Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom gente estou na jornada de montar meu primeiro PC mais não sei praticamente nada gostaria de mandar para vocês as peças que eu encontrei e perguntar se vocês podem me dar algumas dicas e se eu posso estar pegando peças que possam ser incompatíveis com outras. Desde já agradeço.

Screenshot_2024-09-11-21-44-59-305_com.miui.notes.jpg

Postado

Essa placa-mãe Aorus Elite é muito cara e é uma placa básica (DS3H)  "enfeitada", compre a MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$ 729,99 que  tem VRM melhor e 3 anos de garantia. 

ASUS Prime B550M-A - R$ 669,99 também é OK até para um Ryzen 5700X3D.

O processador esta errado, quando esta montando o PC com placa de não compre CPU com vídeo integrado - os AMD final "G"; eles são proporcionalmente mais caros e tem rendimento inferior aos CPU normais (sem Vídeo integrado) de preço similar. Por exemplo, o Ryzen 5700G custa ~R$ 1.150,00 (Kabum) e rende menos que o Ryzen 5600X que custa 1.050,00 (Kabum).

O CPU do 5700G é "capado" não rende como um 5700X, é um meio termo entre o Ryzen 5600 (sem G, GT ou X) e o 5600X. Ou compre o Ryzen 5600 ou o 5700X, melhor se comprar o 5700X3D - que é o melhor CPU AM4 para jogos proporcionalmente ao que custa.

Tem placa de vídeo da AMD mais barata e com rendimento similar ou superior ao da RTX 4060, pesquise o preço da RX 6650 XT , 6750XT, RX 7600.

A memória também esta errada, os AMD AM4 precisa de memória DDR4 3200MHz.

A fonte ASUS é muito cara, tem modelos adequados mais baratos, aguarde sugestões.

O NVMe Renegate também esta caro, pode usar o Kingston NV2 que na pratica não notará diferença.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@K7LLER Sua configuração está boa, mas acredito que uma fonte de 750W seja um pouco exagerada; 650W seria suficiente. Em relação ao processador, eu recomendaria o i5-12400F. Embora o Ryzen tenha mais threads, o i5 é mais barato, consome menos e é mais moderno, com suporte a PCIe 4.0 e 5.0 e compatibilidade com DDR4 e DDR5, o que pode ser mais vantajoso a longo prazo. Recomendo conferir comparações entre os dois para tomar a decisão mais informada. Quanto à placa-mãe, eu não sou fã da Gigabyte. Se você conferir meus posts anteriores, verá que a recomendação é evitar essas placas. Tente encontrar uma ASUS, ou faça uma pesquisa para achar marcas que não dão dor de cabeça.

Para o armazenamento, um NVMe muito caro pode não ser a melhor opção. Eu sugiro pegar um M.2 de 512GB para o Windows e outro de 1TB para jogos. Com o valor desse NVMe, você pode facilmente adquirir dois M.2.

Sobre a placa de vídeo, sou um fã da NVIDIA. No meu caso, uso uma 4060 Ti de 16GB. Com as mudanças que propus, você pode optar por uma 4060 Ti de 8GB ou considerar um sacrifício para pegar uma 4070. Aqui está uma configuração que recomendo; todas as peças estão disponíveis na Kabum:

Configuração Sugerida:

• SSD 512 GB XPG S70 Blade
  • SSD 1TB Kingston Nv2
  • ASUS placa-mãe TUF GAMING B760M-Plus
  • MSI Placa de Vídeo RTX 4060 Ti Ventus 2X Black 8G OC
  • XPG memória RAM Spectrix D35G, 16GB, 3200MHz (2x)
  • Intel Processador Core i5-12400F (Pichau está mais barato)
  • Fonte XPG Kyber SuperFrame, 750W

Ainda falta o gabinete e um cooler, caso não queira usar o cooler box. Lembrando que um PC com essa configuração pode ser caro, e não sei qual é o seu orçamento. Se quiser reduzir custos, considere pegar dois módulos de 8GB de RAM, preferencialmente em kit para melhor compatibilidade, e procurar uma placa-mãe mais barata. A ASUS TUF foi escolhida pensando em futuros upgrades, mas há outras opções mais acessíveis para LGA 1700 da ASUS. Quanto à placa de vídeo, você pode optar por uma 4060 normal ou explorar opções da AMD, se preferir. Não tenho muito conhecimento sobre AMD, mas deixarei um link para um vídeo guia de placas de vídeo de 2024 para ajudar na escolha.

Opcionais:

• Se você está interessado em um M.2 com RGB, recomendo o SSD ADATA XPG Spectrix S40G de 1TB. No meu caso, utilizo a versão de 256GB para o Windows. Para armazenar jogos, eu uso o Kingston de 1TB. Apenas note que o Spectrix S40G usa PCIe 3.0, enquanto o Kingston usa PCIe 4.0. No uso diário, a diferença de desempenho entre PCIe 3.0 e 4.0 é mínima, cerca de 2%. A escolha final depende das suas preferências.

Por fim, busque uma fonte mais barata, mas certifique-se de escolher uma com certificação TecLab e/ou Cybenetics. Compare preços entre diferentes sites, como a Pichau, onde o i5-12400F está mais barato do que na Kabum. Espero que isso ajude e dê uma boa orientação!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Confuso 1
  • J.Augusto F alterou o título para 1° PC: B550M Aorus Elite, Ryzen 7 5700G, 16GB e GeForce RTX 4060
Postado
Em 11/09/2024 às 22:42, Luis Gabriel Goes disse:

Fonte XPG Kyber SuperFrame, 750W

Essa fonte Kyber foi testada pelo teclab e foi reprovada, ficou só se desligando...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...