Ir ao conteúdo

Qual memória RAM e SSD devo comprar? e isso resolverá o que preciso?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em fazer um upgrade no meu pc, pois tenho ele desde dezembro de 2015 e nunca mudei uma peça. Ele ainda roda praticamente qualquer jogo a 60 fps ou mais, porém os maiores problemas que tenho é a lentidão para entrar nas partidas, ainda mais em jogos como valorant, muitas vezes entro somente após alguns rounds, e também o fato de não poder ter mais nada aberto caso o jogo seja pesado, se não ele apresenta problemas ou laga bastante. Queria trocar de pc, mas atualmente ta muito caro, e acredito eu que comprando um SSD e memória RAM ja me ajudaria muito, tenho medo de problemas continuarem pelo fato da placa de vídeo ser 2gb VRAM, que é o maior problema dela, estou pesquisando algum SSD e memória RAM de 8gb ou 16 que seja compatível com meu computador, caso consiga me ajudar com isso ficarei muito grato

placa-mãe ASRock B85M-HDS, chipset B85, LGA 1150
Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core
memória Kingston HyperX Fury 8GB (1x8) 1600MHz Black, HX316C10FB/8
Placa de Vídeo Zotac GeForce GTX 960 2GB GDDR5 128Bit, ZT-90301-10M
HD Seagate 1000GB, 3,5" 7200 RPM, 64MB Cache, Sata III, ST1000DM003
Fonte Xigmatek 500W Tauro 80 Plus Bronze, XTK-TB-0500A(B)

Postado
18 minutos atrás, KadudyK disse:

Ele ainda roda praticamente qualquer jogo a 60 fps ou mais

Um i5 4460 com uma GTX 960 em single channel? Qualquer jogo da década passada, e ainda assim talvez... 🤔

Um SSD vai deixar o PC bem mais rápido pra tarefas cotidianas e +1 pente de RAM (procure um idêntico ao que já tem, de preferência) vai melhorar de leve o desempenho em jogos, mas não espere grande coisa nesse sentido. É uma plataforma bastante cansada, já estamos ~10 gerações de processador e ~5 de placas de vídeo a frente.

• Curtir 1
Postado

um pente de memória DDR3 1600mhz

e o SSD sata vai ajudar, pode manter o HD atual adicionando o SSD e instalando o windows nele, ou mesmo so espelha o HDD atual e depois formata, deixando o HDD para backups e arquivos

placa de Vídeo pensaria logo em uma atual, essa maquina não vai usar por muito tempo ainda

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
21 horas atrás, KadudyK disse:

Estou pensando em fazer um upgrade no meu pc, pois tenho ele desde dezembro de 2015 e nunca mudei uma peça. Ele ainda roda praticamente qualquer jogo a 60 fps ou mais, porém os maiores problemas que tenho é a lentidão para entrar nas partidas, ainda mais em jogos como valorant, muitas vezes entro somente após alguns rounds, e também o fato de não poder ter mais nada aberto caso o jogo seja pesado, se não ele apresenta problemas ou laga bastante. Queria trocar de pc, mas atualmente ta muito caro, e acredito eu que comprando um SSD e memória RAM ja me ajudaria muito, tenho medo de problemas continuarem pelo fato da placa de vídeo ser 2gb VRAM, que é o maior problema dela, estou pesquisando algum SSD e memória RAM de 8gb ou 16 que seja compatível com meu computador, caso consiga me ajudar com isso ficarei muito grato

placa-mãe ASRock B85M-HDS, chipset B85, LGA 1150
Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core
memória Kingston HyperX Fury 8GB (1x8) 1600MHz Black, HX316C10FB/8
Placa de Vídeo Zotac GeForce GTX 960 2GB GDDR5 128Bit, ZT-90301-10M
HD Seagate 1000GB, 3,5" 7200 RPM, 64MB Cache, Sata III, ST1000DM003
Fonte Xigmatek 500W Tauro 80 Plus Bronze, XTK-TB-0500A(B)

Primeiramente, seja-muito bem ao Clube do Hardware.

Seu setup é interessante. Há algumas possibilidades de upgrade nele, se considerarmos que você não planeja trocar toda a plataforma de uma vez. A julgar pela diferença de performance que você vai perceber em cada etapa, e pelo preço a se gastar para isso, creio que a melhor ordem para você fazer upgrades na sua máquina seja, conforme o custo-benefício imediato:

1. SSD SATA de 2.5" (polegadas de espessura): sua placa-mãe não possui porta M.2, e nem suporta comunicação NVMe. Logo, suas melhores opções são os SSDs SATA, que ficam limitados apenas pela largura de banda desse protocolo (cerca de 550MB/s de leitura sequencial e 500MB/s de escrita). Esse upgrade sendo feito primeiro dará outro desempenho no seu sistema, e no carregamento dos seus jogos (influencia muito pouco os FPS).

2. 8GB RAM DDR3 de até 1600mhz: quanto mais parecido ele for com a RAM que você já possui, em capacidade, modelo e em frequência, melhor será para a compatibilidade e performance. Compre mais um pente de 8GB e sempre use memórias RAM em pares (a performance do processador ganha em até 40% de diferença);

3.  Placa de vídeo: considerando que sua placa-mãe é compatível com PCIe 3.0 x16, a opção melhor balanceada para o setup poderia ser até o nível da GTX 1660Ti. A sobra de placa de vídeo é melhor do que a sobra de processador para jogos, portanto, o upgrade dela fica antes do upgrade de CPU. Essa opção é adequada porque a diferença entre GPU e CPU não fica tão exorbitante, nesse caso. Veja mais opções na lista a seguir:
https://www.techpowerup.com/gpu-specs/?mfgr=NVIDIA&mobile=No&workstation=No&igp=No&interface=PCIe 3.0 x16&sort=generation

4. Processador Intel de 4ª Geração: as opções disponíveis são muitas. Veja a lista a seguir: https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i5/i5-4460.html

5. Fonte: ter mais folga no fornecimento de energia é sempre bom, embora a potência da fonte atual já seja adequada para a configuração, mesmo considerando o upgrade sugerido até aqui.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado
Em 18/09/2024 às 14:36, Shaman93 disse:

Um i5 4460 com uma GTX 960 em single channel? Qualquer jogo da década passada, e ainda assim talvez... 🤔

Um SSD vai deixar o PC bem mais rápido pra tarefas cotidianas e +1 pente de RAM (procure um idêntico ao que já tem, de preferência) vai melhorar de leve o desempenho em jogos, mas não espere grande coisa nesse sentido. É uma plataforma bastante cansada, já estamos ~10 gerações de processador e ~5 de placas de vídeo a frente.

Roda tranquilo a maioria dos jogos, valorant com 100 fps tudo no low, lol eu jogo em live com mais de 130 fps também, unica coisa é que não posso abrir muitas coisas ao mesmo tempo, então fico só com o jogo e o navegador normalmente

Em 19/09/2024 às 13:05, Gabriel U disse:

Primeiramente, seja-muito bem ao Clube do Hardware.

Seu setup é interessante. Há algumas possibilidades de upgrade nele, se considerarmos que você não planeja trocar toda a plataforma de uma vez. A julgar pela diferença de performance que você vai perceber em cada etapa, e pelo preço a se gastar para isso, creio que a melhor ordem para você fazer upgrades na sua máquina seja, conforme o custo-benefício imediato:

1. SSD SATA de 2.5" (polegadas de espessura): sua placa-mãe não possui porta M.2, e nem suporta comunicação NVMe. Logo, suas melhores opções são os SSDs SATA, que ficam limitados apenas pela largura de banda desse protocolo (cerca de 550MB/s de leitura sequencial e 500MB/s de escrita). Esse upgrade sendo feito primeiro dará outro desempenho no seu sistema, e no carregamento dos seus jogos (influencia muito pouco os FPS).

2. 8GB RAM DDR3 de até 1600mhz: quanto mais parecido ele for com a RAM que você já possui, em capacidade, modelo e em frequência, melhor será para a compatibilidade e performance. Compre mais um pente de 8GB e sempre use memórias RAM em pares (a performance do processador ganha em até 40% de diferença);

3.  Placa de vídeo: considerando que sua placa-mãe é compatível com PCIe 3.0 x16, a opção melhor balanceada para o setup poderia ser até o nível da GTX 1660Ti. A sobra de placa de vídeo é melhor do que a sobra de processador para jogos, portanto, o upgrade dela fica antes do upgrade de CPU. Essa opção é adequada porque a diferença entre GPU e CPU não fica tão exorbitante, nesse caso. Veja mais opções na lista a seguir:
https://www.techpowerup.com/gpu-specs/?mfgr=NVIDIA&mobile=No&workstation=No&igp=No&interface=PCIe 3.0 x16&sort=generation

4. Processador Intel de 4ª Geração: as opções disponíveis são muitas. Veja a lista a seguir: https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i5/i5-4460.html

5. Fonte: ter mais folga no fornecimento de energia é sempre bom, embora a potência da fonte atual já seja adequada para a configuração, mesmo considerando o upgrade sugerido até aqui.

Muito obrigado, acho que vou comprar esse SSD e memória RAM, e quando tiver com mais dinheiro essa placa de Vídeo, pode dar uma olhadinha e me falar o que acha?

https://www.mercadolivre.com.br/memória-ram-fury-DDR3-color-azul-8gb-1-hyperx-hx316c10f8/p/MLB14729105#reviews

https://www.amazon.com.br/HD-SSD-KINGSTON-SA400S37-480GB/dp/B075BKXSCQ/ref=asc_df_B075BKXSCQ/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=709884378232&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=4148323049611694724&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001634&hvtargid=pla-800700096188&psc=1&mcid=019940c2bfd73724ae95447f9cde6dcf&gad_source=1

https://www.amazon.com.br/NVIDIA-GeForce-192BITS-PCYES-PVGTX1660TI6GBBR/dp/B0D2DRDGHX/ref=pd_rhf_dp_s_pd_sbs_rvi_d_sccl_1_3/137-8564393-0417821?pd_rd_w=rIdnt&content-id=amzn1.sym.1ab1b1e6-cacf-46c5-aa9f-7a5af32837c7&pf_rd_p=1ab1b1e6-cacf-46c5-aa9f-7a5af32837c7&pf_rd_r=G6S94FS9W38FM7VKJC8C&pd_rd_wg=NyYEy&pd_rd_r=ec48013d-054d-4ad4-810c-2fa45a65ffa4&pd_rd_i=B0D2DRDGHX&psc=1

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, KadudyK disse:

Boas escolhas de memória RAM e SSD. Apenas a placa de vídeo que eu não saberia avaliar (porque não conheço a marca). @Batata Defumada, pode me ajudar avaliando essa placa de vídeo, quando puder, por gentileza?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Gabriel U Olá, claro. Eu não tenho nada mal pra falar dessa marca, é uma empresa brasileira que parece fazer produtos decentes, eles têm um canal no YouTube onde inclusive fizeram alguns vídeos sobre a 1660 Ti, @KadudyK recomendo assistir.

Inclusive eu encontrei essa outra 1660 Ti da PCYES custando um pouco menos na Kabum:  Nvidia GeForce GTX 1660 Ti 6GB, GDDR6, Dual Fan. Mas aí o autor do tópico vai ter que avaliar a questão do frete.

Eu fico mais dividido aqui é em relação a escolher a 1660 Ti e não a RX 6600. Eu entendo que a placa-mãe é 3.0 e o processador é antigo demais, então não tem como ativar o Resizable Bar, mas é tenso investir R$1.400,00 em uma GPU que é bem inferior à 6600. Sabemos que não é em toda situação que a 6600 operando em 3.0 vai fazer muita diferença, e mesmo quando fizer será que ainda assim não ficaria pelo menos com um nível de performance similar ao da 1660 Ti? Além disso, quando chegar a hora de fazer um upgrade de plataforma vai ter sido vantajoso ter optado por uma GPU melhor, e com um pouquinho mais VRAM.  O que você acha sobre isso, @Gabriel U ?

@KadudyK Aliás, amigo. Você por acaso considerou procurar por GPUs usadas ou você só quer nova mesmo? Outra coisa, eu indico trocar essa fonte aí por uma mais confiável e de maior qualidade que consiga inclusive realmente entregar toda a potência prometida. Por exemplo, tem a Cooler Master MWE V2 550W. Se quiser uma opção mais em conta: Cooler Master MWE 500 V2.

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Batata Defumada disse:

[...]
Eu fico mais dividido aqui é em relação a escolher a 1660 Ti e não a RX 6600. Eu entendo que a placa-mãe é 3.0 e o processador é antigo demais, então não tem como ativar o Resizable Bar, mas é tenso investir R$1.400,00 em uma GPU que é bem inferior à 6600. Sabemos que não é em toda situação que a 6600 operando em 3.0 vai fazer muita diferença, e mesmo quando fizer será que ainda assim não ficaria pelo menos com um nível de performance similar ao da 1660 Ti? Além disso, quando chegar a hora de fazer um upgrade de plataforma vai ter sido vantajoso ter optado por uma GPU melhor, e com um pouquinho mais VRAM.  O que você acha sobre isso, @Gabriel U ?

[...]

Primeiramente, muito obrigado por suas contribuições. Segundo: concordo plenamente com seu ponto de vista. Uma compra de uma placa de vídeo um pouco mais poderosa agora seria mais benéfico para o upgrade do colega, no futuro, porque daria a ele uma margem maior de performance para escolher no novo setup, sem ter que se preocupar muito com a adequação da parte mais cara dele. Afinal, a sobra de GPU, quando não fica muito exorbitante, é mais fácil de lidar do que a sobra de CPU, por exemplo, e parece ser esse mesmo o caso aqui.

• Amei 1
  • 5 meses depois...
Postado
Em 18/09/2024 às 14:36, Shaman93 disse:

Comprei SSD e 8gb de ram e meu valorant roda a 200 fps com discord aberto, deixo cravado em 150 e não cai nada, fazendo live na twitch eu deixo cravado em 100 fps pra jogar tranquilo

Mas sem fazer live ou compartilhar tela roda qualquer jogo com 150 fps

https://gyazo.com/c5ea405007aef79262a0b7d998925915

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!