum...

Faz um teste, comece vendo se ela liga em 3600, mesmo a CL22, se ligar daí voce faz os testes para ver se a configuração do DRAM calculator pode ser alcançada ou não.

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, thgqrz disse:

Gostaria de fazer um OC na memória RAM para 3600mhz, tentei fazer por meio do thaiphoon e do DRAM Calculator.

O Taiphoon apenas reporta o que está gravado nas informações da memória (informação que muitas vezes é colocada incorretamente pelo fabricante) e a DRAM calculator não é de fato uma calculadora, só um conjunto de timings de 'sugestão' que funciona habitualmente. Dito isso, é praticamente impossível uma Samsung B-die acabar num pente chinês de baixo custo. Memórias b-die geralmente custam o dobro de pentes normais, ou o triplo/quádruplo de pentes chineses genéricos. Overclock de RAM é manual, joga a tensão em 1.4 V e vai subindo a frequência até achar instabilidade, depois aperta os timings, depois baixa a tensão até ficar instável de novo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!