Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, vejam se conseguem me ajudar.

Ontem teve furação de parede aqui em casa e acabou caindo pó em tudo em cima do pc, e dentro dele também obviamente. Não foi diretamente, mas aquele pó que fica em suspensão no ambiente. Enfim, o pc estava desligado na hora e depois que acabou eu liguei ele normalmente.

Hoje cedo, eu fui ligar e ele começava a carregar o windows e desligava por completo. Fiz isso 3x e ele não ligava, fiquei preocupada. Aí, bootei pela BIOS e entrou.

Como caiu pó, eu resolvi abrir pra limpar.

Fiz com todo o cuidado como sempre, mas acabei tombando o gabinete e ele caiu de lado (com o lado da placa-mãe pra baixo). Orei a Deus e liguei ele depois, com tudo certinho, e acusou CPU FAN ERROR na tela de entrada, coisa que nunca havia acontecido antes.

Pesquisei tudo que podia ser, minha placa não tem 2 conectores de CPU Fan, acho que é normal. O meu water cooler está ligado nesse conector e ele está funcionando (uma mangueira fria e a outra esquentando, mas não muito, assim como a parte que fica em cima do CPU também esquentando normalmente. O ventilador também está funcionando normal, assim como os outros fans). Reforcei todos os conectores e a mensagem continuava aparecendo. Aí, eu vi que o único jeito de fazer funcionar seria configurando na BIOS para não monitorar o CPU Fan, se não ele ficaria dando o problema toda vez. Então, eu desabilitei (coloquei lá "ignore").
Enfim, meu pc estava com desempenho normal, ainda está aparentemente, mas estou preocupada com a temperatura, porque antes era normal bater no maximo 80 graus JOGANDO, e agora está batendo 95 SEM JOGAR.

O que eu faço? Será que é problema na placa-mãe ou no water cooler? Socorro.

Vou colocar aqui as specs, caso ajude:

➪ Processador AMD Ryzen 5 2600 6-Core 3.4GHz
➪ Motherboard ASUS Prime B350M-E DDR4 - USB 3.1 AM4
➪ Graphics Card Galax GeForce GTX 1070Ti
➪ Fonte Corsair CX650 650W, 80 Plus Bronze
➪ 16GB RAM (2x8)
➪ 1x HD de 1TB SeaGate
➪ 1x HD de 1TB Toshiba
➪ 1x SSD de 240GB Kingston
➪ Water Cooler PCyes Sangue Frio 120mm
➪ 3x Fan Alseye D-Ringer 120MM DR-120-SR

Postado

Bom, o "CPU fan error" indica que o conector plugado no CPU_FAN da placa-mãe esta com mau contato, desabilitando o aviso do BIOS apenas mascarou o problema.

Remova o conector e plugue novamente, refaça o aperto dos parafusos que prendem bloco da bomba, como o gabinete caiu pode ter deslocado alguma coisa.

A ligação correta de WC é:

CPU_FAN - conectar o cabo de alimentação da fan do radiador, pois esse conector é configurado de fábrica para a função de gerenciar - aumentando, diminuindo; a rotação de fan - seja de air cooler da CPU, ou de radiador de WC. Não é adequado para conectar a alimentação da bomba, que não deve ter variação de RPM.

CHA_FAN1 ou 2 - conectar o cabo de alimentação da bomba, no BIOS ajuste para rotação:100% e temperatura: CPU. A bomba também pode ser ligada diretamente na fonte, com um adaptador Molex>PWM, o que garante a melhor alimentação possível e dispensa configuração o BIOS.

Postado

@1lokos bom dia! Já tinha feito tudo isso aí que você falou e não resolveu. Comprei outro water cooler, acho que pode ter dado problema na bomba. Os conectores estão ligados corretamente, foi tudo reforçado,  a única coisa que não fiz foi remover o water cooler e trocar a pasta (que foi trocada há 4 meses).

Acha que tem algo a mais pra fazer além de trocar o water cooler? Vai chegar semana q vem.

@1lokos a bomba está ligada diretamente na fonte, acredito que minha placa não tenha aquele conector AIO pump. O conector do radiador está no CPU fan, eu tirei e coloquei novamente e não resolveu. O CHA fan não é para os outros ventiladores ? Não cheguei a reparar nisso, mas já tem um conector no CHA fan e não é do WC, tenho outros 3 fans 120mm na maquina. 

Postado

@1lokos Fiz isso e é o WC mesmo, mas se for só um problema no conector que pode estar com mau contato, justificaria ele não estar resfriando o CPU e chegar a 95 graus? Não né?
Provavelmente deu pau na bomba? Ou o líquido que está sujo?
Considerando que é um PC Yes Sangue Frio, vale a pena trocar o líquido? Estou vendo um vídeo aqui, o cara usa fluido de radiador de carro, água destilada e anti algas de aquário KKKK

Vou deixar aqui a pergunta caso você ou alguém saiba responder. 80 reais 1L de fluido próprio pra WC, tem mais barato em menor quantidade?
Quais marcas recomendam?

Postado

Bom, desmonte a bomba e veja como esta por dentro.

Porém considerando que com R$ 120,00 você compra um Air Cooler Thermaltight Assassin 120 R SE com eficiência igual ou melhor que esse WV de 120mm, comprar líquido para repor por R$ 80,00+ frete não é boa ideia, já que o ideal seria trocar também as mangueiras, fittings, comprar líquido de limpeza .... sairia caro o "overhauling" do WC 120mm.

https://www.powerupinfo.com.br/buscar?q=líquido

Veja o custo de fazer o líquido você mesmo - cuidado com escolha do aditivo para radiador de autos, tem muita porcaria no mercado.

Citação

- 1 litro de água destilada (pode ser água purificada também, porque ambas são desmineralizadas e deionizadas.

- 1 litro de aditivo para radiador de automóvel. De preferência os que não vêm já diluídos, ou seja, a preferência é para o que são concentrados 

- Algicida para aquário (na verdade só é preciso 1 única gota para cada litro) =

Preparo: Coloque 700ml da água destilada (ou purificada) + 300ml do fluído para radiator + 1 gota do algicida.

Postado

@1lokos eu comprei um WC Mancer por 180 na pichau. Agora não me lembro o modelo mas foi o mais barato que achei dessa marca. Esse que você mandou é superior? Vi relatos de usuários em que a temperatura diminuiu em 20 graus.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!