Ir ao conteúdo

Indicação de fonte para Core i7-12700k e GeForce RTX 4070 Super

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal.

Há umas semanas venho tirando dúvidas principalmente sobre placas de vídeo e processadores e vocês tem me ajudado muito. 

Bom, eu estou montando um PC e só faltava a placa que finalmente me decidi pela 4070 Super e a fonte que deixei no carrinho faz tempo que era uma xpg core reactor 750w.

Só que lendo muitas perguntas e respostas aqui no fórum, fiquei na dúvida sobre alguns pontos. A core reactor "normal" precisa de um cabo adaptador para as placas de série mais nova e a core reactor II já vem com o cabo certo (12VHPWR) pra utilizar nessas placas?

Li também que superdimensionar a potência da fonte não é bom, por exemplo, usar uma fonte de 850w se só vou utilizar em média 550w.

Enfim, o combo processador+ placa vai ser o i7 12700k + RTX 4070 Super, poderiam me recomendar fontes boas para essa config?

Desculpa o monte de dúvidas e obrigado desde já!

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, CloudZ disse:

Só que lendo muitas perguntas e respostas aqui no fórum, fiquei na dúvida sobre alguns pontos. A core reactor "normal" precisa de um cabo adaptador para as placas de série mais nova e a core reactor II já vem com o cabo certo (12VHPWR) pra utilizar nessas placas?

Exato. A Core Reactor II já vem preparada pra isso.

Li também que superdimensionar a potência da fonte não é bom

É desnecessário. Não é que isso vá fazer mal pro seu sistema. Aliás, tem quem prefira pegar uma fonte exagerada mesmo para que ela opere em porcentuais baixos de carga e consequentemente esquente menos e faça menos barulho. Além disso é bom lembrar que o pico de eficiência das fontes ocorre na faixa dos 50 - 60% de carga, ou seja, uma fonte de 800W vai desperdiçar menos energia quando o sistema em que ela estiver inserida estiver consumindo cerca de 400W.

Enfim, o combo processador+ placa vai ser o i7 12700k + RTX 4070 Super, poderiam me recomendar fontes boas para essa config?

A XPG Core Reactor II que você citou, especificamente a de 750W, é uma fonte muito boa e eu a recomendo. Cuidado para não acabar pegando a Core Reactor II VE (Value Edition) enganado. Além disso, eu recomendo a de 750W especificamente porque ela é mais silenciosa do que a de 650W e 850W.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Indicação de fonte para Core i7-12700k e GeForce RTX 4070 Super
Postado

@Batata Defumada Eu estava lendo algo sobre as core reactor, que a versão "normal", elas apresentam uma depreciação da linha de 12V conforme vai passando o tempo, o que isso significa? Sabe se com a II isso também ocorre?

Eu vi também como opção, que muitos aqui do fórum recomendam, é a super flower leadex III 750w.

Sei que você recomenda a core reactor II, mas tem muita diferença entre essas duas?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, CloudZ disse:

Eu estava lendo algo sobre as core reactor, que a versão "normal", elas apresentam uma depreciação da linha de 12V conforme vai passando o tempo, o que isso significa? Sabe se com a II isso também ocorre?

Para ser sincero isso nunca tinha chegado ao meu conhecimento. Numa pesquisa rápida eu vi alguns relatos, embora não tenha encontrado nada na gringa sobre isso. Não dá pra saber se é um problema crônico, podem ser casos isolados de pessoas que deram azar com as unidades que compraram.

Eu tenho uma fonte Core Reactor de 850W há mais de dois anos e ela não apresentou esses problemas, o PC não desliga do nada ou coisa parecida, por exemplo.

Eu vi também como opção, que muitos aqui do fórum recomendam, é a super flower leadex III 750w.

As Super Flower LEADEX III são muito boas também, seria uma boa compra.

Sei que você recomenda a core reactor II, mas tem muita diferença entre essas duas?

Em questão de qualidade eu diria que são bem similares. A Super Flower é uma empresa que eu considero mais confiável do que a XPG, então tem isso também. Obviamente uma grande diferença entre as duas é o fato da Core Reactor II ser ATX 3.0, sem contar no tempo de garantia que é de 10 anos nas Core Reactor contra os 5 com as Super Flower.

Digamos que você queira uma fonte ATX 3.0, mas não está se sentindo seguro com a Core Reactor II, então eu vou te dar duas outras indicações, ou melhor três:

• Corsair RM750e ou então a Corsair RM750x ATX 3.0 (tem a versão que não é). Cuidado também com a Corsair RM750x Shift, porque ela tem os conectores em um local diferenciado, o que pode ser vantajoso para certos gabinetes e pra outros nem tanto;
  • Seasonic Focus GX-750. Recentemente chegou no nosso mercado, o preço tá salgado, quem sabe dê uma barateada passado um tempinho.
  • Curtir 1
Postado

@Batata Defumada E por exemplo, levando em conta aquela lista onde a core reactor normal é Tier A, vamos supor que eu compre uma normal mesmo de 750w, nesse caso vou precisar comprar um cabo 12VHPWR pra ela pra conectar na 4070 Super, certo? Aí tem que ser o cabo de modelo específico pra fonte né, não tem "universal"?

E ser ATX 3.0 quer dizer que ela já vem preparada para as placas de vídeo mais recentes por possuir o cabo 12VHPWR? Não sei se é isso, não entendo muito do assunto.

• Moderador
Postado

nesse caso vou precisar comprar um cabo 12VHPWR pra ela pra conectar na 4070 Super, certo? Aí tem que ser o cabo de modelo específico pra fonte né, não tem "universal"?

Você não precisa comprar o cabo se a GPU vier com um adaptador na caixa (provavelmente vai vir, é bom consultar informações do modelo específico).

Quanto à universalidade dos cabos, sim teria que ser um daquela fonte específica porque isso não é padronizado e você pode acabar utilizando cabos com esquemas elétricos diferentes e fritar seus componentes.

E ser ATX 3.0 quer dizer que ela já vem preparada para as placas de vídeo mais recentes por possuir o cabo 12VHPWR? Não sei se é isso, não entendo muito do assunto.

Exato, ela já vem preparada e projetada pra isso. A vantagem principal é não precisar utilizar nenhum adaptador.

• Curtir 1
Postado

Então, fui de core reactor II 750w mesmo, não precisa de adaptador e tem vários reviews bons dela, a xpg parece que pisou na bola com os modelos pylon. 

Eu li alguns casos do adaptador 5.0 ter dado muitos problemas, então sei lá, vai com uma que já vem com o cabo pronto.

Obrigado mais uma vez, Batata!

• Amei 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@CloudZ Fico feliz que tenha ajudado, parabéns pela máquina que está montando.

19 minutos atrás, CloudZ disse:

Obrigado mais uma vez, Batata!

Disponha. Agradeço ter vindo ao fórum para sanar suas dúvidas, um abraço.

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...